Segundo Bittencourt (2004), para entendermos a disciplina escolar em seu sentido amplo, é preciso situá-la em um processo dinâmico de produção. Isso é o mesmo que dizer que toda disciplina precisa estabelecer suas finalidades, explicitar os conteúdos a serem ensinados e definir os métodos que garantam tanto a apreensão de tais conteúdos como a avaliação de tal aprendizagem.
PAIXÃO. P. C. M. Metodologia do Ensino de História. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018. Reimpresso em 2023.
O conceito de que a História é baseada num amontoado de informações ainda resiste e esteve a serviço da construção de ideologias atreladas ao poder e à formação de uma formação cívica e moral, fortemente associada à questão da memória nacional.
MENDES, Andréa Ribeiro. Metodologia do Ensino de História e Geografia. Rio de Janeiro: UCB, 2012. p. 34.
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História, o estudo da História desperta diferentes modos de pensar. Em relação a esse pensamento, julgue as afirmativas a seguir:
I. As ações e ideias das pessoas que viveram no passado decorrem dos seus próprios contextos históricos.
II. Uma ação que produziu determinado resultado no passado pode produzir diferentes resultados no presente.
III. Podemos aplicar as mesmas ações e ideias dos personagens que viveram há tempos, pois vivemos as mesmas circunstâncias.
IV. Usamos a História para nos localizarmos no tempo e nela buscamos nossa identidade.
V. As pessoas investigam o passado para encontrar caminhos iguais a serem trilhados no presente.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
II e IV, apenas.
II, III e V, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III, IV e V.