Artefatos Ágeis
Artefatos ágeis são documentos físicos ou digitais que capturam informações essenciais sobre o
produto que está sendo desenvolvido e o andamento do projeto. Eles são parte integrante da
metodologia ágil, que enfatiza uma abordagem colaborativa e entrega frequente de software de
trabalho. Os artefatos ágeis ajudam a facilitar a comunicação e fornecem transparência entre a
equipe de desenvolvimento, as partes interessadas e o cliente.
Existem vários tipos de artefatos ágeis utilizados na construção de sistemas de informação:
• Subtarefa 1.2: obter feedback das partes interessadas sobre wireframes;
• Subtarefa 1.3: revisar wireframes com base no feedback das partes interessadas.
Product Backlog: a lista de pendências do produto é uma lista priorizada de recursos,
funcionalidades e histórias de usuários que precisam ser desenvolvidos para criar o
produto. Ele é continuamente atualizado durante o projeto e serve como uma única
fonte de requisitos para a equipe de desenvolvimento;
Sprint Backlog: a lista de pendências de sprint é um subconjunto da lista de pendências
do produto que contém os itens que a equipe se compromete a concluir durante uma
sprint específica. Inclui tarefas, histórias de usuários e bugs;
Gráfico de burndown: um gráfico de burndown é uma representação visual do progresso
da equipe durante um sprint. Ele mostra o trabalho restante versus o trabalho planejado
para cada dia do sprint;
História de usuário: uma história de usuário é uma descrição simples e concisa de um
recurso ou funcionalidade da perspectiva do usuário. Ele fornece uma compreensão
clara do que o usuário quer e por quê;
Critérios de aceitação: os critérios de aceitação são um conjunto de condições ou
requisitos que a história do usuário deve satisfazer antes de ser considerada completa.
Eles garantem que as necessidades do usuário sejam atendidas e que o recurso
funcione conforme o esperado;
Plano de lançamento: um plano de alto nível que descreve o escopo de uma versão,
incluindo os recursos ou histórias de usuários que serão incluídos e o cronograma de
entrega;
Meta da Sprint: uma breve declaração que define o objetivo ou o resultado de uma
sprint;
Quadro de tarefas: uma representação visual da lista de pendências da sprint que ajuda
a equipe a gerenciar e acompanhar seu progresso. Veja bem, podemos utilizar um
quadro Kanban, porém não há uma linha declarando isso na última versão do SCRUM;
Notas retrospectivas: um registro da reunião retrospectiva (Sprint Retrospective) da
equipe que captura os insights e ideias da equipe para melhorar seu processo;
Incremento do produto: um software funcional, testado e potencialmente liberável que
foi desenvolvido durante uma sprint.