ATIVIDADE 2 – MENTALIDADE CRIATIVA E EMPREENDEDORA – 51_2025 | |
Período: | 03/03/2025 08:00 a 23/03/2025 23:59 (Horário de Brasília) |
Status: | ABERTO |
Nota máxima: | 0,50 |
Gabarito: | Gabarito será liberado no dia 24/03/2025 00:00 (Horário de Brasília) |
Nota obtida: |
1ª QUESTÃO |
Ao longo da história, o conceito de criatividade passou por diversas transformações. Segundo De Bono (1992), a criatividade era vista como um dom inato de alguns indivíduos, uma habilidade mágica que surgia de forma espontânea e que não podia ser ensinada. Porém, com o tempo, esta visão foi sendo modificada e, atualmente, acredita-se que a criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida e estimulada em qualquer pessoa, para isso, é fundamental contar com um ambiente propício à inovação (NAKAGAWA, 2014). A criatividade também tem um papel fundamental na resolução de problemas e na tomada de decisões.
Fonte: adaptada de: ZUCCO, A. et al. Mentalidade Criativa e Empreendedora. Indaial, SC: Arqué, 2023. Em relação à criatividade, observe as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. Em qualquer negócio a incerteza é algo fácil de ser encontrado. Como aliada, a criatividade pode ser uma excelente parceira. PORQUE II. O empreendedor criativo é capaz de encontrar inovadoras soluções e consequentemente ser capaz de tomar decisões mais acertadas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. |
ALTERNATIVAS |
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas. |
2ª QUESTÃO |
Existem muitas razões que levam as pessoas à trajetória do empreendedorismo, o importante é estar atento e buscar conhecimento para que este negócio seja sustentável ao longo dos anos. O fracasso de novos negócios é alto e, muitas vezes, é causado pela falta de planejamento inicial ou pela dificuldade em definir objetivos alcançáveis.
A forma como os empreendedores optam por criar e capturar valor irá caracterizá-lo de forma distinta, o que conferirá a ele vantagens e desvantagens ao longo de sua existência. Uma oportunidade de mercado deve ser avaliada, exaustivamente, pelo empreendedor. Nesse sentido, podem ser colocados os seguintes elementos de verificação: crescimento, competitividade, sustentabilidade e rentabilidade. Fonte: adaptada de: ZUCCO, A. et al. Mentalidade Criativa e Empreendedora. Indaial, SC: Arqué, 2023. Considerando o contexto acima, assinale a alternativa que se refere à Rentabilidade: |
ALTERNATIVAS |
Uma das suas grandes preocupações é evitar o desperdício dos recursos.
Deve se verificar a capacidade de crescimento ao longo do tempo. Como conseguirá manter o interesse dos consumidores pelo seu produto.
A existência de concorrentes deve ser identificada pelo empreendedor e também deve ser pensado como ele se posicionará nesta concorrência.
Os modelos de gestão que conseguem tirar proveito destas oportunidades, aproveitando todos os recursos ao máximo, são muito bem vistos e avaliados pelos consumidores e mercados.
Existem alguns indicadores que podem e devem ser analisados quando se está pensando em investir em um novo negócio. Um destes indicadores é o Retorno sobre Capital Investido (ROIC ou ROI). |
3ª QUESTÃO |
A Inteligência Artificial (IA) é considerada importante no mundo de hoje porque ela está transformando muitos aspectos da sociedade e da economia, ajudando a resolver problemas complexos (de maneira mais eficiente e precisa do que os seres humanos) e melhorando com eficácia muitos setores, como saúde, transporte, educação e segurança. Além disso, a IA tem a capacidade de aprender continuamente, o que a torna uma ferramenta valiosa para lidar com informações em larga escala e tomar decisões baseadas em dados.
Sobre as características da Inteligência Artificial, analise as afirmativas a seguir:
I. Acontece unicamente em tarefas complexas e não repetitivas. II. Dá-se principalmente nas tarefas repetitivas. III. Sucede sem nenhuma intervenção humana no processo completo. É correto o que se afirma em: |
ALTERNATIVAS |
I, apenas. II, apenas. III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III. |
4ª QUESTÃO
O mindset é popular no mundo do empreendedorismo e está vinculado a um propósito da mente, para certos tipos de pensamento e padrões comportamentais, que apontarão porque somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não, e determinarão a nossa relação com o trabalho e as pessoas. Assim, o mindset pode ser dividido entre mindset fixo e mindset de crescimento, destacando como esses padrões de pensamento influenciam o sucesso no empreendedorismo.
Fonte: adaptado de: ZUCCO, A. et al. Mentalidade criativa e empreendedora. Indaial: Arqué, 2023. Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir: I. No mindset fixo, o indivíduo encara o fracasso como um desafio e não como falta de inteligência. II. O mindset de crescimento estimula o aprendizado contínuo e a adaptação a desafios. III. No mindset de crescimento, o indivíduo tenta provar seus valores para ele próprio e para os outros, como forma de autoafirmação. IV. O mindset fixo pode dificultar o desenvolvimento profissional e a inovação nos negócios. É correto o que se afirma em: |
ALTERNATIVAS |
I, apenas.
II e IV, apenas. I e III, apenas. I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV. |
5ª QUESTÃO |
Como todo início de uma empresa, a jornada não é fácil, e a de Carla não foi diferente. No ramo de salgados há algum tempo, ela havia se tornado muito boa, e vislumbrava a possibilidade de crescimento, mas sabia que não seria fácil transformar essa atividade em um negócio próspero. Assim, ela encontrou vários obstáculos.
