ATIVIDADE DE ESTUDO – SEMANA DE CONHECIMENTOS GERAIS – 52_2025
QUESTÃO 1
O conhecimento precisa ser transmitido para melhor preparo do aluno. Sendo assim, ferramentas cognitivas direcionadas e informações pertinentes necessárias para auxiliar a vida cotidiana do estudante devem ser transmitidas a eles, tais como: moradia; locomoção; dicas de locais para visitação em tempo livre e para lazer; indicação de um profissional da área da psicologia em caso de necessidade; modo de funcionamento do sistema de saúde local e do seguro saúde; ações a serem tomadas em situações emergenciais, são alguns elementos fundamentais de orientação ao estudante de intercâmbio.
Fonte: MOURA, D. R. H.; STALLIVIERI, L. Sistematização das informações da mobilidade acadêmica internacional nas instituições de ensino superior de Santa Catarina. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 11, p. 1-21, 2024. DOI: 10.20396/riesup.v11i00.8671069. Acesso em: 29 abr. 2025.
A partir da compreensão do artigo e do trecho destacado sobre as orientações a serem dadas aos candidatos ao intercâmbio acadêmico, analise as afirmativas a seguir:
- O foco da orientação aos estudantes deve ser voltado às opções de lazer e turismo na cidade de destino do intercâmbio.
II. O fornecimento de informações práticas sobre estadia, meios de transporte e cuidados com a saúde é considerado essencial para a boa adaptação dos estudantes em mobilidade acadêmica.
III. O fornecimento de informações sobre o sistema acadêmico do país de destino é suficiente para preparar adequadamente o estudante de intercâmbio.
IV. A orientação ao estudante deve incluir não apenas aspectos acadêmicos, mas também suporte psicológico e instruções sobre emergências no país de destino.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 2
A internacionalização do ensino deve ser pensada como uma política institucional que permeie toda a estrutura da IES, não podendo ser tratada apenas como uma meta administrativa de um setor específico.
Fonte: adaptado de: BARROS, M. J. F. et al. Internacionalização da educação por instituições de ensino superior. Revista de Desenvolvimento Econômico – RDE, [s. l.], v. 1, n. 45, 2020.
Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A promoção da internacionalização deve envolver toda a universidade e não apenas setores específicos.
PORQUE
- A atuação do setor de internacionalização é suficiente para garantir que toda a instituição esteja comprometida com o processo.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
A gestão de relações internacionais das IES brasileiras deve incentivar o domínio de uma língua comum para o estudante poder se comunicar bem, compreender adequadamente o conhecimento compartilhado nos ambientes acadêmicos, obter êxito nas provas e atividades educacionais. Uma política linguística deve ser implantada para o aluno poder alcançar o máximo de resultados que o programa de intercâmbio pode fornecer.
Fonte: MOURA, D. R. H.; STALLIVIERI, L. Sistematização das informações da mobilidade acadêmica internacional nas instituições de ensino superior de Santa Catarina. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 11, p. 1-21, 2024. DOI: 10.20396/riesup.v11i00.8671069. Acesso em: 29 abr. 2025.
Com base no texto apresentado sobre incentivar o domínio de uma língua comum para o estudante, analise as afirmativas a seguir:
I. O domínio de um idioma comum é essencial para o sucesso acadêmico dos estudantes em mobilidade internacional.
II. A implantação de políticas linguísticas nas IES brasileiras é recomendada para maximizar os resultados dos programas de mobilidade acadêmica.
III. A habilidade de compreender e se expressar em uma língua estrangeira impacta não apenas nas provas, mas também na interação e na assimilação do conhecimento acadêmico no exterior.
IV. A gestão de relações internacionais deve focar exclusivamente em questões administrativas e não precisa atuar no desenvolvimento linguístico dos estudantes.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 4
A formação de cidadãos globais requer uma abordagem educacional que integre saberes e práticas voltadas para a convivência em uma sociedade globalizada, com competências interculturais que favoreçam o diálogo e o respeito mútuo. A internacionalização do ensino superior, nesse contexto, deve ser uma estratégia institucional e permanente, indo além da mobilidade estudantil.
Fonte: adaptado de: BARROS, M. J. F. et al. Internacionalização da educação por instituições de ensino superior. Revista de Desenvolvimento Econômico – RDE, [s. l.], v. 1, n. 45, 2020.
Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A formação de cidadãos globais passa pelo desenvolvimento de competências interculturais e pela vivência de experiências internacionais organizadas pelas instituições de ensino superior.
