ATIVIDADE DE ESTUDO – SEMANA DE CONHECIMENTOS GERAIS – 53_2025
ATIVIDADE DE ESTUDO – SEMANA DE CONHECIMENTOS GERAIS – 53_2025 | |
Período: | 04/08/2025 08:00 a 07/09/2025 23:59 (Horário de Brasília) |
Status: | ABERTO |
Nota máxima: | 1,00 |
Gabarito: | Gabarito será liberado no dia 08/09/2025 00:00 (Horário de Brasília) |
Nota obtida: |
1ª QUESTÃO |
Algoritmos se tornam um novo tipo de instituição nas sociedades contemporâneas, balizando as interações entre humanos e máquinas e entre humanos. Algoritmos pensados como instituições têm implicações diretas para o funcionamento das democracias.
Fonte: FILGUEIRAS, F.; MENDONÇA, R. F.; ALMEIDA, V. Inteligência Artificial e democracia: humanos, máquinas e instituições algorítmicas. Estudos Avançados, v. 39, n. 113, p. 75-96, 2025. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/pkxLbrnLHpt3ztkwQMc8Pqg/. Acesso em: 10 jul. 2025. Segundo os autores, sobre os algoritmos poderem ser concebidos como “instituições algorítmicas”, analise as afirmativas a seguir:
É correto o que se afirma em: |
ALTERNATIVAS |
I e II, apenas.
I e IV, apenas. II e III, apenas. I, II e III, apenas. II, III e IV, apenas. |
2ª QUESTÃO
O treinamento de algoritmos pode ocorrer através da inserção ou repetição de dados, muitas vezes fornecidos pela população em geral. Esses dados podem incluir textos, rótulos e anotações que podem não ser verificados ou validados, o que pode introduzir preconceitos na IA. Se, historicamente, dados mostram que alunas se inscrevem menos em cursos de Ciência da Computação, um chatbot treinado com esses dados pode acabar recomendando cursos de humanidades para estudantes do sexo feminino, reforçando uma tendência anterior.
Fonte: HEGGLER, J. M.; SZMOSKI, R. M.; MIQUELIN, A. F. As dualidades entre o uso da inteligência artificial na educação e os riscos de vieses algorítmicos. Educ. Soc., Campinas, v. 46, e289323, 2025. Sobre o processo de treinamento de algoritmos e a introdução de vieses, analise as afirmativas a seguir:
É correto o que se afirma em: |
ALTERNATIVAS |
I e II, apenas.
I e III, apenas. II e IV, apenas. II, III e IV, apenas. I, III e IV, apenas. |
3ª QUESTÃO |
Independentemente do potencial para a democracia, é necessário reconstruir a infraestrutura do regime democrático. Propostas de uso da própria tecnologia como redes neurais para identificar conteúdos gerados por IA, autorregulação por meio de plataformas de IA e alfabetização digital da sociedade são apresentadas como essenciais.
Fonte: FILGUEIRAS, F.; MENDONÇA, R. F.; ALMEIDA, V. Inteligência Artificial e democracia: humanos, máquinas e instituições algorítmicas. Estudos Avançados, v. 39, n. 113, p. 75-96, 2025. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/pkxLbrnLHpt3ztkwQMc8Pqg/. Acesso em: 10 jul. 2025. Diante dos desafios impostos pela IA, o texto aponta algumas propostas para a reconstrução da infraestrutura democrática. No que apresenta essas propostas, assinale a alternativa correta: |
ALTERNATIVAS |
Proibir o uso de qualquer tecnologia de IA no debate público e aumentar a regulação estatal sobre a internet. Focar exclusivamente na educação moral e ética dos desenvolvedores de IA, sem intervir na tecnologia em si.
Aguardar a criação da Inteligência Artificial Geral (AGI) para que ela mesma possa regular as tecnologias inferiores. Centralizar o desenvolvimento de IA nas mãos do Estado para garantir seu alinhamento com os valores democráticos. Utilizar tecnologias como redes neurais para detecção, promover a autorregulação das plataformas e investir na alfabetização digital da população. |
4ª QUESTÃO |
A inteligência artificial (IA) está transformando o cotidiano da sociedade e, na educação, promete revolucionar os processos de ensino-aprendizagem. Contudo, apesar das inovações, dos recursos e das funcionalidades da IA terem a capacidade de potencializar e melhorar os processos educativos, surgem os riscos da inserção de vieses algorítmicos que podem comprometer todos esses processos. A hipótese levantada no estudo é de que os vieses algorítmicos na educação podem comprometer a equidade e a eficácia dos processos educativos.
