QUESTÃO 9
Nos séculos XIX e XX, a escola transformou-se para atender à necessidade de escolarizar a todos. O ingresso das práticas corporais com finalidade educacional também foi um traço marcante desse processo, evidenciando que a prática de uma Educação Física nasce no mesmo momento da escola pensada como uma instituição educacional a ser frequentada pelos filhos oriundos de todas as classes sociais. Esse movimento que se estabelecia exigiu não só da educação como um todo, mas da Educação Física reflexões pedagógicas, as quais geraram críticas a algumas práticas corporais em detrimento a outras.
HEROLD JÚNIOR, Carlos. História da Educação Física. Maringá-PR.: UniCesumar, 2022.
Com relação ao período mencionado no fragmento acima e as reflexões pedagógicas sobre as práticas corporais na escola que aconteceram durante o mesmo, analise as afirmações a seguir:
- As práticas corporais de características circenses tornaram-se muito criticadas nesse período, pois em termos pedagógicos, via-se nesses usos do corpo feitos pelos acrobatas um desvirtuamento, uma espécie de aberração exibicionista que nada agregava à formação física, moral e intelectual de seus praticantes.
- Outro alvo de crítica por parte daqueles que pensavam na inclusão das práticas corporais no interior da escola era o atletismo, já que essa denominação pejorativa era dada a toda prática que assumia um caráter meramente competitivo, o qual levava pessoas e grupos a reunirem-se para assistir aos embates como mero entretenimento.
III. A ginástica foi a prática que, em diferentes lugares, passou a povoar os currículos da nascente escola de massas, pois o que estava sendo buscado era uma abordagem educativa às práticas corporais, abordagem essa que deveria ser descolada de qualquer utilidade prática imediata, ou seja, capaz de colaborar na educação dos cidadãos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
QUESTÃO 10
A Educação Física é uma área de conhecimento e de intervenção profissional que tem como objeto de estudo e de aplicação a motricidade ou movimento humano, a cultura do movimento corporal, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas e da dança, visando atender às necessidades sociais no campo da saúde, da educação e da formação, da cultura, do alto rendimento esportivo e do lazer. Cabe ao professor/profissional da área trabalhar com tal objeto de maneira democrática, crítica e qualificada, fundamentado pelo rigor científico, pela reflexão filosófica e pela conduta ética.
BRASIL. Resolução CNE nº 6. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Educação Física. Brasília-DF, 18 de dezembro de 2018.
Considerando o fragmento acima e as reflexões levantadas ao longo da disciplina de História da Educação Física, avalie as afirmativas abaixo com V para verdadeiras e F para falsas:
- O profissional de Educação Física, bacharel, ao final da graduação, deverá estar qualificado para analisar criticamente a realidade social na qual está inserido profissionalmente.
- O professor de Educação Física, licenciado, ao final da graduação, deverá estar qualificado para atuar de maneira crítica com esse componente curricular na Educação Básica.
III. Cabe ao professor/profissional de Educação Física trabalhar com as práticas corporais de maneira que tal ação busque o enriquecimento cultural dos sujeitos inseridos no processo.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V.
Alternativa 2:
V, F, V.
Alternativa 3:
F, V, F.
Alternativa 4:
F, V, V.
Alternativa 5:
F, F, F.