PORQUE
- A internacionalização educacional precisa integrar dimensões interculturais, internacionais e globais aos projetos institucionais, contemplando ensino, pesquisa e extensão.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
A partir da concepção apresentada por Clemente e Morosini (2021), o desenvolvimento da competência intercultural envolve não apenas o domínio de habilidades específicas, mas também a mobilização de atitudes fundamentais para a convivência em contextos culturais diversos. Tais atitudes favorecem uma postura crítica, aberta e ética diante da diversidade cultural.
Fonte: CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Apontamentos sobre competências interculturais na educação superior: o que pensam os discentes de maior rendimento?. Revista Inter. Educ. Sup., Campinas, v. 7, e021001, p. 17, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8654622. Acesso em: 29 abr. 2025.
Com base nas ideias apresentadas, no que expressa os elementos necessários para o desenvolvimento da competência intercultural, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Racionalidade técnica e rigor na padronização de comportamentos culturais.
Alternativa 2 – Neutralidade cultural e distância emocional nas interações.
Alternativa 3 – Empatia, respeito, flexibilidade e capacidade de adaptação diante do diferente.
Alternativa 4 – Rejeição de práticas divergentes como forma de manter a coesão social.
Alternativa 5 – Adoção de códigos culturais dominantes como medida de eficiência social.
QUESTÃO 6
Um dos obstáculos mais importantes que ainda temos que enfrentar, principalmente nós brasileiros, é a barreira do idioma. Ah, mas todo mundo estuda inglês! Não, não é todo mundo que estuda inglês. Temos uma dificuldade muito grande. O British Council fez um estudo e verificou que menos de 5% dos brasileiros fala algum idioma e menos de 1% fala o idioma inglês. Temos uma dificuldade muito grande a ser superada e temos que lembrar também do choque de gerações. As primeiras gerações totalmente globalizadas estão vindo agora, que estão com seus 20 ou 25 anos e estão ingressando na educação superior.
Fonte: STALLIVIERI, L. Entrevista: Luciane Stallivieri fala sobre a internacionalização na Educação Superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 11, p. 1-15, 2025. DOI: 10.20396/riesup.v11i00.8675092. Acesso em: 29 abr. 2025.
Sobre o idioma ainda ser uma barreira, analise as afirmativas a seguir:
I. A barreira linguística é um dos principais entraves para a plena internacionalização da educação superior no Brasil.
II. O choque de gerações influencia o modo como os jovens atuais encaram a globalização e a internacionalização acadêmica.
III. Para superar barreiras linguísticas e culturais, as IES devem desenvolver políticas linguísticas e estratégias de apoio intercultural.
IV. A maioria dos estudantes brasileiros possui fluência em inglês, o que facilita sua inserção em programas internacionais.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 7
“Não existe uma cultura melhor do que a outra. Elas são apenas diferentes e por serem diferentes é que precisamos ter o respeito, acolhimento, flexibilidade e tolerância” (Stallivieri, 2025, p. 1-15).
Fonte: STALLIVIERI, L. Entrevista: Luciane Stallivieri fala sobre a internacionalização na Educação Superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 11, p. 1-15, 2025. DOI: 10.20396/riesup.v11i00.8675092. Acesso em: 29 abr. 2025.
Com base nas informações do texto e do trecho citado, sobre as múltiplas culturas, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As diferenças culturais devem ser superadas para que todos os estudantes adotem um padrão cultural único nas instituições de ensino.
Alternativa 2 – A convivência multicultural nas instituições deve priorizar a cultura dominante local, diminuindo as práticas de acolhimento a culturas minoritárias.
Alternativa 3 – A mobilidade acadêmica internacional deve ser restrita a estudantes que já possuam alta fluência cultural para evitar conflitos.
Alternativa 4 – A adaptação cultural do estudante intercambista deve ser forçada rapidamente para evitar choques culturais prolongados.
Alternativa 5 – Conhecer e respeitar, as diferenças culturais são princípios fundamentais na promoção da internacionalização e da mobilidade acadêmica.
QUESTÃO 8
A promoção de um ambiente acadêmico que reconheça a diversidade social, cultural e econômica das pessoas representa um passo importante para a formação inclusiva. Tal ambiente, ao acolher as diferenças e estimular a adaptação constante, torna-se espaço de transformação pessoal e coletiva. Essa postura é ainda mais significativa quando alinhada a processos de internacionalização que ampliam a convivência entre distintas realidades humanas.
Fonte: adaptado de: BARROS, M. J. F. et al. Internacionalização da educação por instituições de ensino superior. Revista de Desenvolvimento Econômico – RDE, [s. l.], v. 1, n. 45, 2020.
Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
- A valorização da diversidade é um elemento essencial para a construção de relações sociais significativas na vida acadêmica.
- A promoção de um ambiente acadêmico inclusivo ocorre quando há diversidade cultural visível entre os estudantes.
III. A diversidade acadêmica está diretamente relacionada às diferenças de nacionalidade entre os estudantes.
- A internacionalização pode ser uma via de promoção de inclusão e transformação pessoal.
- A transformação de pessoas e contextos depende de uma abordagem acadêmica que reconheça as múltiplas realidades sociais.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 2 – II, III e V, apenas.
Alternativa 3 – I, III e V, apenas.
Alternativa 4 – I, IV e V, apenas.
Alternativa 5 – II, IV e V, apenas.
QUESTÃO 9
As ações de internacionalização observadas nas instituições analisadas se revelam pontuais e fragmentadas, não sendo percebidas como parte de uma estratégia institucional integrada às redes às quais pertencem. Os pilares que sustentam a internacionalização do ensino são ainda pouco desenvolvidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) privadas de Salvador, e a consolidação de uma experiência internacional mais abrangente esbarra na ausência de conhecimento técnico e aprofundado sobre o tema.
Fonte: adaptado de: BARROS, M. J. F. et al. Internacionalização da educação por instituições de ensino superior. Revista de Desenvolvimento Econômico – RDE, [s. l.], v. 1, n. 45, 2020.
Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
- A ausência de uma estratégia estruturada compromete a efetividade da internacionalização nas IES privadas de Salvador.
- A vinculação das IES a redes educacionais internacionais garante a implementação plena da internacionalização em suas práticas pedagógicas.
III. A maioria das IES analisadas apresenta ações de internacionalização de forma isolada, sem integração com o projeto pedagógico institucional.
- A carência de conhecimento específico sobre internacionalização dificulta a consolidação dessa prática como política institucional.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 10
O olhar da gestão vai passar muito pela questão das estratégias. Temos que ter estratégias programáticas e estratégias administrativas e uma depende da outra. Se queremos ter, por exemplo, internacionalização de currículo (IoC), oferta de mobilidade virtual (Virtual Exchange), programas Collaborative Online International Learning (COIL) ou a mobilidade híbrida, temos que pensar em estratégias programáticas e administrativas adequadas.
Fonte: STALLIVIERI, L. Entrevista: Luciane Stallivieri fala sobre a internacionalização na Educação Superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 11, p. 1-15, 2025. DOI: 10.20396/riesup.v11i00.8675092. Acesso em: 29 abr. 2025.
Sobre a gestão, estratégias programáticas e estratégias administrativas, analise as afirmativas a seguir:
I. A oferta de mobilidade virtual e de programas COIL deve ser planejada estrategicamente para garantir sua integração às políticas institucionais de internacionalização.
II. A gestão da internacionalização precisa atuar tanto na criação de programas, quanto na organização de processos internos para seu funcionamento.
III. A ausência de estratégias adequadas pode comprometer o sucesso das iniciativas de internacionalização, como o COIL e a mobilidade híbrida.
IV. A internacionalização do currículo (IoC) exige apenas ações administrativas, não sendo necessário planejamento programático.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 11
Clemente e Morosini (2021) discutem a importância de considerar o contexto no qual a competência intercultural se desenvolve. Não se trata apenas de um conjunto de habilidades individuais, mas de algo que se expressa nas relações e interações que ocorrem em espaços diversos.
Fonte: CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Apontamentos sobre competências interculturais na educação superior: o que pensam os discentes de maior rendimento?. Revista Inter. Educ. Sup., Campinas, v. 7, e021001, p. 19, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8654622. Acesso em: 29 abr. 2025.
Conforme a perspectiva apresentada, no que é fundamental para o desenvolvimento da competência intercultural, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Um ambiente homogêneo e previsível para o estudante se concentrar no conteúdo técnico.
Alternativa 2 – O contexto e as interações sociais nas quais a competência é construída e aplicada.
Alternativa 3 – A padronização de comportamentos e expressões culturais nos cursos universitários.
Alternativa 4 – O ensino de idiomas estrangeiros como meio principal de inserção cultural.
Alternativa 5 – A delimitação de espaços formais para tratar apenas de cultura estrangeira.
QUESTÃO 12
A mobilidade estudantil é uma dimensão visível da internacionalização, mas não é suficiente para promover uma formação acadêmica globalizada. A integração da internacionalização nas práticas pedagógicas e na gestão institucional é o que caracteriza um processo verdadeiramente abrangente.
Fonte: adaptado de: BARROS, M. J. F. et al. Internacionalização da educação por instituições de ensino superior. Revista de Desenvolvimento Econômico – RDE, [s. l.], v. 1, n. 45, 2020.
Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A experiência de intercâmbio acadêmico internacional, por si só, não assegura o desenvolvimento de uma educação internacionalizada nas instituições de ensino superior (IES).
PORQUE
- A internacionalização, quando restrita à mobilidade estudantil, ainda pode ser considerada suficiente desde que haja acordos internacionais firmados.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 13
É preciso registrar todo esse conhecimento, seja por relatórios, seja em planilhas, seja em eventos acadêmicos, ou até mesmo em páginas de rede social na web, para que outros estudantes, funcionários, coordenadores, gestores e sociedade em geral compreendam como a mobilidade acadêmica internacional ocorre para aquela instituição funciona.
Fonte: MOURA, D. R. H.; STALLIVIERI, L. Sistematização das informações da mobilidade acadêmica internacional nas instituições de ensino superior de Santa Catarina. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 11, p. 1-21, 2024. DOI: 10.20396/riesup.v11i00.8671069. Acesso em: 29 abr. 2025.
Com base nas informações do texto sobre os registros de atividades realizadas nos intercâmbios, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A mobilidade acadêmica não precisa ser divulgada ao público, pois seu impacto é apenas interno às instituições de ensino superior.
Alternativa 2 – A publicação de relatos sobre mobilidade acadêmica deve focar exclusivamente nas dificuldades enfrentadas pelos estudantes.
Alternativa 3 – Divulgar as experiências e informações da mobilidade acadêmica contribui para a transparência e fortalecimento dos programas de internacionalização das IES.
Alternativa 4 – As informações sobre a mobilidade acadêmica devem ser registradas apenas em documentos internos e mantidas restritas à gestão das IES.
Alternativa 5 – O registro das experiências de mobilidade acadêmica é indiferente para a melhoria dos programas de internacionalização das IES.
QUESTÃO 14
É por meio da socialização que a dimensão intercultural é aprimorada. As informações a respeito do local de destino, cultura, costumes, religião e modo de vida devem ser sistematizadas e disponibilizadas ao estudante. Além disso, os gestores de internacionalização devem se preocupar em disponibilizar informações relacionadas a valores e princípios comportamentais em ambientes multiculturais para minimizar o choque cultural e as reações negativas às diferenças culturais.
Fonte: MOURA, D. R. H.; STALLIVIERI, L. Sistematização das informações da mobilidade acadêmica internacional nas instituições de ensino superior de Santa Catarina. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 11, p. 1-21, 2024. DOI: 10.20396/riesup.v11i00.8671069. Acesso em: 29 abr. 2025.
Com base no texto, no que traz uma afirmação sobre a dimensão intercultural, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A socialização é considerada irrelevante para a dimensão intercultural, pois o estudante deve focar apenas nos estudos acadêmicos.
Alternativa 2 – As informações sobre o país de destino devem incluir apenas dados sobre instituições acadêmicas e disciplinas ofertadas.
Alternativa 3 – A sistematização de informações culturais e comportamentais visa reduzir o choque cultural enfrentado pelos estudantes em ambientes multiculturais.
Alternativa 4 – Gestores de internacionalização não precisam se preocupar com valores e princípios culturais, pois cada estudante deve buscar essas informações individualmente.
Alternativa 5 – Conhecer a cultura local é recomendado apenas para estudantes que pretendem residir no país de destino após a conclusão do intercâmbio.
QUESTÃO 15
Há diferentes definições para competência intercultural, como destacam Clemente e Morosini (2021). Uma das definições, proposta pela UNESCO (2009), destaca que a competência intercultural vai além da comunicação eficaz, exigindo também a reconfiguração de pontos de vista e concepções do mundo em contextos diversos.
Fonte: CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Apontamentos sobre competências interculturais na educação superior: o que pensam os discentes de maior rendimento?. Revista Inter. Educ. Sup., Campinas, v. 7, e021001, p. 9, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8654622. Acesso em: 29 abr. 2025.
Com base nessa definição da UNESCO (2009), no que melhor representa a concepção de competência intercultural apresentada, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A competência intercultural está focada na tradução de mensagens entre línguas distintas.
Alternativa 2 – Envolve a adaptação a comportamentos e normas sociais locais, ignorando outras capacidades.
Alternativa 3 – Implica o reconhecimento da diversidade como obstáculo ao diálogo.
Alternativa 4 – Engloba capacidades comunicativas e a habilidade de repensar concepções e pontos de vista.
Alternativa 5 – Aplica-se a contextos de viagens internacionais com fins educacionais.
QUESTÃO 16
A dimensão acadêmica é a parte que envolve a gestão de relações internacionais, tanto da IES de origem como a de destino, e a gestão de ensino dos cursos. A análise de compatibilidade dos cursos, disciplinas, matrizes curriculares e a possível validação dos créditos é o ponto-chave da mobilidade acadêmica internacional. Para o aluno, é importante que ele possa aproveitar o máximo do que estudou no exterior oficialmente. Nessa etapa, o papel do docente e dos coordenadores de cursos de verificação dos conteúdos e práticas realizadas é essencial.
Fonte: MOURA, D. R. H.; STALLIVIERI, L. Sistematização das informações da mobilidade acadêmica internacional nas instituições de ensino superior de Santa Catarina. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 11, p. 1-21, 2024. DOI: 10.20396/riesup.v11i00.8671069. Acesso em: 29 abr. 2025.
Com base no texto, no que indica o papel dos docentes e coordenadores de curso na mobilidade acadêmica, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Auxiliar na seleção dos candidatos a intercâmbio.
Alternativa 2 – Emitir vistos e organizar a documentação consular dos estudantes.
Alternativa 3 – Validar o diploma internacional do estudante no país de origem.
Alternativa 4 – Verificar os conteúdos e práticas das disciplinas cursadas no exterior para possível validação.
Alternativa 5 – Conduzir eventos sociais e fomento para integrar estudantes internacionais à cultura local.
QUESTÃO 17
Leia o excerto a seguir:
A internacionalização do ensino, pesquisa e extensão é ferramenta importante para o desenvolvimento regional, uma vez que instrumentaliza e prepara os profissionais para exercerem um papel atuante na sociedade. As Instituições de Ensino Superior (IES) devem articular intencionalmente ações que as conduzam ao desenvolvimento de políticas e estratégias para tornar a internacionalização presente em sua rotina acadêmica.
Fonte: adaptado de: BARROS, M. J. F. et al. Internacionalização da educação por instituições de ensino superior. Revista de Desenvolvimento Econômico – RDE, [s. l.], v. 1, n. 45, 2020.
Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
- A internacionalização contribui para o desenvolvimento regional ao formar profissionais mais engajados socialmente.
- A incorporação da internacionalização à rotina acadêmica das IES deve ocorrer por meio de ações intencionais e políticas bem estruturadas.
III. A simples participação das instituições em redes internacionais já configura uma internacionalização plena e eficaz.
- A internacionalização é uma prática irrelevante no contexto das exigências contemporâneas de formação profissional.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II e IV, apenas.
QUESTÃO 18
Segundo Mato (2018 aput Clemente; Morosini, 2021), desenvolver competências interculturais na educação superior não significa apenas inserir diferentes culturas no espaço acadêmico, mas sim transformar esse espaço a partir da superação de estruturas monoculturais. Essa abordagem propõe uma mudança de paradigma em relação à forma como as instituições compreendem e lidam com a diversidade.
Fonte: CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Apontamentos sobre competências interculturais na educação superior: o que pensam os discentes de maior rendimento?. Revista Inter. Educ. Sup., Campinas, v. 7, e021001, p. 16, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8654622. Acesso em: 29 abr. 2025.
Com base nessa abordagem, no que expressa esse entendimento, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Promover a igualdade entre culturas exige manter a neutralidade diante das suas diferenças.
Alternativa 2 – O reconhecimento da diversidade cultural deve se restringir aos conteúdos curriculares formais
Alternativa 3 – Inserir diferentes culturas nas instituições basta para desenvolver competências interculturais.
Alternativa 4 – Desenvolver competências interculturais exige superar formatos monoculturais arcaicos.
Alternativa 5 – A convivência multicultural é suficiente para gerar transformação social nas universidades.
QUESTÃO 19
Leia o excerto a seguir:
O contexto atual revela a necessidade de um profissional que consiga responder às demandas de sua localidade, do seu território, mas que, ao mesmo tempo, busque estar com os olhos abertos e atentos às questões globais, compreendendo os efeitos que os eventos externos geram em sua realidade. A educação é importante na formação de cidadãos globais e profissionais mais bem qualificados e mais aptos a interferir positivamente no destino de suas regiões.
