Habilidade é saber fazer, colocar em prática o que aprendeu, ou seja, os conhecimentos.
A partir deste contexto, momentos como a contação de história e o contato com a literatura infantil leva o aluno a desenvolver quais habilidades?
I. Organização de ideias;
II. Compreensão da realidade;
III. Mudança de comportamento;
IV. Capacidade de leitura e interpretação;
Está correto o que se afirma em:
Ler sempre representou uma das ligações mais significativas do ser humano com o mundo. Lendo reflete-se e presentifica-se na história. O homem, permanentemente, realizou uma leitura do mundo. Em paredes de cavernas ou em aparelhos de computação, lá está ele reproduzindo seu “estar-no-mundo” e reconhecendo-se capaz de representação. Certamente, ler é engajamento existencial. Quando dizemos ler, nos referimos a todas as formas de leitura. Lendo, nos tornamos mais humanos e sensíveis (CAVALCANTI, 2002, p. 13).
Assim, o que fazer para que a contação de história seja um momento prazeroso e não o cumprimento de um currículo?
I. Empregar técnicas que sejam divertidas e interativas;
II. Entender a contação de história como atividade prazerosa também para o professor;
III. Conhecer a história que será contada e imergir no mundo da imaginação com os alunos.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Neste sentido, quais elementos são considerados para o trabalho psicomotor? Leia as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. Esquema corporal: membros inferiores, membros superiores, cabeça e tronco.
II. Equilíbrio: pular em um pé só, andar em cima da corda.
III. Noção de tempo: ontem, hoje, amanhã.
IV. Lateralidade: direita e esquerda.
Está correto o que se afirma em:
Neste sentido, quais os ganhos pedagógicos que a criança poderá ter ao desenvolver a sua psicomotricidade? Leia as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. Destreza para o desenho e a escrita.
II. A criança terá mais confiança.
III. Controle do corpo.
IV. Mais apetite.
Está correto o que se afirma em:
Neste sentido, quais recursos podem ser utilizados no processo de contação de história?
I. Fantasias.
II. Caixas de papelão.
III. Fantoches e dedoches.
IV. Livros e teatro de sombras.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
O que é preciso para se trabalhar com atividades psicomotoras? Leia as afirmativas e as relações estabelecidas entre elas:
I. Ter um ambiente preparado e exclusivo para o desenvolvimento destas atividades, com materiais adequados para a prática esportiva.
PORQUE
II. As crianças precisam desenvolver a noção espacial, a lateralidade, a coordenação motora grossa e fina, a noção de tempo e o equilíbrio.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Leia as afirmativas e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. Sim, é importante, uma vez que a psicomotricidade ajuda no seu desenvolvimento e consequentemente no desempenho escolar.
II. Sim, é importante, uma vez que as noções de espaço, tempo, esquema corporal, lateralidade e equilíbrio sejam desenvolvidas.
III. Não, não é importante, uma vez que a psicomotricidade pode ser trabalhada em casa ou nas brincadeiras que realiza.
IV. Não, não é importante, pois a criança irá desenvolver a psicomotricidade mesmo que não seja estimulada.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Neste sentido, quais atividades podem ser trabalhadas pelo professor em sala de aula? Leia as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. Atividade de passar por cima da corda ou de uma fita.
II. Atividades de recorte e de rasgação de papel.
III. Bola na lata ou Bola no cesto.
IV. Circuito desafiador.
Está correto o que se afirma em:
Assim, com base na charge, analise as asserções abaixo:
I. Armandinho classificou a noite em que acabou a luz elétrica em sua casa como a noite mais legal de sua vida.
PORQUE
II. Foi a noite em que seu pai pegou um livro e leu para Armandinho.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Qual a importância de se trabalhar com a contação de história e com a literatura infantil na Educação? Leia as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. É por meio do contato com os livros e com a literatura que o aluno terá a sua formação leitora;
II. Não é tão importante, tendo em vista que a tecnologia poderá proporcionar este contato com o mundo letrado;
III. É de fundamental importância, tendo em vista o processo de alfabetização que é realizado na Educação Básica;
IV. Por meio da leitura e da contação de história a criança poderá entrar no mundo da fantasia e se tornar um adulto mais criativo.
Está correto o que se afirma em: