MAPA – GH – GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS NA ÁREA DA SAÚDE – 54_2024
M.A.P.A.
Os hospitais têm a responsabilidade de atender às necessidades das pessoas em suas atividades, independentemente da demanda.
Você consegue imaginar os impactos que um hospital pode sofrer ao falhar no armazenamento e na distribuição de um determinado medicamento? E a utilização inadvertida de um equipamento, quão impactante pode ser para a unidade hospitalar?
Toda unidade hospitalar corre o risco de utilizar um produto incorreto ou um equipamento inadequado. No entanto, esse risco é praticamente inexistente quando há um sistema de gestão robusto, com os controles necessários para o recebimento, identificação, armazenamento, distribuição, etc.
Texto elaborado pelo professor.
Vamos lá então para a atividade… Chegou a hora de você colocar a mão na massa.
Imagine a seguinte situação:
A unidade hospitalar na qual você trabalha está passando por uma reestruturação no setor logístico, e você foi contratado(a) como gestor(a) do departamento. Ao realizar uma auditoria no setor, você constata várias não conformidades nas atividades de recebimento, envolvendo o layout de armazenamento e distribuição. Além disso, foi identificada uma divergência na quantidade de seringas e agulhas em relação à nota fiscal do fornecedor. Você também constatou que a organização dos materiais nas prateleiras estava desordenada.
Após a leitura do contexto apresentado, coloque-se no papel de Gestor(a) Hospitalar:
- 1. Elabore um layout que envolva os setores de: recebimento, inspeção de recebimento, área destinada a não conformidades, estoque de medicamentos comuns, estoque de medicamentos controlados, estoque de materiais auxiliares (gaze, soro, equipo, agulhas, seringas, faixas, etc.) e, por fim, o setor de distribuição.
- De acordo com a questão 1, elabore um checklist para estabelecer os requisitos necessários para a padronização das atividades realizadas. Neste checklist, é imprescindível que sejam estabelecidas as etapas e as atividades a serem realizadas em cada uma delas.
Diante da sua percepção com relação às questões anteriores, responda:
3.1. Qual a importância da identificação das atividades realizadas desde a chegada até o armazenamento dos produtos?
3.2. Como a elaboração de um checklist pode contribuir para a redução ou eliminação dos riscos de trocas, misturas ou inversões de produtos devido à falta de organização no estoque?
3.3. Em sua opinião, qual a melhor forma de manter as atividades de acordo com o procedimento operacional padrão: treinamentos periódicos, formulários para preenchimento de cada atividade ou a realização de auditorias internas frequentes? Justifique sua resposta em, no máximo, cinco (5) linhas.
- 4. Qual o impacto, ou quais os impactos, para uma unidade hospitalar do não preenchimento de documentos e registros durante a realização das atividades desenvolvidas em toda a cadeia de suprimentos? Explique com suas palavras, de forma resumida, em, no máximo, cinco (5) linhas.
Orientações gerais:
– Para esta atividade, você deverá utilizar o formulário padrão que está disponível no ícone “Material da Disciplina”.
– Considere as orientações para a atividade MAPA, acessando o link do vídeo explicativo: < https://www.youtube.com/watch?v=uGfZKhlaDnc >
– Não se esqueça de que este é um trabalho acadêmico, assim observe as Normas ABNT.
– Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados, ou cópia textual entre colegas) a atividade poderá ser zerada.
– Anexe o arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.
– Após anexar o arquivo, certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após “Finalizar o Questionário”, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
– Tendo dúvidas, não deixe de encaminhá-las por meio do “Fale com o Mediador”.