Fonte: adaptado de: BARROS, M. J. F. et al. Internacionalização da educação por instituições de ensino superior. Revista de Desenvolvimento Econômico – RDE, [s. l.], v. 1, n. 45, 2020.
Com base nas ideias do texto, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A educação superior tem como função preparar o profissional para o mercado de trabalho nacional.
Alternativa 2 – O domínio técnico do profissional é suficiente, mesmo sem considerar as exigências do mundo globalizado.
Alternativa 3 – O desenvolvimento de competências globais é um diferencial opcional e pouco relevante no cenário contemporâneo.
Alternativa 4 – A atuação do profissional deve priorizar os desafios do contexto local, ignorando os impactos das dinâmicas globais.
Alternativa 5 – A internacionalização da educação contribui para formar profissionais preparados para os desafios locais e globais.
QUESTÃO 20
Instituir a internacionalização de forma estruturada em uma instituição de ensino demanda conhecimento, assertividade na busca de profissionais qualificados para atuarem no setor, proficiência de idiomas e expertise em relações internacionais e transculturais, além de uma aspiração institucional em prover as estruturas necessárias.
Fonte: adaptado de: BARROS, M. J. F. et al. Internacionalização da educação por instituições de ensino superior. Revista de Desenvolvimento Econômico – RDE, [s. l.], v. 1, n. 45, 2020.
Sobre os aspectos institucionais para a internacionalização do ensino superior, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A internacionalização depende exclusivamente do interesse dos gestores administrativos da instituição.
Alternativa 2 – A internacionalização ocorre naturalmente quando a instituição participa de uma rede educacional internacional.
Alternativa 3 – A existência de um setor de internacionalização assegura, por si só, a efetividade de toda a prática internacional.
Alternativa 4 – A oferta de intercâmbios internacionais, por si só, configura uma estrutura eficaz de internacionalização.
Alternativa 5 – A estruturação da internacionalização exige pessoal qualificado, domínio de idiomas e planejamento institucional.
QUESTÃO 21
Clemente e Morosini (2021) discutem dois paradigmas distintos sobre a definição de competências: o modelo de input, mais comum no Brasil e de inspiração norte-americana, e o modelo de output, predominante na Europa. Esses modelos influenciam diretamente a forma como se compreende o desenvolvimento de competências interculturais na educação superior, especialmente em tempos de crescente internacionalização do ensino.
Fonte: CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Apontamentos sobre competências interculturais na educação superior: o que pensam os discentes de maior rendimento?. Revista Inter. Educ. Sup., Campinas, v. 7, e021001, p. 8, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8654622. Acesso em: 29 abr. 2025.
Com base nos paradigmas citados, sobre as abordagens conceituais de competência apresentadas, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – O modelo de input ignora competências profissionais, organizacionais e gerenciais.
Alternativa 2 – A perspectiva de output entende a competência como um estado natural e fixo do indivíduo.
Alternativa 3 – O modelo de output está vinculado à ideia de o indivíduo conseguir assimilar e superar os resultados de suas ações.
Alternativa 4 – A abordagem de input é centrada nos desdobramentos de matrizes e gestão por competências.
Alternativa 5 – Ambas as abordagens concordam que a competência é inata e não pode ser desenvolvida por meio de práticas educativas.
QUESTÃO 22
Outro elemento, é que temos uma fragilidade política de vistos e de imigração. As universidades não têm clareza quanto às políticas de acolhimento para os estudantes internacionais e para os imigrantes, para os refugiados. Ainda não sabemos como lidar muito bem com isso. É uma fragilidade que nós temos que observar e nos prepararmos melhor, pois o processo é irreversível.
Fonte: STALLIVIERI, L. Entrevista: Luciane Stallivieri fala sobre a internacionalização na Educação Superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 11, p. 1-15, 2025. DOI: 10.20396/riesup.v11i00.8675092. Acesso em: 29 abr. 2025.
No que indica a forma como a resiliência pode ajudar os estudantes a enfrentar essa situação, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As universidades brasileiras já possuem políticas consolidadas e eficientes para acolhimento de estudantes internacionais e refugiados.
Alternativa 2 – A fragilidade das políticas de vistos e acolhimento representa uma barreira que pode comprometer a experiência de estudantes internacionais.
Alternativa 3 – O processo de internacionalização pode ser facilmente revertido caso as universidades não se adaptem às questões de imigração.
Alternativa 4 – As questões de imigração e acolhimento não têm relação direta com o sucesso da internacionalização acadêmica.
