Segundo Segre (2022), é importante lembrar que todas as empresas que pretendem importar e
exportar precisam ter o Radar, isto é, o Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes
Aduaneiros. Trata-se de um registro que deve ser realizado junto à Receita Federal. Esse documento
é necessário para evidenciar que a organização tem autorização para trabalhar com comércio
exterior e para fazer a solicitação de acesso ao Siscomex. A constante competição internacional
intensifica a necessidade de eficácia do sistema de informações. Empresas dos segmentos bancário,
automotivo, de informática, vestuário etc. estão entre tantas outras com operações globais que
investiram em sofisticados sistemas de troca de dados por meios eletrônicos para melhorar o
intercâmbio de informações.
Para Kotler e Keller (2019) muitas vezes maus resultados operacionais podem ser consequência de
insuficiência de dados e informações sobre eventos tanto dentro quanto fora da empresa. Um
exemplo aconteceu com a fabricante alemã de artigos esportivos Adidas, quando a nova equipe
administrativa da empresa instalou-se nos Estados Unidos. Ela não dispunha sequer de dados sobre
rotatividade normal dos estoques. Um novo sistema de relatórios revelou que suas adversárias,
Reebok e Nike, tinham um giro de estoques de cinco vezes por ano, contra o de duas vezes da
Adidas. A informação serviu para concentrar o foco de marketing nos produtos de melhor venda da
Adidas. Outro exemplo de uso de um sistema de informações de marketing internacional bem
utilizado é da empresa Colgate-Palmolive, que conseguiu padronizar em todo o mundo seus sistemas
de correio eletrônico. O processo foi um pouco lento, mas os executivos da Colgate chegaram à
conclusão de que um sistema global de troca de mensagens aumentaria a produtividade dos
empregados. Com essa ação, colaboradores da empresa em mais de 165 países puderam trocar
mensagens e arquivos com facilidade, o que influenciou no giro das informações e na comunicação
dos colaboradores. O movimento no correio eletrônico quase dobrou em um período de três anos,
depois de concluído o processo.
De acordo com Kotler e Armstrong (2014), um sistema de informação de marketing internacional
coerente consiste de pessoas, equipamentos e procedimentos para coletar, selecionar, analisar,
avaliar e distribuir informações de marketing que sejam necessárias, oportunas e precisas para
tomadores de decisões de marketing.
Neste material didático vamos nos referir muitas vezes ao sistema de informações de marketing
como SIM. Em alguns contextos o sistema de informações de marketing internacional também é
conhecido como SIMI.
Para Laudom e Laudon (2022), um SIM possui três componentes:
Um sistema de registros internos, que inclui informações sobre o ciclo pedido-
pagamento e sistemas de relatórios de vendas;
Um sistema de inteligência de marketing, isto é, um conjunto de procedimentos e fontes
utilizado por gerentes para obter informações rotineiras sobre eventos pertinentes no
ambiente de marketing;
Um sistema de pesquisa de marketing, que permite a elaboração, a coleta, a análise e a
edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação
específica de marketing.
Como enfatiza Segres (2022) a necessidade de informação no mercado internacional é
particularmente aguda pelos profissionais das empresas. Por isso, busca-se apresentar uma forma
sistemática de coleta de informações em fontes confiáveis, para que as organizações alcancem uma
vantagem competitiva sustentável baseada na aplicação da tecnologia da informação (TI). Os
relatórios do SIM possibilitam análises para tomadas de decisões ágeis, priorizando ações de
marketing, alocando melhor os recursos disponíveis e visando à retenção de clientes nas mais
diversas partes do mundo.
O SIM fornece a administradores e outros encarregados de tomar decisões importantes para a
organização um fluxo contínuo de informações sobre as operações da empresa. Dessa forma, o
sistema deve fornecer meios de coletar, analisar, classificar, armazenar, localizar e comunicar dados
relevantes, abrangendo aspectos do ambiente externo da empresa, como clientes e concorrentes.
Isso deve ser feito pelo sistema, de maneira oportuna e eficiente em termos de custos e prática. Os
atuais ambientes econômicos e políticos internacionais exigem informações de âmbito global
diariamente. As empresas internacionais geocêntricas geralmente têm sistemas de informação que
superam esses desafios. Tipicamente, os departamentos de planejamento estratégico ou de
pesquisa de marketing são os encarregados de operar esses sistemas, distribuindo informações para
a alta administração e gerentes em toda a organização, agilizando e otimizando as decisões.
Segundo Silva (2019), o papel do sistema de informações de marketing internacional para uma
organização global é de fundamental importância. Estão contidos no SIM todos os assuntos de
grande relevância, como os ambientes econômicos, culturais, sociais, jurídicos e normativos.
Dentre as vantagens que um SIM oferece, podemos destacar as seguintes:
Maior fluxo de informações dentro das limitações de tempo cada vez maiores impostas
pela dinâmica dos negócios;
Integração de informações que estão dispersas pelas diversas áreas das grandes
empresas;
Recuperação seletiva das informações;
Reconhecimento mais rápido das tendências em curso;
Melhor uso dos dados históricos relacionados com as atividades da empresa;
Garantia de evidência para informações importantes ou relevantes;
Redução do número de decisões tomadas com base apenas em intuições ou
experiências;
Maior exploração do conceito de marketing em termos de orientação para o
consumidor, de criação de valor para os consumidores e acionistas e de administração
do marketing mix (produto, preço, praça e promoção).