Situação-Problema 1
Soluções da Gestão da Qualidade para os desafios
Relacionados ao Negócio, Meio Ambiente e Sociedade
(Responsabilidade Social)
A empresa Z está no ramo de panificação e serviços de alimentação há 30 anos e sempre foi
referência na cidade e na região, porém foi vendida pela família detentora da marca. O novo
comprador entrou e fez um ajuste nos custos do negócio, trocando 90% dos funcionários. Após 3
meses, o negócio começou a perder clientela em todas as suas áreas . O local sempre foi referência
pelos seus pães com sabor e textura inigualáveis, o atendimento no balcão e nas mesas (salão) ficou
comprometido pela qualidade/agilidade e educação dos atendentes e pela qualidade dos produtos
(comidas e salgados) oferecidos (antes conhecidos pela qualidade e diferenciação em relação aos
outros disponíveis na região). O famoso café da manhã nos fins de semana e o almoço, sempre
concorridos, acabaram por perder 55% da frequência por conta dos problemas relatados pelos
consumidores a um jornal local. A marca possui muitos clientes fiéis há anos, alguns por mais de uma
geração, e agora apresenta muitos problemas relacionados com a qualidade entregue (percebidapelo cliente),
de modo que a qualidade geral do negócio ficou comprometida. A qualidade da
entrega (padrão) anteriormente utilizada pelos antigos gestores para a construção de uma marca
muito sólida na região de atuação desapareceu durante a gestão do novo proprietário. Para tentar
reverter essa condição, o novo proprietário pretende contratar uma equipe de gestores da
qualidade com foco em elaborar, apresentar e auxiliar na implementação das ações de recuperação
da qualidade do negócio. A equipe a ser contratada deverá elaborar e apresentar o projeto
(contendo recursos, ferramentas, metodologia e objetivos de cada uma das ações) com foco em
recuperar a qualidade da empresa Z, além de propor um cronograma de ações com foco na
implementação do projeto e apresentar os resultados esperados mediante a implantação desse
plano como um todo ao novo proprietário.
Situação-Problema 2
A empresa Vinosul é uma vitivinicultora do sul do Brasil, uma empresa que foi fundada há 15 anos e
está em pleno crescimento. A empresa está fazendo a transição de empresa de administração
familiar para um modelo de administração profissional e pretende captar investidores para promover
um crescimento ainda maior em sua operação. A operação da empresa está localizada basicamente
no sul do país (Caxias do Sul – RS), mas seus produtos são encontrados em todo território nacional, no
Uruguai (cidades próximas da fronteira, principalmente) e na Argentina (Cidades próximas da
fronteira, principalmente). A empresa possui um processo de produção eficiente e que está dentro
dos limites legais em termos ambientais, ainda que a Vinosul não possua departamento ligado ao
meio ambiente. Sobre esse assunto, os profissionais dos setores de qualidade(Q) e saúde e
segurança do trabalho (SST) acabam assumindo as responsabilidades de monitorar as questões
ligadas ao meio ambiente. Com a transição e a busca por novos investidores, no entanto, o foco
agora é reduzir ao máximo os passivos ambientais da empresa, promover qualidade ambiental em
seus produtos e desenvolver uma imagem sustentável no mercado. Entre os principais pontos a
serem observados estão: processo produtivo, seleção dos vinhedos e das uvas, colheita e tratamento
de efluentes. Apresente uma solução (projeto) que possa atender a todas as necessidades da
Vinosul. Não se esqueça de apresentar o projeto, as ações (contendo ferramentas, recursos e etc.), os
objetivos de cada uma das ações e o cronograma para a implementação da proposta para os novos
administradores da Vinosul.
Situação-Problema 3
A empresa Mogi é uma indústria de papel e celulose que está há mais de 15 anos instalada em uma
planta que fica na divisa de Maçaranduba (330 mil habitantes) e Mogi do Caqui (530 mil habitantes). A
empresa possui uma marca forte, que está se consolidando no mercado de papel e celulose e tem
uma produção que utiliza fibras de eucalipto (celulose e papel). A fábrica em questão utiliza um
riacho que passa atrás de sua planta para o processo de produção e conta com a certificação da
SABESP na estação de tratamento montada pela própria empresa neste mesmo riacho. A Mogi vem
tendo um problema muito sério com a população local, que vem reclamando do odor liberado
pelas chaminés e caldeiras na transformação de matéria-prima. Essa questão é vista pela
comunidade local como uma ameaça, pois a região de Maçaranduba é uma região muito utilizada
para prática de esportes ao ar livre devido a sua localização próxima à Serra do Mar, ao passo que
Mogi do Caqui é conhecida por sua agricultura forte, principalmente relacionada com hortaliças e
frutas. Nos últimos anos, a empresa Mogi também vem sendo alvo de reclamações dos seus
funcionários, que têm demonstrado insatisfação com as condições de trabalho e as políticas de
recursos humanos. Apesar de a empresa ter passado por auditorias e ter recebido visitas dos órgãos
competentes, nenhum desses processos foi capaz de apurar o problema, e as reclamações
continuam. No momento, a empresa tem uma imagem muito negativa perante a sociedade local, o
que está prejudicando o desenvolvimento da marca nos mercados locais e nacionais. Com base
nessas informações, elabore um projeto com foco em mitigar essa situação; apresente as ações
(contendo recursos e ferramentas), os objetivos das ações e um cronograma para a implementação
do projeto para reverter essa imagem da Mogi perante as comunidades locais.
Problema em Foco
As três situações-problemas apresentadas pautam a elaboração de um projeto com o objetivo de
mitigar ou solucionar a situação apresentada. Os parâmetros das situações estão no enunciado e
seria importante a utilização dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas do curso para a
elaboração do projeto destinado a mitigar/solucionar as situações propostas.
É importante a leitura do Material de Estudo para possíveis alternativas de solução relativas aos
problemas apresentados.
Fiquem à vontade para pesquisar nos materiais complementares sobre os temas e também nos
demais materiais do curso, pois as necessidades apresentadas permitem a utilização de mais de um
tema.
Em todos os casos o projeto deve conter:
Introdução: deve-se citar autores de referência e efetuar uma breve introdução sobre o
tema principal do projeto (proposta);
Um relatório inicial contendo a situação atual observada, a identificação dos principais
pontos do problema/desafio apresentado e os reflexos no desempenho do negócio;
Proposta de solução contendo ações, recursos, ferramentas, metodologia e objetivo,
citando autores de referência e/ou manuais de qualidade para conferir sustentação às
propostas.
Cronograma para implementação das propostas estabelecendo uma ordem
cronológica das ações e contendo ação, objetivo, responsável, recursos/metodologia,
prazo e indicador de controle;
Resultados esperados utilizando o cronograma e a ordem cronológica das ações
propostas para expor os resultados esperados com a implementação do projeto;
Conclusão.