SIGNIFICAÇÃO
Uma definição de pesquisa de mercado, segundo a Associação Nacional de Empresas de Pesquisa de Mercado (ANEP):
“A coleta sistemática e o registro, classificação, análise e apresentação objetiva de dados sobre hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações de indivíduos e organizações dentro do contexto de suas atividades econômicas, sociais, políticas e cotidianas”.
EXPERIMENTAÇÃO
Não há como negar que o avanço da tecnologia influenciou em novas oportunidades para as empresas, independente do segmento de atuação.
Neste contexto, a pesquisa de mercado é de suma importância, tendo em vista que permite identificar as oportunidades e problemas no mercado em que está inserida.
Ao coletar informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor, é possível entender o que a organização precisa para chegar aos resultados almejados, e quais são as estratégias a serem guiadas, ou seja, uma pesquisa bem elaborada pode ser crucial para o desempenho de qualquer negócio.
REFLEXÃO
Não só isso, mas também contribui significativamente em analisar o relacionamento com os clientes, percepções dos serviços ou produto, além da concorrência. Afinal, uma pesquisa de mercado serve para orientar um gestor na tomada de decisões ou solucionar problemas.
Fonte: adaptado de: https://www.questionpro.com/blog/pt-br/principais-beneficios-da-pesquisa-de-mercado/. Acesso em: 30 jan. 2024.
AÇÃO/AVALIAÇÃO:
Dentre os principais benefícios de uma pesquisa de mercado estão a identificação de problemas ou necessidades de materiais de consumo. Um desses materiais de consumo é o combustível e sua volatilidade. Estima-se que o consumo de gasolina no Brasil, em 2024, crescerá em 0,3% e de etanol, 8%, prevê StoneX.
Fonte: adaptado de: https://www.udop.com.br/noticia/2023/11/09/consumo-de-gasolina-no-brasil-em-2024-crescera-0-3-o-de-etanol-8-preve-stonex.html. Acesso em: 30 jan. 2024.
Mediante o exposto, com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina de Estatística, nossa atividade MAPA, será sobre o consumo de combustível.
Etapa 2: Agora é com você!
A partir da leitura do texto de apoio e considerando os estudos sobre pesquisa de mercado, faça o que se pede a seguir.
1) Sua missão é realizar uma pesquisa de mercado. Para isto, faça uma pesquisa, possivelmente entre colegas e familiares sobre o consumo de combustível. Dessa forma, você deverá realizar a coleta de dados por meio de entrevista com, no mínimo, 15 pessoas. Essa pesquisa pode ser realizada mediante a construção de um formulário online (google forms, por exemplo – no vídeo explicativo do MAPA, haverá um passo a passo para a criação do formulário) ou, a pesquisa pode ocorrer presencialmente, coletando as informações individualmente.
Você, querido(a) aluno(a), poderá elaborar as questões do formulário para a entrevista, porém, algumas informações são essenciais e PRECISAM constar em sua pesquisa:
1.1 Qual sua cidade/estado?
1.2 Possui veículo motorizado? Qual? (carro, moto, caminhão etc.)
1.3 Quantos veículos possui em sua residência?
1.4 Qual tipo de combustível utiliza normalmente? (gasolina, gasolina aditivada, etanol, diesel)
1.5 Qual o consumo normal de combustível do seu veículo?
1.6 Qual o valor pago pelo litro do combustível no último abastecimento?
1.7 Notou alguma variação do preço do combustível?
Atenção!
Além dessas perguntas, você pode elaborar outras que possam lhe auxiliar em uma possível análise para tomada de decisão.
Importante lembrar que, pesquisas muito longas possuem uma menor chance de respostas confiáveis!
Utilize o template disponibilizado no Material da Disciplina, e apresente uma tabela com as respostas obtidas na pesquisa realizada por você.
2) Apresente um relatório com uma análise estatística e descritiva da pesquisa que você realizou. Dentro dessa análise, cujo objetivo é entender o consumo e o mercado de combustíveis ao seu redor, é fundamental que você apresente e descreva:
2.1 Cálculo da média de veículos por residência.
2.2 Por meio de um gráfico de setores, por exemplo, o combustível mais utilizado.
2.3 Cálculo da média de consumo de combustível (aqui é importante separar e agrupar veículos que utilizam o mesmo tipo de combustível).
2.4 Cálculo da média do valor pago pelo litro do combustível (aqui é importante separar e agrupar veículos que utilizam o mesmo tipo de combustível).
Importante! Para cada item exposto, você deve apresentar o cálculo, o resultado e a análise descritiva.
3) Com base nos dados coletados sobre o consumo de combustível faça uma análise geral dessas informações, enfatizando a média de consumo por pessoa e, para esta situação em específico, explique como é possível reduzir esse consumo de forma sustentável.
Boa pesquisa!
Dicas dos professores:
– Assista ao vídeo explicativo gravado pelo professor. Link disponível no Material da Disciplina.
– Utilize o Formulário Padrão, arquivo em Word disponível no ambiente da disciplina em “Material da Disciplina”.
– Certifique-se de que esteja encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
– A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas! E arquivos em branco, corrompido ou incorreto não será atribuído nota.
– Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu Professor(a) Mediador(a) pelo Studeo no Fale com o Mediador.