Fonte: HEGGLER, J. M.; SZMOSKI, R. M.; MIQUELIN, A. F. As dualidades entre o uso da inteligência artificial na educação e os riscos de vieses algorítmicos. Educ. Soc., Campinas, v. 46, e289323, 2025. Considerando o texto-base e os resultados da pesquisa, quanto à principal conclusão sobre a eficácia da IA na educação, assinale a alternativa correta: |
ALTERNATIVAS |
A conclusão do estudo é que os riscos de vieses algorítmicos superam os benefícios da IA, recomendando-se a suspensão do seu uso nas instituições de ensino.
A eficácia da IA depende exclusivamente da capacidade dos alunos em identificar resultados tendenciosos, sem a necessidade de intervenção nos algoritmos. A eficácia da IA na educação é garantida pela grande quantidade de dados disponíveis, o que, por si só, minimiza e elimina os vieses algorítmicos ao longo do tempo. A IA será plenamente eficaz quando os algoritmos forem capazes de operar sem qualquer supervisão humana, eliminando os preconceitos inerentes aos desenvolvedores. A eficácia da IA está condicionada a um treinamento contínuo e inclusivo dos algoritmos, além da conscientização dos usuários sobre os riscos dos vieses, para que os sistemas possam ser aprimorados e não reproduzam injustiças sociais. |
5ª QUESTÃO |
A interação entre os alunos e a IA pode suscitar uma reflexão crítica sobre os feedbacks recebidos, pois eles precisam saber identificar se os resultados são confiáveis, atualizados e não tendenciosos, uma vez que a IA pode demorar a incorporar novos dados de treinamento nos algoritmos. Por isso, os alunos precisam ser orientados a adotar transparência e não aceitarem as recomendações como verdades absolutas e/ou como julgamentos já decididos e impositivos.
Fonte: HEGGLER, J. M.; SZMOSKI, R. M.; MIQUELIN, A. F. As dualidades entre o uso da inteligência artificial na educação e os riscos de vieses algorítmicos. Educ. Soc., Campinas, v. 46, e289323, 2025. Considerando a relação entre o usuário (aluno) e a tecnologia de IA, o texto enfatiza a importância de desenvolver uma postura específica. Qual alternativa melhor descreve essa postura? |
ALTERNATIVAS |
Uma postura de aceitação passiva, confiando que os algoritmos de IA são sempre objetivos e justos.
Uma postura de rejeição total, evitando o uso de qualquer ferramenta de IA devido aos riscos de plágio e manipulação. Uma postura de dependência completa, na qual os alunos devem delegar à IA a responsabilidade por seu processo de aprendizagem e tomada de decisões. Uma postura focada apenas no desenvolvimento de habilidades técnicas para programar e treinar os próprios algoritmos, sem se preocupar com a análise crítica dos resultados. Uma postura de autonomia supervisionada e criticidade, na qual os alunos utilizam a IA, mas são capacitados para questionar, analisar e identificar a confiabilidade dos resultados, com orientação de professores e familiares. |
6ª QUESTÃO |
Em uma cidade de médio porte, dois jovens recém-formados em Arquitetura e Urbanismo decidiram abrir um escritório de projetos de interiores. Com um investimento inicial modesto, optaram por usar ferramentas digitais gratuitas, realizar parcerias com produtores locais e divulgar seus serviços por meio de redes sociais. Em seis meses, conquistaram uma base fiel de clientes e começaram a reinvestir os lucros para ampliar o negócio. No entanto, enfrentaram desafios relacionados às parcerias, concorrência e à necessidade de formalização do negócio.
Com base no caso descrito e nos princípios do empreendedorismo, analise as afirmativas a seguir:
É correto o que se afirma em: |
ALTERNATIVAS |
I e III, apenas.
II e III, apenas. II e IV, apenas. I, II e III, apenas. I, II, III e IV. |
7ª QUESTÃO
É fundamental que os agentes artificiais, em interação com humanos, possam aprender os valores da democracia e criar formas de coordenação e coexistência (Salmi, 2023). Coexistência entre agentes humanos e artificiais significa que é necessário que ordens políticas algorítmicas possibilitem e garantam participação no processo de tomada de decisão.
Fonte: FILGUEIRAS, F.; MENDONÇA, R. F.; ALMEIDA, V. Inteligência Artificial e democracia: humanos, máquinas e instituições algorítmicas. Estudos Avançados, v. 39, n. 113, p. 75-96, 2025. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/pkxLbrnLHpt3ztkwQMc8Pqg/. Acesso em: 10 jul. 2025. Para a democratização de uma ordem política algorítmica, no que considera fundamental a relação entre os agentes artificiais e à coexistência com humanos, analise as afirmativas a seguir:
É correto o que se afirma em: |
ALTERNATIVAS |
I e II, apenas. I e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
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8ª QUESTÃO |
Em um cenário de crescentes desafios ambientais e sociais, o empreendedorismo sustentável surge como uma alternativa estratégica que une inovação, viabilidade econômica e responsabilidade socioambiental. Essa abordagem busca minimizar impactos negativos, otimizar recursos e gerar valor coletivo.
