Introdução
Neste projeto, você vai estudar os reais problemas de uma empresa e propor soluções,
de acordo com os conhecimentos adquiridos até aqui. Para isso, será necessário
utilizar como base ferramentas da administração. Assim, você deve escolher uma
empresa que norteará o estudo.
Você poderá usar como exemplo, neste estudo, a empresa na qual atua, já atuou, a
empresa de um parente, amigo ou até mesmo sua própria empresa, formalizada ou
não. Após a avaliação de situações-problemas, será preciso elaborar propostas de
melhorias para qualquer área da empresa: isto é, gestão de pessoas, gestão do produto
e ou dos serviços; logística, marketing, finanças, atendimento ao cliente, vendas e pós-
vendas, comunicação, ou mesmo até propor a formalização jurídica da empresa, caso a
empresa não possua CNPJ.
Assim, ao avaliar situações-problemas, você, estudante, terá o privilégio de propor
soluções e demonstrar como suas propostas podem impactar positivamente a
empresa, ou seja, de forma a agregar valor, melhorar os negócios e pessoas, bem como
manter a competitividade mercadológica, dentre muitos outros benefícios.
Preferencialmente, utilize, neste projeto, uma empresa real, desde que os responsáveis
estejam abertos a receber sugestões de melhoria. Porém, no caso de não conseguir
uma empresa real (existente), este projeto pode ser realizado utilizando-se uma
empresa fictícia e que sofra com problemas dos mais comuns do cotidiano: queda de
vendas, reclamações, atendimento ruim etc.