Definição de Preparado (DoR)
É um conjunto de critérios que uma história de usuário deve atender antes que uma equipe possa
começar a trabalhar nela. Ela garante que a história do usuário seja bem compreendida, definida
corretamente e contenha todas as informações necessárias para que a equipe comece a trabalhar
nela. Essa definição pode variar de equipe para equipe, mas normalmente inclui itens como critérios
de aceitação claros, priorização adequada e dependências identificadas. Vejamos um exemplo de
critérios que o time de desenvolvimento utilizará para aceitar o que vem do dono do produto e dos
usuários:
A história do usuário deve ser escrita em uma linguagem clara, concisa e de fácil
compreensão;
Os critérios de aceitação devem ser claramente definidos e acordados pela equipe e
pelo proprietário do produto;
As dependências para a história do usuário devem ser identificadas;
A prioridade para a história do usuário deve ser definida e acordada pela equipe e pelo
proprietário do produto;
Definição de Pronto/Feito/Realizado (DoD)
Descreve os critérios específicos que devem ser atendidos para que uma história de usuário ou
tarefa seja considerada completa/encerrada. Ela garante que a equipe cumpriu todos os requisitos e
entregou uma solução de trabalho que atende às expectativas das partes interessadas, chamadas,
em inglês, de stakeholders. Uma definição de pronto, normalmente inclui itens como revisão de
código, teste, documentação e aceitação pelo proprietário do produto. Vejamos um exemplo de
critérios para que as partes interessadas aceitem o que o time de projeto desenvolveu:
O código deve ser revisado por pelo menos um outro membro da equipe;
O código deve passar por testes automatizados;
O código deve ser mesclado na ramificação principal;
O teste de aceitação do usuário deve ser concluído e aprovado pelo proprietário do
produto;
A documentação deve ser atualizada para refletir as alterações feitas.
Tanto o DoR quanto o DoD ajudam a evitar mal-entendidos, atrasos e retrabalho. Ao usar essas
definições, é possível garantir que a qualidade do produto atenda às expectativas das partes
interessadas a partir do que é esperado dela.