O paradigma se define pelas possibilidades que estão invisíveis/ausentes, mas que podem ser selecionadas pelo falante para formar um sintagma. São no mínimo dois elementos (palavras) que podem substituir outros elementos, desde que ocupem a mesma função, no mesmo contexto (exemplo: um artigo somente pode ser substituído por outro artigo, um substantivo por outro substantivo, um verbo por outro verbo, etc). Veja um exemplo de paradigma, a partir do cartaz sobre a dengue:
A (doença / o mosquito / o Aedes aegypti / a epidemia) mata.
(Impeça / fuja) do acúmulo de água parada. Vamos vencer essa (luta / batalha). |
Referências:
PIETROFORTE, Antônio Vicente. A língua como objeto da Linguística. In: FIORIN, José Luiz. Introdução à linguística. 6. ed. 2ª reimp. São Paulo: Contexto, 2012, p. 75 – 94.
SOUZA-e-SILVA, Maria Cecília P. de KOCH, Ingedore Villaça. Linguística aplicada ao português: morfologia. 18 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
SILVA, Vera Lucia da. Linguística I. Maringá-PR.: Unicesumar, 2023.
Questão para desenvolver:
A partir do texto de apoio, você deverá escolher um texto a partir de um material (outdoor, pixo de muro, folheto de ofertas, título de notícias, site, entre outros) para explicar a teoria da dicotomia sintagma e paradigma. Com isso, responda em no máximo 10 linhas porque o texto escolhido é um exemplo de sintagma e de paradigma, justificando a sua resposta.
Recomendações:
1) Leia a unidade IV do material de estudos.
2) Amplie seu aprendizado com leituras sobre as dicotomias de Saussure.
3) Assista as aulas conceituais e ao vivo.