Sabemos que a construção do conhecimento matemático em alunos com deficiência intelectual exige estratégias específicas que favoreçam a aprendizagem significativa. De acordo com Batista e Mantoan (2006), “algumas características podem intrometer-se na construção do conhecimento lógico-matemático, como capacidade, linguagem, abstração e memorização”. É essencial, portanto, que os professores estejam preparados para adaptar suas metodologias de ensino para atender a essas necessidades.
Batista, L., & Mantoan, M. T. E. (2006). Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como Fazer? São Paulo: Summus.
Nesse contexto, assinale a alternativa que melhor representa uma estratégia pedagógica para a construção do conhecimento lógico-matemático em alunos com deficiência intelectual.
Focar na memorização de fórmulas e procedimentos, independentemente da compreensão do aluno.
Ensinar conceitos abstratos sem considerar a capacidade de linguagem e compreensão do aluno.
Utilizar apenas métodos tradicionais de ensino sem adaptação às necessidades específicas do aluno.
Promover a aprendizagem através de exercícios repetitivos, sem contextualização ou aplicação prática.
Aplicar atividades práticas que utilizem recursos visuais e manipulativos para facilitar a abstração dos conceitos matemáticos.