O setor hoteleiro certamente passou por desafios significativos durante a pandemia de COVID-19. A notável retomada do setor hoteleiro após os desafios da pandemia não apenas reflete a resiliência do setor, mas também ressalta a importância crucial de um planejamento estratégico sólido. Mesmo diante de desafios contínuos, a capacidade de enfrentá-los de forma eficaz é resultado de um planejamento estratégico que considera cenários diversos.
MÃO NA MASSA
Esta atividade tem o objetivo de aplicar o conhecimento sobre Planejamento Estratégico em um contexto próximo a realidade.
Imagine que o Hotel Resilience, localizado em uma área turística popular, enfrentou desafios significativos durante a pandemia de COVID-19. Com quedas abruptas na ocupação, a administração decidiu implementar um planejamento estratégico abrangente para posicionar o hotel para o crescimento pós-pandemia.
Imagine que você, integrante da parte executiva da empresa, seja o responsável por coordenar a elaboração desse planejamento estratégico básico. Como um bom profissional, você dividiu essa tarefa em etapas, preenchendo o relatório abaixo:
Etapa 1: Descreva no mínimo 3 características importantes sobre o Hotel Resilience (localização, porte da empresa, número de funcionários, etc). Aqui você pode ir a campo e obter informações de forma mais realista sobre o setor hoteleiro.
Etapa 2: A missão é a razão de existir da organização. Logo, ela está relacionada a qual necessidade pretende atender no mercado e indica onde pretende concentrar seus recursos e esforços. Elabore a missão estratégica para o Hotel Resilience.
Etapa 3: Uma ferramenta muito conhecida e que auxilia na análise do ambiente e na tomada de decisões é a análise SWOT. Aponte no mínimo 3 forças, 3 fraquezas, 3 oportunidades e 3 ameaças do negócio.
Etapa 4: Você e sua equipe de PE decidiram que o principal objetivo organizacional seria a captação de novos clientes e também a fidelização de clientes antigos. O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta estratégica que permite à empresa traduzir sua estratégia em objetivos e indicadores tangíveis em quatro perspectivas diferentes. Desenvolva nesta etapa um exemplo de Balanced Scorecard para o Hotel Resilience, incluindo um objetivo mensurável (apontando uma meta) e um indicador para cada perspectiva.