MAPA – ESOFT – GERENCIAMENTO DE SOFTWARE – 53_2024
Paulo sempre foi um aficionado por saúde, por isso sempre foi praticante de esportes, cuidando sempre da alimentação e seu bem-estar. Queria fazer faculdade de medicina, mas os custos não permitiram. Pensando em como poderia pensar seu futuro ele buscou formação em educação física com uma pós na área da Administração, pois seu objetivo era criar um centro de condicionamento físico (CCF) onde suas duas formações seriam muito bem utilizadas.
Seu CCF hoje possui diversas áreas onde seus clientes podem ser atendidos como academia, assessoria em condicionamento físico, massoterapia e nutrição, mas já possui o planejamento de também atender pacientes na área da fisioterapia clínica.
Com o constante crescimento, Ana, que é uma espécie de braço direito, de Paulo, conseguiu convencer o chefe da necessidade de contratar uma empresa para desenvolver um Projeto de Software para melhorar o controle de atendimento ao cliente, visto que muitas situações desagradáveis têm ocorrido.
Nas primeiras análises a equipe contratada encontrou diversos problemas que citamos abaixo:
– Paulo é daqueles chefes que quer tudo “para ontem”, fazendo com que seus funcionários tenham dificuldade em concluir as tarefas de uma forma bem-feita. Com isso seus funcionários são muito insatisfeitos na realização de suas atividades, muitos deles apenas esperam melhores oportunidades para pedir demissão;
– Os profissionais que atuam na área de Nutrição e Educação Física costumam ser contratados de forma temporária, fazendo com que tenham uma rotação muito grande na equipe;
– Paulo tem muita dificuldade de expressar suas necessidades, trazendo muita complexidade nas agendas de levantamento de requisitos;
– Paulo não tem gosta de informática, muito menos de usar um computador e costuma achar um absurdo gastar valores com softwares ou equipamentos;
– Como tem dificuldade de investimento, Paulo tem que manter os atuais equipamentos utilizados pelos clientes em contante manutenção em vez de comprar novos, diminuindo ainda mais o orçamento da empresa;
Analisando e conversando muito diante do caos encontrado a empresa contratada tem se mostrado muito preocupada com os possíveis riscos do projeto. Antes de dar prosseguimento busca então levantar os principais riscos pertinentes dentro do projeto
Após ler e entender a situação do CCF e as particularidades do projeto, chegou a hora de avaliar os possíveis riscos do projeto, para isso precisamos de sua ajuda.
Fonte: Elaborado pelo Professor (2024)
Essa atividade MAPA consiste em você analisar e identificar 5 possíveis Riscos ao Projeto, onde para cada um deles deve trazer:
– O que a esquipe de projetos pode fazer para evitar que o problema ocorra?
– Quais as ações que a equipe deve executar para mitigar os problemas caso a situação ocorra?
– Como avaliar a possibilidade do problema se tornar realidade?
Observação Importante: apresente respostas factíveis e que realmente façam sentido para o problema, buscando ser o mais realista possível.
IMPORTANTE:
- Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado através do fórum interativo: “Links das Aulas ao Vivo”.
- Disserte a respeito do tema, seguindo, como roteiro, os tópicos elencados.
- A entrega deve ser feita exclusivamente usando o template de entrega da atividade MAPA, disponível no material da disciplina.
- Antes de enviar a sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
- Após o envio, não são permitidas alterações ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
- Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem as devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e as referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme as normas da Instituição de Ensino.
- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida o seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
- Procure sanar as suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar a sua participação.
- Atenção ao prazo de entrega. Evite o envio da atividade muito próximo do prazo. Você pode ter algum problema com a internet, o computador, o software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhe mensagem ao seu professor mediador.