Marketing Verde
O marketing verde ou marketing ecológico é a aplicação de estratégias de marketing tradicional com
o objetivo de transmitir informações relacionadas à dimensão ambiental para um público de
consumidores que tem como critério de compra tal diferencial.
Dias (2011) aponta características do marketing verde, sendo essas: comunicação baseada em um
processo de gestão integral; estratégia que antecipa demandas de clientes; e busca pela garantia de
processo produtivo rentável e sustentável.
Perceba que o marketing verde é uma forma de comunicação que uma organização estabelece com
os consumidores, informando-os sobre as características de um produto e sobre as práticas
sustentáveis desenvolvidas pelas organizações.
Mas precisamos estar atentos para não sermos iludidos pelas práticas de Maquiagem Verde, também
conhecida como Greenwashing. A imprecisão das informações e duplos sentidos de “afirmações”
indicadas em rótulos podem levar os consumidores a falsas conclusões sobre as características de
sustentabilidade dos produtos.
O Akatu (2021) recomenda que questionemos, pesquisemos e busquemos maiores informações
sobre produtos e marcas, uma vez que as empresas que não praticam maquiagem verde, além de
disponibilizar informações nos rótulos, utilizam site e outros canais de comunicação para divulgação.
Ainda, não podemos deixar de considerar que a adoção de sistemas de gestão ambiental representa
a melhoria continuada dos processos das organizações, ao mesmo tempo que envolvem a
implementação das quatro estratégias apresentadas anteriormente.
Sistemas de Gestão Ambiental
A adoção de um sistema ambiental pode resultar em ampliação dos negócios e maior eficiência dos
processos das organizações. Para que possamos compreender a amplitude do conceito, iniciaremos
analisando o conceito de gestão ambiental definido por Silva e Przybysz (2014, p. 23) como “o ato de
gerir com base na utilização de princípios, diretrizes, estratégias e planos de ação de forma a produzir
insumos e produtos ambientalmente compatíveis com as necessidades humanas”.
Observe que a gestão ambiental envolve a definição de procedimentos claros que visam a
organização dos processos e enfatizam a redução dos impactos ambientais decorrentes de uma
atividade potencialmente ou comprovadamente poluidora.
Jabbour e Jabbour (2013) destacam que a moderna gestão ambiental está associada à adoção de
práticas gerenciais voltadas ao planejamento e à gestão operacional e de comunicação, melhorando
a relação da organização com o meio e, como consequência, melhorando o seu desempenho
ambiental. Os benefícios da gestão ambiental são sintetizados na Figura 1.