PORTFÓLIO – ADSIS – IMERSÃO PROFISSIONAL: APLICANDO ORIENTAÇÃO A OBJETOS – 54_2024
Olá, estudante! Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina.
Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano.
Nesse MAPA, você é convidado a realizar uma atividade para verificar como a nossa disciplina pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Portanto, para realizar a atividade MAPA, você precisa cumprir duas etapas, a saber:
(1) PRIMEIRA ETAPA: Análise da Situação-Problema
Uma concessionária de carros recém-aberta solicitou o desenvolvimento de um sistema para o gerenciamento de venda de carros. O sistema foi desenvolvido na linguagem Java, utilizando o paradigma de orientação a objetos. A implementação inicial possui as seguintes classes:
Carro.java
Fonte: o autor (2024).
Cliente.java
Fonte: o autor.
Venda.java
Fonte: o autor.
Após a execução do projeto pela equipe de QA (Quality Assurance), foram encontrados alguns bugs e funcionalidades incompletas no programa, que precisam ser feitos e corrigidos. Analise o retorno da equipe de teste:
Item 1 – (Teste 01) – Funcionalidade Validar Venda – Uma venda financiada só pode ser aprovada caso o valor da parcela seja inferior a 30% do salário do cliente. Essa funcionalidade está validando de forma errada.
Item 2 – (Teste 02) – Funcionalidade Imprimir Resumo Carro – Está funcionalidade está retornando informações incompletas do carro, no teste atual foram identificados apenas quilometragem e valor de venda; e as informações necessárias são de ID, modelo, quilometragem e venda
Item 3 – (Teste 03) – Funcionalidade Validar Idade Cliente – Apenas clientes com idade superior a 18 anos podem ser cadastrados. Entretanto, nos testes, está sendo possível adicionar qualquer idade.
Item 4 – (Teste 04) – Funcionalidade Atualizar Valor Desconto – O programa está retornando um valor errado no resultado de teste, trazendo um valor menos do que esperado.
Outro fato que está atrapalhando a equipe é a falta da aplicação de uma metodologia para gerenciamento de projetos. Como a área de projeto foi criada recentemente, nenhuma metodologia tem sido aplicada ainda, gerando problemas na gestão. A direção da concessionária solicitou a avaliação da metodologia ágil Scrum para aplicação, e você deverá considerar os seguintes itens:
Item 5 – Descrever vantagens e desvantagens da metodologia ágil Scrum
Item 6 – Citar e descrever as funcionalidades de pelo menos três componentes utilizados na metodologia Scrum
(2) SEGUNDA ETAPA: Realização da atividade
Como analista e desenvolvedor de software, você recebeu a missão de identificar e descrever a solução para os problemas encontrados.
Faça uma descrição da correção necessária para cada um dos resultados do teste. Não é necessário o envio do código implementado, apenas a descrição e elementos que indiquem o que deve ser feito para que os testes sejam aceitos pela equipe de qualidade.
Após, descreva a resolução dos itens referentes à implantação da metodologia ágil Scrum, para o desenvolvimento do software apresentado.
IMPORTANTE:
- Acesse o link do vídeo que o professor da disciplina gravou com orientações para ajudá-lo nesse processo de análise e solução. O acesso deverá ser realizado em: FÓRUM DA DISCIPLINA >> FÓRUM DE AULA AO VIVO ou na SALA DO CAFÉ da disciplina.
- Responda à atividade seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente.
- A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA, disponível no material da disciplina.
- Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
- Após o envio, não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
- Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
- Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
- Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor Mediador.