I. A avaliação inicial tem por objetivo obter informações sobre os conhecimentos prévios dos alunos, seus gostos, interesses e atitudes.
II. A avaliação formativa, por considerar a aprendizagem do aluno, acaba sendo classificatória.
III. A avaliação formativa tem como principal objetivo detectar problemas de ensino e aprendizagem.
IV. A avaliação somativa objetiva realizar um diagnóstico do aluno no final de um período, seja no final de uma unidade, de um bimestre, de um ano letivo, sendo importante para classificar o aprendizado dos alunos.
É correto apenas o que se afirma em:
I. Oportunizar discussões entre os próprios alunos a partir de situações desencadeadoras.
II. Tecer comentários, auxiliando os alunos a localizarem suas dificuldades, e oferecendo-lhes oportunidades de descobrirem melhores soluções para resolverem suas dificuldades na apreensão do conhecimento formal.
III. Transformar registros de avaliação em anotações significativas sobre o acompanhamento dos alunos em seu processo de construção de conhecimento.
IV. Acatar as visões e os conhecimentos dos alunos como verdades, sem refutá-las, afinal este é um processo mediador do conhecimento.
É correto apenas o que se afirma em:
I. Levanta a necessidade de investigação do conhecimento prévio do estudante, para o planejamento do trabalho como um todo.
PORQUE
II. Um dos seus objetivos é permitir ao professor compreender como o aluno elabora e constrói seu próprio conhecimento, podendo ser feita com base em vários instrumentos, conforme as aulas são planejadas e aplicadas.
Assinale a alternativa correta: