Projeto Integrador Transdisciplinar em Comércio
Exterior I.
Material Teórico
Projeto Integrador
Caro aluno, os conceitos que você verá abaixo, antes mesmo do conteúdo relativo ao Projeto
Integrador, dizem respeito ao tema, que é comum na introdução de textos, lembras?
Um projeto integrador, em linhas gerais, deve ser entendido como uma proposta de aprendizado
prático que se traduz como um instrumento didático desafiador para o estudante, na medida em que
busca apresentar uma situação problema e uma série de passos que devem ser considerados para
que haja uma compreensão e uma resolução da situação considerando a estrutura proposta para o
tema, que é o comércio exterior: exportação e importação.
No plano prático, o projeto integrador visa trazer os conhecimentos sistematizados por você, aluno,
durante o desenvolvimento das disciplinas em sala de aula a partir de situações reais, mediante
aplicação dos conhecimentos para solucionar problemas do dia a dia.
Para nosso propósito aqui, o projeto é um estudo orientador, ou ainda que objetiva formalizar as fases
necessárias para uma negociação externa, seja ela exportação ou importação. Assim, o projeto
integrador propõe a apresentação de atividades a serem desenvolvidas com vistas ao
estabelecimento de uma negociação externa, particularmente por empresas.
Os processos e procedimentos desenhados para cada atividade estão organizados em fases e são
relacionados às disciplinas estudadas no curso. O termo integrador se estabelece à medida que se
vinculam as disciplinas e a elas se integra um propósito específico, seja o da negociação comercial
externa como um todo ou o de uma fase específica da negociação.
Transdisciplinaridade
O termo “transdisciplinar” está relacionado à reciprocidade de integração de conceitos de várias
disciplinas estudadas no curso, que denominam-se ciências e permitem o entendimento do projeto,
esboçado aqui como um conjunto de ações (plano) que permite otimizar a iniciativa dos negócios
externos a partir de bases científicas. Você, estudante, deve ficar atento às fases e às atividades
pertinentes e buscar em sua mente por lembranças de conteúdos da disciplina estudada que se
relacionem com a discussão em desenvolvimento. Deve também pesquisar nos links, livros e vídeos
apresentados, buscando mais informações importantes para melhorar o seu entendimento. As
nuances das relações externas devem ser objeto de estudos permanentes para os negociadores,
pois as mutações nos ambientes externos estão acontecendo sob diversos aspectos e é preciso
saber o que fazer para não gerar riscos aos negócios. A Figura abaixo busca inserir esta ideia.
Em Comércio Exterior
As disciplinas introdutórias do curso de Comércio Exterior dão conta de que o comércio exterior é “a
extensão do comércio interno” ou ainda, qualquer tipo de relação de trocas de um produto qualquer,
tangível ou intangível, de um residente nacional com um não residente, ou seja, um estrangeiro (que
não é residente do nosso país).
A troca também é conhecida como intercâmbio externo e, se usarmos o termo “operação de compra
ou venda” de produtos do interior para o exterior, estamos falando do mesmo (NYEGRAY, 2016).