“Um dos problemas enfrentados por docentes de todo país foi a falta de preparo para lidar com o ensino remoto, síncrono ou assíncrono, palavras que até então não faziam parte do vocabulário desses profissionais. Do dia para a noite, muitos professores se viram diante de um grande desafio: o de continuar levando conhecimento através de ambientes virtuais”.
Fonte: https://voxlittera.com.br/formacao-docente-digital/. Acesso em: 8 dez. 2023.
No capítulo Plataformas Digitais e o Ensino de Literatura: Book Creator na Releitura de Clássicos, de Carla Maria do Carmo Ravaneda de Antonio e Raul Greco Júnior, a discussão se aprofunda na interseção entre tecnologia e educação, especialmente diante dos desafios impostos pela necessidade de adaptação ao ensino remoto. Essa transição repentina para o ensino virtual, como destacado pelos autores, trouxe consigo desafios significativos. Muitos educadores, acostumados ao modelo presencial de ensino, foram obrigados a se adaptarem rapidamente a um ambiente digital desconhecido.
Essa citação evidencia um ponto crítico na educação contemporânea: a necessidade de formação e adaptação dos professores às novas realidades tecnológicas. A pandemia de COVID-19 acelerou esse processo, expondo lacunas na preparação dos docentes para o uso eficaz de ferramentas digitais em suas práticas pedagógicas. A integração de plataformas como o Book Creator e o Canva no ensino é um exemplo de como a tecnologia pode não apenas auxiliar na superação desses desafios, mas também enriquecer a experiência educacional.
Desenvolvimento de um Projeto Educacional Utilizando Tecnologia Digital
Para a elaboração desse projeto educacional, você deve realizar as três etapas indicadas a seguir:
Etapa 1: produzir um texto dissertativo, contendo de 10 a 20 linhas, sobre as questões a seguir:
- a) Como você pode utilizar plataformas digitais, como o Canva e o Book Creator, para superar desafios do ensino remoto e promover uma aprendizagem mais interativa e envolvente?
- b) De que maneira a tecnologia pode ser empregada para que os alunos não apenas consumam conteúdos, mas também criem e compartilhem suas próprias interpretações?
- c) Considerando as limitações e possibilidades do ensino remoto, quais estratégias você adotaria para apresentar e discutir os trabalhos criados pelos alunos, promovendo um ambiente de feedback construtivo e aprendizado colaborativo?
Etapa 2: como futuro professor, você deve escolher um (01) conteúdo da sua disciplina de formação e produzir um e-book utilizando uma ferramenta digital (sugestão: Canva ou Book Creator), destinado aos alunos da educação básica, contendo de 8 a 12 páginas.
Etapa 3: você deverá realizar uma apresentação do e-book desenvolvido com um grupo de, pelo menos, três pessoas. Esse grupo pode incluir estudantes reais, funcionários do polo ou membros da sua família. Como parte desse processo, é essencial comprovar a aplicação da atividade por meio de fotografias ou prints de telas; enfim, registros que evidenciam a interação das pessoas com o seu recurso. Por fim, esse projeto deve ser entregue em uma escola ou no seu polo.
ORIENTAÇÕES
Para sua maior facilidade na execução dessa atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a sua realização:
– Desenvolva o seu trabalho nos Templates disponibilizados no Material da disciplina (um para entrega na escola e outro no campo do MAPA no ambiente da disciplina).
– Assista ao vídeo explicativo disponível na Sala do Café.
– Siga atentamente às orientações descritas, desenvolvendo em seu trabalho todas as etapas elencadas.
– Para auxiliar no desenvolvimento da atividade, faça o uso do material de apoio.
– Realize uma cuidadosa correção ortográfica antes de enviá-lo, pois não será possível a alteração.
– O formato do arquivo deve ser “texto” (.doc ou .docx), sendo permitido o envio de um único arquivo.
– A produção do e-book é obrigatória, pois é uma boa oportunidade para você se aventurar na produção de recursos pedagógicos digitais, que são essenciais para a prática pedagógica na sociedade contemporânea.
– O projeto educacional deve ser enviado para uma escola ou em seu polo, com a assinatura do termo de entrega e a aplicação de pelo menos três pessoas. Você também deve realizar o envio no ambiente na atividade MAPA em um template específico com os anexos que comprovem a entrega.
– Aproveite esse momento para usar sua criatividade, demonstrar suas habilidades e seu conhecimento e, principalmente, para treinar para a sua prática docente.
Bom trabalho!