I – A fragmentação do saber em disciplinas, organizando e separando os conhecimentos em áreas distintas apresenta-se como uma dificuldade para a efetivação de um trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar.
PORQUE
II – A aceitação e aprovação das famílias dos alunos, que também se mostra como um obstáculo, contribui para a fragmentação do saber e não ajuda na efetivação do trabalho multiprofissional.
Analisando as afirmações acima, entende-se que:
( ) Diante de um contexto de mudanças sociais, é coerente que a escola também se modifique e, por conseguinte, as intervenções realizadas neste espaço, exigindo novas práticas, criando e disponibilizando outros serviços, recursos e materiais, com vistas a acompanhar as transformações socioculturais e oferecer uma educação de qualidade aos alunos.
( ) Podemos afirmar que a literatura voltada à Educação Especial forneceu e ainda fornece subsídios importantes para a atuação de equipes multiprofissionais no contexto escolar. Por tratar de um público com necessidades educacionais específicas, que exigem adaptações que extrapolam apenas adaptações físicas-estruturais e demandam adaptações de materiais didáticos, de exposição em sala de aula, de equipe escolar e de relações interpessoais.
( ) Não é competência da escola elaborar estratégias voltados ao acolhimento e o atendimento à diversidade existente no espaço escolar.
( ) O foco de atuação e intervenção da equipe multiprofissional no contexto escolar é sempre os alunos.
( ) Para que a equipe multiprofissional consiga realizar um bom trabalho é imprescindível que as relações de trabalho entre os profissionais da escola estejam boas e saudáveis, bem como o relacionamento com as famílias e a comunidade.
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.
I – Tem como objetivo auxiliar no processo de ensino e aprendizagem e promover uma educação de qualidade.
II – A importância de uma equipe multiprofissional está na ampliação das possibilidades de intervenções e em possibilitar um olhar integral para o ambiente escolar.
III – Não compete à equipe multiprofissional elaborar estratégias e intervenções voltadas ao corpo docente.
IV – Faz parte da função da equipe realizar orientações aos pais, familiares ou responsáveis pelos estudantes, bem como prestar atendimento preventivo ou terapêutico.
V – Embora seja fundamental e urgente a presença de profissionais de outras áreas no espaço escolar, ainda não há legislações que regulamentem a inserção dos mesmos.
É correto o que se afirma em:
I – Fortalecimento de ações rígidas e enfoque em punições para condutas indisciplinares.
II – Participação na construção de um Projeto Político Pedagógico bem estruturado.
III – Fortalecimento de toda a equipe escolar a fim de ofertar um serviço mais humanizado e afetuoso.
IV – Ações para trazer a comunidade e as famílias para dentro da escola e ações que vão às famílias e comunidades, com o objetivo de estreitar os vínculos, conhecer a realidade onde a escola está inserida e, posteriormente, pensar em ações de prevenção de conflitos.
V – A transmissão do conhecimento é o único fator que precisa ser levado em consideração. Trabalhar outras questões no espaço escolar pode figurar como perda de tempo e prejudicar o processo de ensino e aprendizagem.
É correto o que se afirma em:
I – O nível primário diz respeito ao momento de recepção da situação-problema, seja por parte da escola, seja por parte da família.
II – O nível primário tem como objetivo eliminar ou interromper o início e o desenvolvimento de uma desordem, influindo, consequentemente, no impedimento do aparecimento de distúrbios.
III – A prevenção secundária visa detectar de forma precoce possíveis dificuldades no processo de aprendizagem e realizar encaminhamentos o mais breve possível.
IV – No nível terciário acontecem as devolutivas para o aluno, a família e a equipe pedagógica.
V – O nível terciário refere-se ao atendimento propriamente dito dos distúrbios.
Estão corretas as afirmativas:
( ) Compartilhamento e avaliação de experiências bem-sucedidas aplicadas em sala de aula e que podem ser replicadas por outros professores e/ou em outros espaços escolares.
( ) Encaminhamento de alunos com NEE’s para apoio exclusivo em contra turno escolar.
( ) Auxílio de equipe multidisciplinar, como psicopedagogos e psicólogos escolares.
( ) Apoio mútuo entre alunos e entre professores, buscando caminhos conjuntamente de forma compartilhada.
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.
I – A atuação do Assistente Social no âmbito da educação está relacionada a uma prática crítica e reflexiva sobre o contexto social em que a instituição e seus sujeitos estão inseridos, bem como auxiliar na relação entre escola e família, por ter como campo de trabalho a proteção à criança e ao adolescente e, também, ações voltadas à permanência estudantil.
II – É comum e esperado do Psicólogo no contexto escolar a realização de atendimentos clínicos e individuais com estudantes.
III – Por abarcar um enorme leque de demandas, o Pedagogo acaba sendo um “apagador de incêndios” e a dedicação à pesquisa, orientação e suporte pedagógicos ficam em segundo plano. Com a entrada de outros profissionais e o compartilhamento de tarefas, sua função pode ser melhor efetivada.
IV – O papel do Psicólogo junto aos demais profissionais do corpo escolar reside em fornecer conhecimentos acerca do desenvolvimento humano e auxiliar na compreensão de fatores que podem interferir e/ou promover um desenvolvimento satisfatório.
V – Psicólogo, Assistente Social e Pedagogo podem realizar grupos e oficinas para trabalhar temas transversais e assuntos que se mostrarem emergentes no espaço escolar.
É correto o que se afirma em:
Fonte: Google Imagens. Fonte: Google Imagens.
Mosaicos consistem em fragmentos de peças de materiais, tamanhos, formatos e cores diversas, mas que, agrupadas, formam uma figura mais ou menos clara, intensa e de uma beleza indescritível. Assim é, também, o trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar, vários fragmentos de disciplinas, que, juntas e alinhadas, possibilitam uma compreensão mais ampla e contextualizada sobre determinado fenômeno.
A atuação multidisciplinar e interdisciplinar tem se mostrado mais eficaz do que a forma isolada até a pouco defendida nas instituições escolares, pois experiências de integração contribuem para a aquisição de uma visão mais ampla e mais profunda sobre os distúrbios de aprendizagem.
I – O trabalho multiprofissional tem como objetivo o estudo de um fenômeno por diferentes perspectivas ou disciplinas, isto é, várias profissões lançando um olhar sobre aquele fenômeno e o resultado disso é a soma de todos estes olhares, que auxiliarão a elaborar melhores estratégias de intervenções.
PORQUE
II – Na prática interdisciplinar, além das várias disciplinas atuando conjuntamente, há uma integração dessas disciplinas ao ponto de desenvolver subdisciplinas ou até mesmo novas disciplinas, com métodos e conteúdos próprios, que buscam uma compreensão global do problema.
Analisando as afirmações acima, entende-se que: