Para que a aprendizagem da música possa ser fundamental na formação de cidadãos é necessário que todos tenham a oportunidade de participar ativamente como ouvintes, intérpretes, compositores e improvisadores, dentro e fora da sala de aula. Envolvendo pessoas de fora no enriquecimento do ensino e promovendo interação com os grupos musicais e artísticos das localidades, a escola pode contribuir para que os alunos se tornem ouvintes sensíveis, amadores talentosos ou músicos profissionais.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. 3ª ed. Brasília: Ministério da Educação/Secretária de Educação Fundamental, 2001, p. 77.
Texto II
A música tem que ser entendida como uma linguagem e não como uma forma de estratégia para banalizá-la. Tem que mostrar um amplo universo de sons para o aluno. Isso vai ajudá-lo a ampliar seus sentidos, como a visão, o tato e, principalmente, a audição. Nosso propósito com essas aulas não é o de formar músicos profissionais, mas como música é cultura, ela vai despertar nessa pessoa também o senso crítico, fazendo com que esse indivíduo não aceite passivamente todo esse material cultural descartável.
Lima, apud LAGINSKI, F. A importância da música na educação. Disponível em: https://www.parana-online.com.br/editoria/almanaque/news/320514/. Acesso em: 15 out. 2023.
Após ler os excertos sobre a linguagem musical na escola e sua importância. Analise as asserções abaixo:
I- O primeiro excerto aponta para a importância da música dentro e fora da escola como um bem cultural que deve ser estimulado e desenvolvido também na escola.
PORQUE
II – O segundo excerto valoriza a música, mas não compreende-a como linguagem e sim como herança cultural e social.
A respeito dessas asserções, assinale o que for correto:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.