Texto 02
As tecnologias digitais estão em constantes transformações, apresentando-se como uma gama de possibilidades para a interação, para comunicação, para a busca de informações, para o entretenimento e para a produção do conhecimento. Desse modo, é preciso repensar as formas de ensino para que se assegure, realmente, a aprendizagem dos alunos, repensar isso perpassa pela formação inicial e continuada do professor. Considerando que as tecnologias digitais têm provocado mudanças na sociedade de modo geral, há que se considerar que a escola precisa ser redimensionada para atender as demandas atuais. Esse redimensionamento passa pela reavaliação do papel do professor, e consequentemente pela formação inicial dos futuros professores. Os cursos superiores de licenciaturas precisam preparar os futuros docentes para o uso eficaz das tecnologias digitais, contribuindo com o aluno no desenvolvimento das capacidades cognitivas que são requeridas para que se concretize os processos de ensino e de aprendizagem.
FRIZON, Vanessa et al. A formação de professores e as tecnologias digitais. In: Anais do XII Congresso Nacional de Educação-EDUCERE. 2015.
Considerando o material didático e as informações apresentadas acima, elabore um texto dissertativo (de no mínimo 25 e no máximo 30 linhas) respondendo as seguintes perguntas:
– O que são e para que servem as Tecnologias de Informação e Comunicação? Como utilizá-las no contexto escolar?
– Por que os professores devem estar em constante estudo e aperfeiçoamento do uso das ferramentas digitais na educação? Justifique a resposta a partir de teorias estudadas ou pesquisas bibliográficas.
Observação: Esta é uma atividade que envolve fundamentação teórica para elaboração da resposta, portanto, atente-se a necessidade de apresentar citações diretas e/ou indiretas e as referências utilizadas. Lembre-se, as referências é um elemento pós-textual, isto é, não conta como linha.