Para Cateora, Gilly e Grahan (2012) o marketing internacional tem uma amplitude grande em suas
atividades. Nesta disciplina você pode trabalhar algumas categorias distintas, exercendo sua função
de gestor global. Todas as funções são de fundamental importância no contexto internacional, pois é
justamente através delas que o executivo pode obter êxito e sucesso empresarial. O conhecimento
de cada uma delas é o que vai diferenciar profissionais de amadores no cenário mundial. A seguir
você vai conhecer algumas das atividades sobre as quais o gestor de uma empresa deve ter
conhecimento:
Exportação e importação: exportação é a comercialização de produtos fabricados em
um país para o uso e revenda em outros países. Já a importação é a compra de produtos
fabricados em outro país para uso ou revenda no próprio país. As atividades de
exportação e importação podem ser subdivididas em dois grupos. Um grupo de
atividades é a mercantilização de produtos tangíveis, tais como vestuário, eletrônicos e
matérias-primas. Outro grupo de atividade é a prestação de serviços, que são produtos
intangíveis, como atividades bancárias, turismo, lazer etc;
Investimentos internacionais: assim como a importação e a exportação, os
investimentos são divididos em dois grupos: investimentos externos diretos e
investimentos de portfólio. Os investimentos externos diretos, ou Foreign
Direct Investments (FDI), são investimentos realizados com o objetivo de controlar
propriedades, capitais ou empresas localizadas em países estrangeiros. Para citar um
exemplo de FDI, basta analisar a compra de ações comuns de uma empresa brasileira
por uma empresa americana. Após a compra a empresa americana leva os executivos
até o Brasil com a intenção de familiarizar os mesmos com o país e controlar parte da
organização. Já os investimentos de portfólio são compras de capital financeiro externo
(ações, certificados de depósitos, etc.), mas não com a função de controle. Um exemplo
de investimento de portfólio é a compra de cotas das ações comuns de uma empresa
japonesa por uma empresa americana de fundo de pensão. A finalidade do
investimento do fundo de pensão é levantar a taxa de retorno no seu portfólio de
capital. A empresa não tem interesse no controle da corporação;
Licenciamento: trata-se de um acordo legal em que uma empresa em um país licencia
o uso de suas propriedades intelectuais, como patentes, nome de marca, marcas
registradas e copyrights, para uma empresa sediada em outro país. A organização
licenciada paga royalties como forma de compensar o uso das propriedades intelectuais;
Franquia: é uma forma complementar de licenciamento. Acontece quando a
organização em um país autoriza uma empresa em outro país a utilizar seus sistemas de
operação, assim como o nome da marca, marca registrada e logo. Dessa forma a
corporação paga royalties pela utilização desses recursos, além de seguir as normas
prescritas no contrato da franquia;
Contrato de gerenciamento: é um acordo em que a organização em um país concorda
em operar uma filial ou até mesmo fornecer outros serviços de planejamento e gestão
para uma empresa em outro país em troca do pagamento de uma taxa acordada entre
as partes.