Projeto Integrador Transdisciplinar em Gestão da
Qualidade I.
Projetos Transdisciplinares: Abordagens Conceituais
Conceito de Projetos
Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado
exclusivo. A sua natureza temporária indica um início e um término definidos. O término é alcançado
quando os objetivos tiverem sido atingidos ou quando se concluir que esses objetivos não serão ou
não poderão ser atingidos e o projeto for encerrado, ou quando ele não for mais necessário.
Para criar um projeto, você precisará seguir algumas etapas, como:
Definir o objetivo do projeto: qual é o resultado que você deseja alcançar? Certifique-se de que seu
objetivo seja específico, mensurável, atingível, relevante e com prazo determinado.
Identificar os recursos necessários: quais recursos, incluindo pessoas, materiais,
equipamentos e orçamento, serão necessários para concluir o projeto?;
Criar um plano de projeto: o plano de projeto deve detalhar as tarefas que precisam ser
concluídas, os recursos necessários e os prazos de conclusão. O plano também deve
incluir um cronograma para o projeto e um orçamento;
Executar o plano: comece a trabalhar no projeto, realizando as tarefas definidas no
plano de projeto;
Monitorar e controlar o progresso do projeto: avalie o progresso do projeto em relação
ao plano e faça ajustes, se necessário;
Concluir o projeto: quando todas as tarefas forem concluídas e o objetivo do projeto for
atingido, finalize o projeto.
Essas são apenas algumas etapas gerais que podem ajudá-lo a criar um projeto. É importante
lembrar que cada projeto é único e pode exigir abordagens diferentes.
Por exemplo, um projeto para a construção de um edifício residencial criará um resultado que deve
durar anos. Os projetos também podem ter impactos sociais, econômicos e ambientais com duração
mais longa que a dos próprios projetos (PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE, 2015, p. 3).
Conceito de Projetos no Contexto Organizacional
Projeto em sua essência é algo tangível pensado e materializado para criar-se um resultado
esperado, podendo ser um serviço ou produto. Pode ser pensado em diversos contextos, por
exemplo: Projetos Sociais, Projetos Culturais, Projetos de Pesquisa, Projetos Empresariais, Projetos
Pessoais etc.
No contexto organizacional, projetos são esforços temporários com um objetivo específico e
definido, que buscam criar ou melhorar produtos, serviços ou processos. Eles são criados para
atender às necessidades da organização e podem envolver várias áreas, departamentos e equipes.
Os projetos no contexto organizacional geralmente são limitados por um cronograma, orçamento e
escopo. Eles são planejados, executados e monitorados para garantir que sejam entregues dentro
do prazo, orçamento e qualidade acordados.
Os projetos no contexto organizacional podem variar em tamanho e complexidade, desde projetos
menores, como a implementação de um novo sistema de software, até projetos maiores e mais
complexos, como a construção de uma nova fábrica. Eles podem envolver recursos internos da
organização e/ou fornecedores externos.
Em resumo, os projetos no contexto organizacional são esforços temporários para criar ou melhorar
produtos, serviços ou processos, que são gerenciados por meio de técnicas e processos de gestão
de projetos. Eles são essenciais para ajudar as organizações a alcançar seus objetivos estratégicos e
se adaptar às mudanças do mercado e do ambiente competitivo.
Qualidade em Projeto
O panorama conceitual da qualidade atrelado aos processos de gestão tem sua esquematização e
implementação a partir dos anos 1930, nos Estados Unidos, e dos anos 1940, no Japão, configurando-
se posteriormente em diferentes escolas de pensamento em diversos outros países do mundo. Na
década de 1950, os processos ligados à produção se intensificaram e a preocupação sobre o
gerenciamento da qualidade aumentou, fazendo com que fossem desenvolvidos diferentes
métodos para a mensuração da qualidade relacionada ao desenvolvimento de produtos e
comercialização de serviços.
Nesse contexto, a definição de qualidade leva em consideração diferentes aspectos a serem
analisados ao longo dos processos de desenvolvimento e comercialização de produtos e serviços,
tais como: qualidade percebida como valor agregado, conformação a especificações e requisitos
pré-definidos, ajustamento de produtos e/ou serviços ao mercado consumidor, redução de perdas e
riscos, excelência no atendimento às expectativas de consumidores e demais públicos de interesse
(MAINARDES et al., 2010).
Qualidade independente de tudo é responsabilidade de todos os envolvidos em um projeto,
independente da função ou responsabilidade das pessoas envolvidas no projeto.
Qualidade não são apenas pessoas aprovando ou reprovando matéria-prima, produtos ou serviços,
deve ser entendida como uma estratégia de fazer gestão, sendo aplicável a toda e qualquer
empresa, em seus vários processos. Deve ter como objetivo satisfazer o cliente e obter ganhos
financeiros, tornando-se mais relevante em um ambiente bastante competitivo.
Se consultarmos os dicionários, encontraremos vários significados para a palavra qualidade, devido à
sua complexidade e amplitude. De modo geral, é possível dizer que qualidade é um atributo positivo,
que utilizamos como referência para avaliar um produto e/ou serviço.
Pirsig (1974, p. 185) afirma que “qualidade não é nem pensamento nem matéria, mas uma terceira
entidade independente das duas. Ainda que qualidade não possa ser definida, sabe-se que ela
existe”. Por sua vez, Walter Andrew Shewhart (1891-1967), considerado o pai do controle estatístico
da qualidade, estabeleceu que a qualidade é objetiva e subjetiva ao mesmo tempo (PALADINI, 2019).
Outros autores definem da seguinte forma qualidade:
Corwin Edwards (1968, p. 18): “a qualidade consiste na capacidade de satisfazer os
desejos”;
J. M. Juran e Frank Gryna (1974, p. 25): “qualidade é a satisfação das necessidades do
consumidor”.