Profissionais como engenheiros e arquitetos têm papel estratégico nesse contexto, desenvolvendo soluções que minimizam impactos negativos, otimizam recursos e promovem bem-estar coletivo. Fonte: DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 6. ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2018. A respeito de empreendedorismo sustentável, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
PORQUE
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: |
ALTERNATIVAS |
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. As asserções I e II são proposições falsas. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I |
9ª QUESTÃO |
A inexistência ou demora na busca de soluções para os vieses algorítmicos tem o potencial de criar ou reforçar desigualdades sistêmicas. Entre as consequências estão avaliações injustas, aconselhamento inadequado e acesso desigual a recursos educacionais, o que pode prejudicar determinados grupos sociais e reforçar disparidades existentes.
Fonte: HEGGLER, J. M.; SZMOSKI, R. M.; MIQUELIN, A. F. As dualidades entre o uso da inteligência artificial na educação e os riscos de vieses algorítmicos. Educ. Soc., Campinas, v. 46, e289323, 2025. Diante da necessidade de mitigar os vieses algorítmicos, o artigo compila uma série de recomendações e propostas. Sobre as sugestões apresentadas no estudo, analise as afirmativas a seguir:
É correto o que se afirma em: |
ALTERNATIVAS |
I e IV, apenas.
II e III, apenas. I, II e III, apenas. II, III e IV, apenas. I, II, III e IV. |
10ª QUESTÃO
Um grupo de jovens engenheiros e arquitetos identificou a dificuldade de acesso à moradia digna em comunidades periféricas de uma grande cidade. Em resposta, desenvolveram um modelo de habitação modular, de baixo custo e fácil montagem, utilizando materiais sustentáveis e mão de obra local. O projeto foi implementado com apoio de ONGs, financiamento coletivo e participação ativa da comunidade no processo de criação. Além do impacto social, o modelo chamou atenção de investidores sociais e foi replicado em outras regiões. A equipe manteve seu compromisso com a sustentabilidade e a inclusão, buscando equilibrar impacto, escalabilidade e viabilidade financeira.
Com base no caso apresentado, analise as afirmativas a seguir:
É correto o que se afirma em: |
ALTERNATIVAS |
II e III, apenas. I e II, apenas.
I, II e III, apenas. I, III e IV, apenas. I, II, III e IV. |
ATIVIDADE DE ESTUDO – SEMANA DE CONHECIMENTOS GERAIS – 53_2025 |
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Período: |
04/08/2025 08:00 a 07/09/2025 23:59 (Horário de Brasília) |
Status: |
ABERTO |
Nota máxima: |
1,00 |
Gabarito: |
Gabarito será liberado no dia 08/09/2025 00:00 (Horário de Brasília) |
Nota obtida: |
1ª QUESTÃO |
No nível institucional, as tecnologias de IA podem contribuir para a deslegitimação das eleições, alimentando muita desconfiança em torno delas. Por fim, no nível mais amplo e sistêmico, a IA pode tornar o autoritarismo mais competitivo, sobretudo pela inexistência de menos restrições ao desenvolvimento de tais tecnologias em regimes não democráticos. Fonte: FILGUEIRAS, F.; MENDONÇA, R. F.; ALMEIDA, V. Inteligência Artificial e democracia: humanos, máquinas e instituições algorítmicas. Estudos Avançados, v. 39, n. 113, p. 75-96, 2025. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/pkxLbrnLHpt3ztkwQMc8Pqg/. Acesso em: 10 jul. 2025. De acordo com o texto, no que se refere como a Inteligência Artificial pode ameaçar a democracia nos níveis institucional e sistêmico, assinale a alternativa correta: |
ALTERNATIVAS |
No nível institucional, promove a confiança nas eleições; no nível sistêmico, fortalece a cooperação internacional. No nível institucional, gera desconfiança sobre as eleições; no nível sistêmico, torna o autoritarismo mais competitivo. No nível institucional, facilita a participação cidadã direta; no nível sistêmico, promove os direitos humanos globalmente. No nível institucional, otimiza a alocação de recursos públicos; no nível sistêmico, enfraquece regimes não democráticos. No nível institucional, aumenta a transparência dos processos governamentais; no nível sistêmico, garante a igualdade entre regimes políticos. |
2ª QUESTÃO |
A IA pode oferecer diversas vantagens para a educação, como a agilização nos processos e o fornecimento de feedbacks mais rápidos. Além disso, tem o potencial de personalizar o processo de ensino- aprendizagem, automatizar processos e oferecer experiências criativas e inovadoras, transformando positivamente o cotidiano de estudantes e professores. Fonte: HEGGLER, J. M.; SZMOSKI, R. M.; MIQUELIN, A. F. As dualidades entre o uso da inteligência artificial na educação e os riscos de vieses algorítmicos. Educ. Soc., Campinas, v. 46, e289323, 2025. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/qrTryFvZR9Y9WsRpG5fWGHB/. Aceso em: 10 jul. 2025. O texto apresenta um panorama sobre os benefícios da IA na educação. Com base nessa perspectiva, analise as afirmativas a seguir.