Alternativa 5 – A gestão universitária deve se preocupar apenas com questões acadêmicas, não com aspectos migratórios ou sociais dos estudantes.
QUESTÃO 23
De acordo com Clemente e Morosini (2021), para desenvolver competências interculturais (CI), é essencial cultivar certas atitudes e comportamentos. No ambiente universitário, esse desenvolvimento requer práticas voltadas à empatia, respeito e capacidade de adaptação, especialmente diante da diversidade cultural presente no espaço acadêmico.
Fonte: CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Apontamentos sobre competências interculturais na educação superior: o que pensam os discentes de maior rendimento?. Revista Inter. Educ. Sup., Campinas, v. 7, e021001, p. 17, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8654622. Acesso em: 29 abr. 2025.
Com base no artigo, quanto ao elemento apontado como fundamental para o desenvolvimento da competência intercultural no contexto da universidade, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – O domínio de técnicas de ensino tradicional.
Alternativa 2 – A ênfase exclusiva em disciplinas técnicas e objetivas.
Alternativa 3 – Ações que estimulem empatia, respeito e flexibilidade no convívio multicultural.
Alternativa 4 – A eliminação de práticas culturais minoritárias no ambiente acadêmico.
Alternativa 5 – A padronização das interações culturais segundo valores ocidentais.
QUESTÃO 24
O Brasil, enquanto país de destaque na América Latina, está inserido em uma agenda global que exige cada vez mais uma formação acadêmica conectada à internacionalização. Embora esse processo ainda seja recente no contexto nacional, as instituições de ensino superior precisam adequar seus currículos e estratégias para preparar os estudantes do século XXI diante de uma realidade cada vez mais globalizada.
Fonte: adaptado de: BARROS, M. J. F. et al. Internacionalização da educação por instituições de ensino superior. Revista de Desenvolvimento Econômico – RDE, [s. l.], v. 1, n. 45, 2020.
Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
- A internacionalização do ensino superior ainda é um fenômeno recente nas instituições de ensino do Brasil.
- A formação acadêmica dos estudantes contemporâneos exige o domínio de temas relacionados à internacionalização.
III. A internacionalização deve ser tratada como um diferencial, e não como uma necessidade estratégica.
- A inserção do Brasil na agenda internacional é relevante por sua posição de destaque na América Latina.
- A consolidação da internacionalização nas instituições de ensino superior brasileiras já está plenamente estabelecida em todas as regiões.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III, apenas.
Alternativa 2 – I, III e V, apenas.
Alternativa 3 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, IV e V, apenas.
Alternativa 5 – II, III e V, apenas.
QUESTÃO 25
Clemente e Morosini (2021) mencionam que o termo “cidadania global” é frequentemente associado ao debate sobre competências interculturais. Entretanto, chamam atenção para o fato de que essa expressão não é conceitualmente consensual, uma vez que a própria noção de cidadania carrega múltiplas perspectivas e interpretações.
Fonte: CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Apontamentos sobre competências interculturais na educação superior: o que pensam os discentes de maior rendimento?. Revista Inter. Educ. Sup., Campinas, v. 7, e021001, p. 11, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8654622. Acesso em: 29 abr. 2025.
Assim, considerando essa multiplicidade de perspectivas, quanto à abordagem adotada pela UNESCO (2015) sobre o conceito de cidadania global, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Trata-se de uma condição legal garantida por acordos internacionais entre Estados.
Alternativa 2 – Refere-se a uma forma de pertencimento à comunidade acadêmica regional.
Alternativa 3 – Representa uma sensação de pertencimento à humanidade e uma visão que conecta o local ao global.
Alternativa 4 – Está restrita a políticas públicas de mobilidade estudantil.
Alternativa 5 – É um conceito novo, ainda sem aplicabilidade no ensino superior.
QUESTÃO 26
De acordo com o Clemente e Morasini (2021), o reconhecimento do espaço multicultural implica a superação de posturas que negam ou ignoram a diversidade. O desenvolvimento da competência intercultural requer ações que estejam em sintonia com os valores de empatia e respeito, evitando comportamentos que minem o diálogo entre culturas.
Fonte: CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Apontamentos sobre competências interculturais na educação superior: o que pensam os discentes de maior rendimento?. Revista Inter. Educ. Sup., Campinas, v. 7, e021001, p. 17, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8654622. Acesso em: 29 abr. 2025.
Segundo Clemente e Morasini (2021), quanto à atitude que pode comprometer diretamente o processo de desenvolvimento da competência intercultural, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A inclusão de múltiplos pontos de vista e práticas culturais nas interações sociais.
