Considerando o método ABACADA, analise as afirmativas colocando V para verdadeiro e F para falso.
I – As atividades propostas pelo material do método apresentam-se adaptadas, sem muitos desafios, facilitando a sua realização, evitando frustrações.
II – Na fase inicial do processo de compreensão da leitura e escrita são apresentados a criança as sílabas canônicas.
III – Este método foi desenvolvido para atender as necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência intelectual.
IV – Inicia-se com as sílabas formadas pelas consoantes e a vogal A, passa-se a construção de palavras com estas sílabas e depois avança para frases e textos.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Analise as afirmativas e assinale a que se refere ao bilinguismo bimodal?
Considerando este tema, analise as afirmativas.
II – A melhora na audição, após o implante coclear é vertiginosa, sendo que a família tem um papel importante neste processo, principalmente no que se refere aos recursos financeiros para arcar com as baterias.
III – Estudos revelam que o implante coclear deve ser realizado num período que compreende dos três aos cinco anos, por isso quanto mais precoce for realizado melhores serão os resultados.
IV – Um grande número de pesquisas realizadas com crianças com implante coclear tem como meta os processo de aquisição da linguagem oral, não considerando a língua de sinais.
É correto o que se afirma em:
Considerando os vários sistemas de Comunicação aumentativa/alternativa, assinale a afirmativa que corresponde a um recurso de alta tecnologia.
I – Consiste em um instrumento de grande relevância no trabalho com crianças com Paralisia Cerebral onde se evidenciam alterações que impedem ou limitam a comunicação oral.
II – Auxilia no desenvolvimento de habilidades intelectuais, relacionadas a atenção. Percepção, raciocínio, conceituação, contemplando também a linguagem e alfabetização.
III – As intervenções com este tipo de tecnologia assistiva possibilitaram a codificação da estimulação auditiva, aumentou a inteligibilidade da fala e as produções verbais.
IV – Alguns dos recursos que podem ser utilizados são o Sistema de Símbolos Bliss, Pictogram Ideogram Communication System (PIC), Picture Communication Symbols (PCS), que são compostos por símbolos que podem representar pessoas, objetos, ações, conceitos e relações. E consistem em um tipo de recurso de alta tecnologia.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Diante disso, analise as afirmativas e assinale aquela que corresponde ao método sintético.
Assinale a afirmativa que apresenta um dos métodos anteriores a implantação do Braille:
À vista disso, analise as asserções abaixo.
PORQUE
II – Cada aluno usará o material mais adequado a sua necessidade, que são essenciais para o desenvolvimento de suas atividades, não comprometendo a realização das mesmas. Outro aspecto que merece atenção nestes casos é o cuidado com a iluminação da sala de aula.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Considerando o processo de alfabetização de pessoas cegas por meio do Braille, analise as afirmativas.
I – A maior produção de livros em Braille são destinados ao Ensino Fundamental e Ensino Médio, sendo que a maioria doas alunos do Ensino Superior não são beneficiados com este tipo de material.
II – O trabalho de coordenação motora fina é essencial para desenvolver a habilidade funcional das mãos, atividades do cotidiano podem auxiliar a criança nestas aquisições, como subir e descer zíper de roupas, abrir e fechar fechaduras e torneiras.
III – Outro elemento da psicomotricidade que deve ser desenvolvido no uso do Sistema Braille é a lateralidade e organização espacial, pois na reglete deverá seguir da direita para a esquerda para escrever e da esquerda para a direita para ler.
IV – Devido a especificidade da alfabetização pelo sistema Braille, os alunos cegos devem ser trabalhados individualmente em salas especializadas, pois em salas regulares não é possível do professor possibilitar a aprendizagem do mesmo.
É correto o que se afirma em:
À vista disso, analise as asserções abaixo.
I – O direito de aprender efetiva-se quando a escola busca adequar-se as necessidades do seu alunado, adaptando seus objetivos, usando tecnologias assistivas, reorganizando o espaço físico, adequando o tempo e principalmente revendo suas metodologias.
PORQUE
II – A utilização do método ABACADA tem apresentado resultados importantes na alfabetização de pessoas com deficiência intelectual, por meio do estudo de dois métodos analíticos: Método Fônico e Método Sodré.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.