Modelo de Classe Extraído:
Cliente: representa um cliente com atributos como nome, número de conta e
informações de contato;
1
Conta bancária: representa uma conta bancária com atributos como número da conta,
saldo e tipo de conta;
2
Exibição: representa o componente da interface do usuário responsável por exibir
informações ao cliente.
Uma outra situação está apresentada a seguir.
Plataforma de Mídia Social
Cenário: Pós-criação
Dado que um usuário está logado na plataforma de mídia social;
Quando o usuário cria uma postagem;
Em seguida, o sistema deve armazenar o conteúdo da postagem;
E o associa ao perfil do usuário.
Modelo de Classe Extraído
Usuário: representa um usuário com atributos como nome de usuário, e-mail e senha;
Postagem: representa uma postagem com atributos como conteúdo, carimbo de
data/hora e curtidas/comentários;
Perfil: representa o perfil de um usuário, contendo informações como biografia, foto do
perfil e configurações.
Ao analisar os cenários, é possível identificar entidades ou classes, seus atributos e
responsabilidades. As classes capturam os dados essenciais e o comportamento necessário para
cumprir os requisitos.
Além disso, os cenários também podem indicar colaborações entre classes ou entidades, que
ajudam a determinar as relações e as dependências dentro do modelo de classe.
Análise e Projeto Orientado a Objetos (OOAD)
É uma abordagem de desenvolvimento de software que se concentra em modelar entidades do
mundo real como objetos e projetar sistemas de software com base em suas interações e
relacionamentos.
Envolve a análise e a compreensão dos requisitos do usuário, seguido pelo projeto de um sistema,
usando princípios orientados a objetos.
O OOAD engloba duas fases principais:
Análise e projeto, que dá ênfase à compreensão do domínio do problema, à
identificação de entidades e à captura de requisitos;
Design, que se concentra na criação de uma solução definindo classes, seus
relacionamentos e seus comportamentos.
Um exemplo: sistema de gestão de bibliotecas
Fase de análise:
• Identificar entidades-chave: livros, usuários, bibliotecários;
• Requisitos de captura: empréstimo de livros, devoluções, pesquisa, cadastro de
usuários.
Fase de design:
• Identificar classes: livro, usuário, bibliotecário;
• Definir relacionamentos: usuário empresta livros, bibliotecário gerencia livros;
• Especificar comportamento: o livro pode ser verificado, devolvido e pesquisado por
vários critérios.
Você deve ter percebido que o uso dessa abordagem de problema envolve a criação de classes que
representam as entidades identificadas, determinando seus atributos e operações e estabelecendo
relações entre classes.
Essas classes encapsulam os dados relevantes e o comportamento necessários para atender aos
requisitos do sistema.
Seguindo os princípios de encapsulamento, herança e polimorfismo, essa abordagem permite a
criação de sistemas de software modulares e reutilizáveis. Enfatiza a representação de entidades do
mundo real como objetos e modelando suas interações dentro do sistema.
Como fazemos a extração de classes a partir dessa estrutura?
Vejamos como acontece se tivermos um sistema de entrega de refeições.