QUESTÃO 7
Na unidade I, Valenciano (2024) cita três lições para a melhor compreensão da política: palavra, história e desconfiança. Na primeira lição (palavra) o autor afirma que “Um dos textos mais evocados ao se tratar de política (e que busca chamar a atenção sobre a necessidade da política) é O analfabeto político, do teatrólogo alemão Bertolt Brecht (1898-1956)”. Na segunda lição, a história, outro autor que é muito citado ao se tratar da política é o filósofo italiano Nicolau Maquiavel (1469-1527), principalmente o seu livro O príncipe, que “parece muito mais um livro de história do que dos famosos conselhos para os governantes, igual comumente é citado”. E na terceira lição a desconfiança: “Aprender política envolve muito mais que decifrar palavras, muito mais que recitar fatos históricos e suas datas. Falamos, aqui, da necessidade do homem refletir sobre os rumos de sua vida em sociedade, e não apenas confiar no que lhe é dito”.
VALENCIANO, Tiago. A política e seu campo próprio: como entendê-la? Formação Sociocultural e Ética I. Unicesumar: Maringá, 2024.
A partir do estudo da Unidade 1 – Política, do livro digital, leia as alternativas a seguir e assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Na unidade I, Valenciano (2024) cita que o radical da palavra política é provinda do latim <em>politikos</em>, que significa assuntos relacionados ao poder da palavra.
Alternativa 2 – A política pode ser resumida como formada, somente, por grupos que possuem maior força para decisões aos interesses da população, por isso, é preciso confiar nesses grupos.
Alternativa 3 – As cidades da Grécia e as cidades do Brasil possuem elementos díspares para conceituar o que é a política e seus resultados: religião, o indivíduo e disputas em torno do poder do governo.
Alternativa 4 – A contribuição de Maquiavel para o entendimento de política foi de suma importância e ocorreu por meio de sua obra O Príncipe. O autor examinou o Estado moderno pelas práticas adotadas pela classe política.
Alternativa 5 – É considerado o “artista da política” aquele que possui a habilidade de utilizar a palavra a seu favor: prometer benefícios à população como se fosse cumpri-los, manipular situações que, de alguma forma, contribua para privilégios e seu enriquecimento.
QUESTÃO 8
[…] A partir do momento em que há alguém mais pesado em uma das pontas da gangorra, ela penderá para o lado de quem tem mais quilos. O sistema de freios e contrapesos existe justamente para que o efeito da gangorra não aconteça e que cada poder cumpra seu papel.
Esta divisão “partida” do poder foi proposta por alguns autores, como Aristóteles, John Locke e Jacques Rousseau. Mas o consagrado com o conceito foi Montesquieu (1689-1755), que era defensor da ideia de separar as atribuições do poder em três funções.
VALENCIANO, Tiago. A política e seu campo próprio: como entendê-la? Formação Sociocultural e Ética I. Unicesumar: Maringá, 2024.
A partir da leitura do texto na íntegra e do estudo do Livro Digital, analise as afirmações a seguir.
Alternativas
Alternativa 1 – O poder executivo é responsável por elaborar as leis que regem a sociedade e fiscalizar os atos do poder legislativo.
Alternativa 2 – A analogia da gangorra é uma maneira simples e eficaz de explicar um conceito importante da democracia moderna.
Alternativa 3 – O sistema de freios e contrapesos é uma maneira de desconsiderar que as três funções do poder se equilibrem e se limitem mutuamente.
Alternativa 4 – O poder legislativo atua na administração pública, executando projetos sociais, arrecadando impostos, intervindo nos assuntos do Estado e organizando o serviço público.
Alternativa 5 – Montesquieu, Locke e Rousseau também propuseram a divisão do poder, mas o consagrado foi Aristóteles que era defensor da ideia sobre a separação das atribuições do poder.
QUESTÃO 9
SILVA, Daniel C. Entendendo o sistema de freios e contrapesos (check and balances): Uma busca pelo ideal de democracia. O direito de discordar, 12 set. 2012. Disponível em: http://odireitodediscordar.blogspot.com/2012/09/entendendo-o-sistema-de-freios-e.html. Acesso em: 26 jan. 2024.
Com base na leitura do texto e dos conteúdos presentes no Livro Digital, analise as afirmações a seguir.
- A função típica do poder legislativo é julgar.
- O poder executivo é responsável por executar as leis elaboradas pelo poder legislativo.
III. O poder judiciário é o órgão responsável por arrecadar impostos, intervir nos assuntos do Estado e organizar o serviço público.
- O poder legislativo garante a justiça por meio da interpretação e aplicação das normas jurídicas, que são analisadas em disputas entre as pessoas.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1 – II, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – I e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 10
Leia o texto.
O presidencialismo é mais comum no Brasil – seja no governo ou nas instituições, as pessoas procuram o presidente, no sentido de que ele resolva os problemas. É comum que a política nacional seja discutida em torno do Presidente da República. A mesma situação acontece nas instituições: o cargo de Presidente é o mais cobiçado e sob ele recai a representação do organismo. Contudo, no que consiste o presidencialismo? Ora, a resposta praticamente foi dada: é um sistema de governo em que há uma pessoa exercendo o poder, por tempo determinado, exercendo as funções de chefe de Estado e de governo.
VALENCIANO, Tiago. A política e seu campo próprio: como entendê-la? Formação Sociocultural e Ética I. Unicesumar: Maringá, 2024.
A partir da leitura do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- As pessoas procuram o presidente com o objetivo de que ele impeça a solução dos problemas.
PORQUE
- No Brasil, a política nacional e institucional gira em torno do presidente da República, o cargo de presidente é muito cobiçado, pois representa o organismo como um todo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são falsas.