Fonte: adaptado de: ZUCCO, A. et al. Mentalidade criativa e empreendedora. Indaial: Arqué, 2023. Sobre o principal obstáculo enfrentado por Carla ao iniciar seu empreendimento, assinale a alternativa correta: |
ALTERNATIVAS |
Aprender a fazer doces. Produzir salgados diferenciados.
Conciliar o trabalho com estudos. Encontrar um local adequado para abrir seu negócio. Competir com concorrentes locais e empresas estabelecidas. |
6ª QUESTÃO
A tipologia do empreendedorismo está longe de ser uma área que encontre concordância na literatura acadêmica. O tipo de empreendedorismo pode ser determinado de acordo com a origem e a motivação de empreender, que, segundo Gonçalves (2020 apud Zucco, 2023), pode ser por oportunidade ou por necessidade. Já para Aragão, Braga e Viana (2021 apud Zucco, 2023), o empreendedorismo pode ser dividido em cinco principais áreas: empreendedorismo social, corporativo, independente, por oportunidade e por necessidade.
Fonte: ZUCCO, A. et al. Mentalidade Criativa e Empreendedora. Indaial, SC: Arqué, 2023. Considerando o contexto exposto, assinale a alternativa que corresponde ao Empreendedorismo Corporativo: |
ALTERNATIVAS |
Quando o empreendedor cria um novo negócio com o objetivo de satisfazer necessidades de um público específico.
Quando uma empresa já existente e atuante no mercado, identifica e cria um novo negócio na busca de uma maior lucratividade.
Quando o empreendedor tem por objetivo melhorar a qualidade de vida sob o aspecto social e ambiental através de modelos de parcerias.
Quando por ausência de emprego fixo e consequentemente de uma fonte de renda, o empreendedor busca uma alternativa para sua sobrevivência.
Ocorre na criação de uma nova empresa através da identificação de uma oportunidade de negócio, onde o objetivo é explorar uma nova atividade econômica. |
7ª QUESTÃO |
A empreendedora Carla deseja aumentar suas vendas em um bairro em que a maioria dos moradores já compra de empresas concorrentes locais. Para conquistar esse público, ela precisa adotar uma estratégia diferenciada que incentive os clientes a experimentarem seus produtos e serviços.
Fonte: adaptado de: ZUCCO, A. et al. Mentalidade criativa e empreendedora. Indaial: Arqué, 2023. Considerando o exposto, qual abordagem seria a mais lógica para alcançar esse objetivo? |
ALTERNATIVAS |
Reduzir os preços ao mínimo sem considerar os custos. Expandir seu negócio para outros bairros imediatamente. Oferecer apenas os mesmos produtos que a concorrência. Deixar de lado o marketing digital para economizar dinheiro.
Criar um diferencial competitivo, como o uso de tecnologia digital na gestão. |
8ª QUESTÃO
O seu sucesso depende da maneira como você lida com seus pensamentos – sobre você e sobre os outros. Portanto, ser uma pessoa de sucesso depende da sua mentalidade, ou seja, do padrão mental que você escolhe adotar para ‘governar’ sua vida (DWECK, 2017, p. 79).
Fonte: ZUCCO, A. et al. Mentalidade Criativa e Empreendedora. Indaial, SC: Arqué, 2023. Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Geralmente as pessoas que possuem Mindset do Crescimento, entendem que o talento deve fazer parte da essência do ser humano. PORQUE II. Os indivíduos que possuem Mindset do Crescimento têm maior chance de acertar e alcançar o sucesso, pois são mais precisos nas suas decisões do dia a dia. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. |
ALTERNATIVAS |
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas. |
9ª QUESTÃO |
A empreendedora Carla enfrenta dificuldades para atrair clientes, devido à forte concorrência em seu segmento. Assim, para se destacar no mercado, ela decide investir em estratégias de marketing digital para aumentar sua visibilidade, conquistar novos consumidores, maximizar recursos e garantir um alcance eficaz no empreendimento.
Fonte: adaptado de: ZUCCO, A. et al. Mentalidade criativa e empreendedora. Indaial: Arqué, 2023. Sobre a estratégia que Carla deverá adotar, assinale a alternativa correta: |
ALTERNATIVAS |
Contratar influenciadores globais. Produzir anúncios em televisão nacional.
Investir todo seu capital em publicidade impressa. Enviar amostras grátis para moradores de outro estado. Concentrar esforços na otimização de mecanismos de busca (SEO). |
10ª QUESTÃO |
A transição do MEI para o Simples Nacional representa um passo importante para empreendedores que desejam expandir seus negócios. No entanto, essa mudança exige um planejamento cuidadoso, pois envolve novos desafios, como o aumento da carga tributária e a necessidade de controle financeiro mais rigoroso.
Elaborado pelo professor. Diante desse cenário, qual estratégia é recomendada para empreendedores que desejam sustentar o crescimento após essa transição? |
ALTERNATIVAS |
Fazer mudanças no modelo de negócios.
Reduzir o número de produtos ou serviços oferecidos. Adotar sistemas manuais para controle financeiro e logístico. Focar exclusivamente no aumento do preço de seus produtos ou serviços.
Investir em marketing digital e pesquisa de mercado para expandir a clientela. |