Situação-Problema 1
Entender o Negócio
Era uma segunda-feira daquelas, trânsito, chuva e frio. Você chegou cedo, todavia, tinha dormido
pouco porque seu smartphone havia tocado às 2h15 com o pessoal de negócios avisando que pela
manhã haveria uma reunião para discutir a implementação de um novo sistema para um cliente que
possui uma loja de cup cakes gourmet e que quer um aplicativo mobile para incrementar suas vendas
pela internet.
Tudo bem, você entra na sala de reunião e vários stakeholders estão presentes, inclusive o cliente,
com cara de poucos amigos, também pudera, na última empresa que ele contratou, os analistas não
souberam elicitar os requisitos, desprezaram a opinião dele e construíram um APP que não
funcionava; as reclamações dos clientes foram tantas que ele simplesmente retirou do ar e, claro,
teve a imagem de sua empresa arranhada. Assim, isso vai demandar uma abordagem extremamente
cautelosa e uma análise minuciosa.
Por isso seu diretor, logo de início, na parte de apresentações, já dispara seu nome como sendo o
analista responsável por levantar os cartões de história dos usuários, transformar em requisitos ágeis
completos e apresentar os produtos para a aprovação do cliente e sua equipe para evoluirmos para
a fase de planejamento do sistema. Isso foi uma exigência do cliente porque como já escrevemos, na
última vez em que ele tentou fazer esse APP, foi uma catástrofe atrás da outra.
O que se espera de você nesse projeto:
Utilize esse documento como sendo o seu brieflng descrevendo o negócio e as
oportunidades, leia-o atentamente e anote o que for importante;
A partir do texto e vídeo com as ideias e os comentários sobre o negócio, você deverá
criar os cartões de história do usuário para criar um sistema para uma loja virtual de
cupcakes. Foco na vitrine virtual, pedido eletrônico, pagamento e entrega –(na seção de
atividade de entrega, você encontrará um arquivo que servirá de base para a atividade);
Crie um mapa de afinidade das histórias dos usuários;
Agrupe as histórias e crie um backlog de produto priorizado;
Extraia os requisitos das histórias e crie tarefas para realizá-las;
Apresente um documento contendo a sua especificação ágil para esse projeto.
Situação-Problema 2
Fazer Artefatos UML
O seu diretor e o cliente adoraram seu material de requisitos ágeis e deram sinal verde para que
você prosseguisse com a próxima fase: a de construção dos artefatos básicos da UML e os casos de
uso expandidos.
Nessa fase, eles esperam de vocês as seguintes entregas:
Diagrama de caso de uso geral;
Casos de uso expandidos;
Diagrama de classes;
Diagrama de sequência;
Apresente o documento contendo todos esses documentos conforme a ordem.
Situação-Problema 3
Fazer Protótipo das Telas
Parabéns, as coisas andaram bem para o seu lado.
Seus colegas acabaram contando sobre seu conhecimento em desenvolver wireframes, mapas
conceituais e mapas de aplicativos web para a diretoria e eles acabaram “ventilando” isso ao cliente
que até o momento vem gostando do seu trabalho. Ele deu sinal verde para que você assuma agora
o compromisso com a entrega de design da interface humano computador. Todos estão confiantes e
agora é o momento de você mostrar sua criatividade aliando usabilidade, acessibilidade e uma
excelente arquitetura de informação.
O que eles esperam que você entregue:
Mockup/wireframe das telas do APP dos cupcakes;
Mapa conceitual;
Mapa navegacional (mapa do app).