Alternativa 2 – A negação de valores diversos e a reafirmação de práticas contrárias ao respeito e à empatia.
Alternativa 3 – A criação de espaços de convivência entre grupos com diferentes repertórios culturais.
Alternativa 4 – O fomento a comportamentos cooperativos e de abertura cultural.
Alternativa 5 – A escuta ativa e valorização da pluralidade de saberes e práticas.
QUESTÃO 27
Os professores ficaram totalmente a parte do processo de internacionalização. Os estudantes viajam, os pesquisadores viajam, mas o professor que atua na sala de aula ficou esquecido.
Fonte: STALLIVIERI, L. Entrevista: Luciane Stallivieri fala sobre a internacionalização na Educação Superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 11, p. 1-15, 2025. DOI: 10.20396/riesup.v11i00.8675092. Acesso em: 29 abr. 2025.
Sobre a ausência de envolvimento do processo de internacionalização, analise as afirmativas a seguir:
I. A ausência de envolvimento dos professores compromete a formação de estudantes globalmente conscientes e preparados.
II. A internacionalização tem priorizado principalmente a formação dos docentes, garantindo amplo acesso a programas de intercâmbio e capacitação.
III. A mobilidade acadêmica internacional ocorre de maneira independente da atuação dos professores em sala de aula.
IV. A função do professor na internacionalização limita-se à indicação de alunos para bolsas de estudos no exterior.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 28
Ao abordar a temática das competências interculturais na educação superior brasileira, Clemente e Morosini (2021) destacam que essa discussão ainda é incipiente, apesar da crescente importância diante do cenário de diversidade cultural nas instituições de ensino. O texto argumenta que a formação acadêmica deve estar orientada para a construção de competências capazes de preparar o estudante para enfrentar os desafios de um mundo globalizado.
Fonte: CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Apontamentos sobre competências interculturais na educação superior: o que pensam os discentes de maior rendimento?. Revista Inter. Educ. Sup., Campinas, v. 7, e021001, p. 3, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8654622. Acesso em: 29 abr. 2025.
Com base no texto, sobre a abordagem das competências interculturais, vinculadas ao desempenho discente na educação superior, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – O conceito de competência intercultural está consolidado na educação superior brasileira desde a década de 1970.
Alternativa 2 – A formação integral do estudante é tratada como um elemento periférico no desenvolvimento das competências interculturais.
Alternativa 3 – O ambiente universitário é descrito como homogêneo, o que facilita a integração cultural dos discentes.
Alternativa 4 – A internacionalização da educação e a diversidade cultural são fatores inevitáveis no contexto da educação superior.
Alternativa 5 – A literatura brasileira sobre o tema apresenta consenso conceitual desde os anos 1950, conforme o modelo americano.
QUESTÃO 29
São cinco os elementos que podem ser considerados no processo de desenvolvimento das competências interculturais: atitudes, conhecimento, habilidades, resultados internos e resultados externos. Esses elementos orientam tanto a construção curricular quanto a trajetória formativa dos indivíduos.
Fonte: CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Apontamentos sobre competências interculturais na educação superior: o que pensam os discentes de maior rendimento?. Revista Inter. Educ. Sup., Campinas, v. 7, e021001, p. 19, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8654622. Acesso em: 29 abr. 2025.
No que apresenta um dos componentes indicados para o desenvolvimento da competência intercultural, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Apenas a fluência em idiomas estrangeiros.
Alternativa 2 – Conhecimento técnico específico e resultados estatísticos.
Alternativa 3 – Atitudes, como respeito e empatia, que influenciam diretamente nas interações culturais.
Alternativa 4 – Rendimento acadêmico superior em disciplinas tradicionais.
Alternativa 5 – Resultados externos medidos apenas por avaliações institucionais.
QUESTÃO 30
A educação internacional exige da instituição intencionalidade em sua prática pedagógica e administrativa. Não se trata apenas de conhecer a cultura do outro, mas de promover um ambiente formativo que desenvolva habilidades de convivência, empatia e respeito à diversidade.
Fonte: adaptado de: BARROS, M. J. F. et al. Internacionalização da educação por instituições de ensino superior. Revista de Desenvolvimento Econômico – RDE, [s. l.], v. 1, n. 45, 2020.
Com base no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A internacionalização acontece automaticamente em instituições que recebem alunos estrangeiros.
PORQUE
- A internacionalização requer planejamento e envolvimento institucional consciente para formar profissionais aptos a atuar em uma sociedade globalizada.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.