24.
TEXTO 2
Quem quer que fosse, porém, o pai, letrado ou hortelão, a verdade é que Marcela não possuía a inocência rústica, e mal chegava a entender a moral do código. Era boa moça, lépida, sem escrúpulos, um pouco tolhida pela austeridade do tempo, que lhe não permitia arrastar pelas ruas os seus estouvamentos e berlindas; luxuosa, impaciente, amiga de dinheiro e de rapazes. Naquele ano, morria de amores por um certo Xavier, sujeito abastado e tísico — uma pérola (Assis, 1984, p. 22).
Fonte: ASSIS, M. de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. 10. ed. São Paulo: Ática, 1984.
No texto 1, temos a representação de “Moema”, personagem do poema épico “Caramuru”, de Santa Rita Durão, escritor árcade, pelo olhar do artista romântico Victor Meirelles. Já no texto 2, temos um excerto de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, em que consta a descrição da personagem Marcela, um dos casos amorosos do protagonista desta obra que é um marco do Realismo brasileiro.
A partir da leitura dos textos e considerando as discussões presentes em nossos materiais de estudo acerca dos contrastes entre Romantismo e Realismo, discorra sobre os aspectos a seguir:
a) Em um texto dissertativo argumentativo de 10 a 20 linhas, comente sobre as diferenças entre as representações do feminino no Romantismo e no Realismo, considerando o contexto sociohistórico de cada um desses movimentos estéticos.
b) Comente, em sua opinião, como tais movimentos seguem (ou não) impactando a produção artística-literária na atualidade.