BEDU – ESTÁGIO IV – ATIVIDADE DE ESTUDOS 2
Nome do acadêmico: | |
RA: | |
Curso: | Bacharelado em Educação Física |
Disciplina: | Estágio Supervisionado IV |
Valor da Atividade: | 3,0 pontos |
Prazo para postagem: |
Orientações:
– É obrigatório utilizar o modelo da atividade disponível no “Material da Disciplina”.
– Leia com atenção todas as informações disponíveis no modelo atividade de estudo e assista a aula conceitual.
– É obrigatória a apresentação de 1 (Uma) referência nas normas da ABNT. Na Sala do café, encontra-se um arquivo de como referenciar os livros.
– A atividade é individual. Em caso de cópias, atividades similares entre estudantes e plágio à atividade será zerada.
– Você deverá enviar o modelo atual em 1 (um) único arquivo, no formato do WORD (.doc ou .docx). A avaliação será feita apenas neste formato, portanto, não entregue outro formato de arquivo.
– CERTIFIQUE-SE DE QUE O ARQUIVO É O CORRETO ANTES DE FINALIZAR A ATIVIDADE! POIS, NÃO HÁ COMO REENCAMINHÁ-LO. PORTANTO, FAÇA A CONFERÊNCIA ANTES DE ENVIAR.
Você aluno, após concluir o Bacharelado em Educação Física foi contratado para atuar em uma empresa de Personal para populações especiais. Sua atuação terá início no próximo mês e sua primeira aluna será uma gestante.
Principais características da aluna gestante |
Nome: Ana Idade: 28 anos Peso: 72kg Altura: 1,67 Tempo de gestação: segundo trimestre (4-6 meses) Possui alguma doença? Não Restrição médica? Não |
Informações para elaboração de sua sessão de treino: |
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VEJA O EXEMPLO A SEGUIR:
EXEMPLO DE PLANO DE ATIVIDADE | |
Aluna: Ana | Idade: 28 anos |
Peso: 72 kg | Altura: 1,67 |
Gestante: segundo trimestre (4-6 meses) | |
Dia da aula: terça-feira | Tempo total: 40 minutos |
Objetivo do treino: Fortalecimento muscular dos membros inferiores para o parto normal | |
Parte Inicial: Alongamento (10 minutos) | |
Exemplo de como descrever a parte inicial. Cruzar o braço direito na frente do tórax com um dos braços e com a mão esquerda pressionar o cotovelo junto ao peito e segurar por 20 segundos. Alternar os lados. Em pé, com a mão direita apoiada na cadeira, elevar a mão esquerda e inclinar para o lado direito. Alternar o lado e repetir 2 vezes cada lado Sentada no chão, esticar a perna de forma diagonal e inclinar o tronco lentamente para o lado direito. Alternar os lados e repetir 3 vezes cada lado. Sentada no chão, esticar a perna de forma diagonal, inclinar o tronco na diagonal em direção ao pé direito. Alternar os lados e repetir 3 vezes cada lado. |
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Parte Principal: Exercícios (20 minutos) | |
Exemplo de como descrever a parte principal do treino.
Panturrilha: de pé, a gestante irá apoiar-se na cadeira e realizar a flexão plantar, ficando nas pontas dos pés e retornando lentamente. 3 séries de 15 repetições. Descanso de 1 minuto entre as séries. Agachamento: de pé, a gestante irá esticar os dois braços para frente e realizar o movimento de agachar e sentar na cadeira. 4 séries de 10 agachamentos. Descanso de 1 minuto entre as séries. Abdução: de pé, com a mão apoiada na cadeira, realizar a abdução da perna utilizando a mini band. 3 séries de 10 abduções cada perna. Descanso de 1 minuto entre as séries. |
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Parte Final: Relaxamento (10 minutos) | |
Exemplo de como descrever a parte final. Sentada na cadeira e com a coluna ereta, rotacionar o pescoço lentamente 3 vezes para cada lado. Rotacionar os ombros para frente e para trás. Sentada no chão (colchonete) com as pernas cruzadas inspirar profundamente e encolher os ombros para cima em direção as orelhas. Expirar abaixando os ombros, deslizando as escápulas para baixo. |
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Recursos/materiais | |
Cadeira, colchonete e mini band |
A partir das informações recebidas sobre as características da aluna gestante e das informações da aula, elabore UMA SESSÃO de treinamento para a aluna Ana, seguindo o modelo abaixo:
PLANO DE ATIVIDADE | |
Aluna: Ana | Idade: 28 anos |
Peso: 72 kg | Altura: 1,67 |
Gestante: Segundo trimestre (4-6 meses) | |
Dia da aula: Terça-feira | Tempo total: 40 minutos |
Objetivo do treino: Fortalecimento muscular dos membros inferiores para o parto normal | |
Parte Inicial: Alongamento (10 minutos) | |
Descreva quais exercícios irão compor a parte inicial do treino. Você deve descrever detalhadamente como será realizado cada exercício (Lembre-se de apagar estas frases em vermelho, pois elas são apenas explicações) | |
Parte Principal: Exercícios (20 minutos) | |
Descreva pelo menos 5 exercícios com foco no fortalecimento muscular dos membros inferiores. Você deve descrever detalhadamente como será realizado cada exercício e indicar o tempo de descanso entre os exercícios ou séries
(Lembre-se de apagar estas frases em vermelho, pois elas são apenas explicações) |
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Parte Final: Volta a calma ou relaxamento (10 minutos) | |
Descreva quais exercícios vão compor a parte final do treino. Você deve descrever como será realizado cada exercício.
(Lembre-se de apagar estas frases em vermelho, pois elas são apenas explicações) |
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Recursos/materiais | |
Descreva os materiais que você irá utilizar no treino (você poderá usar somente os materiais disponíveis) |
APÓS ELABORAR SUA SESSÃO DE TREINO, RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO. (RESPEITAR O NÚMERO DE LINHAS EM SUA RESPOSTA)
1- Quais os benefícios da prática de exercícios físicos para as gestantes e o que devemos levar em consideração ao elaborar um treino para gestante?
R: (Máximo 7 linhas)
2- Como foi o processo de elaboração de sua sessão de treinamento? Como você realizou a escolha dos exercícios?
R: (Máximo 5 linhas)
3- Considerando as características da aluna Ana (gestante), cite dois exercícios que não são recomendados para ela e explique o porquê.
R: (Máximo 5 linhas)
4- Descreva quais foram as principais dificuldades que você encontrou para elaborar uma sessão de treinamento para uma gestante.
R: (Máximo 5 linhas)
REFERÊNCIAS
É obrigatório conter no mínimo 1 (Uma) referência. As referências devem estar nas normas da ABNT.
Exemplos de referências:
CANDAU, Maria Vera. Oficinas pedagógicas de direitos humanos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
FRONTZEK, L. G. M.; BERNARDES, L. R.; MODENA, C. M. Obesidade infantil: compreender para melhor intervir. Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies, v. 23, n. 2, p. 167-174, 2017.