NOME DO(A) ALUNO(A) – RGM – CURSO > Editar/Substituir
PROJETO INTEGRADOR TRANSDISCIPLINAR EM LOGÍSTICA II
NOME DA EMPRESA ESCOLHIDA > Editar/Substituir
BRASIL
2024
NOME DO(A) ALUNO(A) – RGM – CURSO > Editar/Substituir
PROJETO INTEGRADOR TRANSDISCIPLINAR EM LOGÍSTICA II
NOME DA EMPRESA ESCOLHIDA > Editar/Substituir
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de aprovação na disciplina Projeto Integrador Transdisciplinar em Logística II, na Universidade Cruzeiro do Sul.
Tutor(a): XXXXX > Editar/Substituir (Para verificar o nome do(a) tutor(a), acesse o item “Fale com a Tutoria” no ambiente
da disciplina). BRASIL
2024
RESUMO
(Editar/Substituir) Elemento obrigatório, que consiste na apresentação concisa dos pontos relevantes do trabalho. O resumo deve dar uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho; constitui-se de uma sequência corrente de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 200 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou
descritores, conforme normas da ABNT.
Palavras-chave: (Editar/Substituir) Coloque de três a cinco palavras-chave, as quais são termos/palavras que representam a proposta da pesquisa/projeto.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ……………………………………………………………………………………………………… 4
2 DESENVOLVIMENTO – APRESENTAÇÃO DA EMPRESA ………………………………….. 5
2.1 PROCESSO DE COMPRAS…………………………………………………………………………………… 5
2.2 ORGANIZAÇÃO DE ESTOQUE …………………………………………………………………………… 5
2.3 PICKING (SEPARAÇÃO DE PEDIDOS)………………………………………………………………… 5
2.4 GESTÃO DE TRANSPORTES ………………………………………………………………………………. 6
2.5 ANÁLISE SWOT………………………………………………………………………………………………….. 6
3 CONCLUSÃO………………………………………………………………………………………………………… 7
REFERÊNCIAS………………………………………………………………………………………………………… 8
1 INTRODUÇÃO
(Editar/Substituir) A introdução do trabalho deve conter o objetivo da pesquisa a ser desenvolvida no projeto, a metodologia utilizada e uma breve apresentação da empresa selecionada para a investigação (não conte a história da empresa). Esta etapa deve permitir ao leitor um entendimento resumido da proposta do trabalho em desenvolvimento e o contexto da organização.
2 DESENVOLVIMENTO – APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
(Editar/Substituir) Esta parte do trabalho deve conter informações relevantes sobre a organização escolhida para o desenvolvimento do projeto. Deve relacionar pelo menos os seguintes itens: Denominação e forma de constituição; Dados e fatos relevantes da origem da organização. Fazer breve histórico de ordem cronológica da empresa; Natureza e ramo de atuação; Informações sobre o porte da empresa; Relação das filiais, caso haja; Número de funcionários; Principais produtos; Principais fornecedores, principais insumos, matérias-primas e serviços por eles fornecidos; Principais mercados e principais segmentos desses mercados em que se encontra o cliente-alvo.
2.1 PROCESSO DE COMPRAS
(Editar/Substituir) Descreva todo o processo de compra da empresa estudada e, também, como são selecionados os fornecedores, quais são os critérios de avaliação e o desenvolvimento deles.
Lembre-se de utilizar citações e elementos/conceitos teóricos para fundamentar e enriquecer o texto, com base nas teorias administrativas estudadas por você até o momento.
2.2 ORGANIZAÇÃO DE ESTOQUE
(Editar/Substituir) Faça um descritivo de todo o processo analisado por você sobre a organização dos estoques, se existe mapeamento, qual tecnologia e metodologia a empresa utiliza, se tem equipamentos especiais e, possuindo, quais equipamentos, se existe a reciclagem e a qualificação do seu pessoal e qual é o estoque de segurança que a empresa tem.
Lembre-se de utilizar citações e elementos/conceitos teóricos para fundamentar e enriquecer o texto, com base nas teorias administrativas estudadas por você até o momento.
2.3 PICKING (SEPARAÇÃO DE PEDIDOS)
(Editar/Substituir) Discorra sobre todo o processo de separação (picking): desde como
ele recebe o produto, até sua separação total na entrega ao seu cliente final, mensurando o tempo
de separação de um pedido e se existe controle ou não nesse processo.
Lembre-se de utilizar citações e elementos/conceitos teóricos para fundamentar e
enriquecer o texto, com base nas teorias administrativas estudadas por você até o momento.
2.4 GESTÃO DE TRANSPORTES
(Editar/Substituir) Aborde se o transporte é terceirizado, próprio, ou se a empresa utiliza uma mescla e qual o motivo de utilizar essa mescla, qual o modal mais utilizado, se ele tem gerenciamento total ou parcial, se existe algo especial, qual o tempo de entrega e qual o custo
desse processo (frete).
Lembre-se de utilizar citações e elementos/conceitos teóricos para fundamentar e enriquecer o texto, com base nas teorias administrativas estudadas por você até o momento.
2.5 ANÁLISE SWOT
(Editar/Substituir) Deve ser pesquisado e relatado como a empresa está inserida no atual cenário mercadológico. Assim, com base nesta avaliação, desenvolva um texto e uma análise/quadro SWOT.
No quadro da Análise SWOT abaixo, é necessário colocar as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças no formato de tópicos objetivos.
Quadro 1: Análise SWOT – Nome da empresa > Editar/Substituir
Fatores Positivos Fatores Negativos
Ambiente
Interno
FORÇAS
• Força 1
• Força 2
• Força 3
• Etc.
FRAQUEZAS
• Fraqueza 1
• Fraqueza 2
• Fraqueza 3
• Etc.
Ambiente
Externo
OPORTUNIDADES
• Oportunidade 1
• Oportunidade 2
• Oportunidade 3
• Etc.
AMEAÇAS
• Ameaça 1
• Ameaça 2
• Ameaça 3
• Etc.
Fonte: Produção própria (2024).
Após preencher o quadro SWOT, desenvolva um texto (parágrafos) explicando os tópicos colocados no quadro.
Ao final, detalhar e especificar quais são as suas propostas de mudança/ajustes no processo da empresa escolhida. É necessário ter um plano B, caso uma das ações propostas não se concretize.
Lembre-se de utilizar citações e elementos/conceitos teóricos para fundamentar e enriquecer o texto.
3 CONCLUSÃO
(Editar/Substituir) Descreva a sua análise final sobre os pontos preponderantes, tanto positivos quanto negativos, que levaram o seu conhecimento sobre a organização e suas dificuldades, e ponderar o que é válido para a empresa ou não, levando em consideração o seu êxito, na busca de unir teórico e prático.
REFERÊNCIAS
Citar as fontes de pesquisa, conforme as normas da ABNT.
No ambiente da disciplina, na seção “Conteúdo”, clique na pasta “Materiais Importantes para a Execução do Projeto” para ter acesso a um link/site sobre a formatação das referências segundo a ABNT