É correto o que se afirma em: |
ALTERNATIVAS
I e II, apenas. III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas. I, II, III e IV.
3ª QUESTÃO |
Para mitigar os riscos e danos causados pelos vieses algorítmicos, o estudo aponta diversas medidas. Entre elas, a “reparação algorítmica”, que se apresenta como um dever de tentar sanar as estratificações históricas e estruturais que surgem durante a criação e utilização dos códigos computacionais, tornando os algoritmos mais justos e equitativos. Fonte: HEGGLER, J. M.; SZMOSKI, R. M.; MIQUELIN, A. F. As dualidades entre o uso da inteligência artificial na educação e os riscos de vieses algorítmicos. Educ. Soc., Campinas, v. 46, e289323, 2025. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/qrTryFvZR9Y9WsRpG5fWGHB/. Aceso em: 10 jul. 2025. Segundo a proposta de “reparação algorítmica” discutida no texto, no que estipulam acertadamente sobre as estratégias de reparação algorítmica, analise as afirmativas a seguir:
É correto o que se afirma em: |
ALTERNATIVAS |
I e IV, apenas. II e III, apenas. I, II e III, apenas. II, III e IV, apenas. I, II, III e IV. |
4ª QUESTÃO |
A interação entre os alunos e a IA pode suscitar uma reflexão crítica sobre os feedbacks recebidos, pois eles precisam saber identificar se os resultados são confiáveis, atualizados e não tendenciosos, uma vez que a IA pode demorar a incorporar novos dados de treinamento nos algoritmos. Por isso, os alunos precisam ser orientados a adotar transparência e não aceitarem as recomendações como verdades absolutas e/ou como julgamentos já decididos e impositivos. Fonte: HEGGLER, J. M.; SZMOSKI, R. M.; MIQUELIN, A. F. As dualidades entre o uso da inteligência artificial na educação e os riscos de vieses algorítmicos. Educ. Soc., Campinas, v. 46, e289323, 2025. Considerando a relação entre o usuário (aluno) e a tecnologia de IA, o texto enfatiza a importância de desenvolver uma postura específica. Qual alternativa melhor descreve essa postura? |
ALTERNATIVAS |
Uma postura de aceitação passiva, confiando que os algoritmos de IA são sempre objetivos e justos. Uma postura de rejeição total, evitando o uso de qualquer ferramenta de IA devido aos riscos de plágio e manipulação. Uma postura de dependência completa, na qual os alunos devem delegar à IA a responsabilidade por seu processo de aprendizagem e tomada de decisões. Uma postura focada apenas no desenvolvimento de habilidades técnicas para programar e treinar os próprios algoritmos, sem se preocupar com a análise crítica dos resultados. Uma postura de autonomia supervisionada e criticidade, na qual os alunos utilizam a IA, mas são capacitados para questionar, analisar e identificar a confiabilidade dos resultados, com orientação de professores e familiares. |
5ª QUESTÃO |
A inexistência ou demora na busca de soluções para os vieses algorítmicos tem o potencial de criar ou reforçar desigualdades sistêmicas. Entre as consequências estão avaliações injustas, aconselhamento inadequado e acesso desigual a recursos educacionais, o que pode prejudicar determinados grupos sociais e reforçar disparidades existentes. Fonte: HEGGLER, J. M.; SZMOSKI, R. M.; MIQUELIN, A. F. As dualidades entre o uso da inteligência artificial na educação e os riscos de vieses algorítmicos. Educ. Soc., Campinas, v. 46, e289323, 2025. Diante da necessidade de mitigar os vieses algorítmicos, o artigo compila uma série de recomendações e propostas. Sobre as sugestões apresentadas no estudo, analise as afirmativas a seguir:
É correto o que se afirma em: |
ALTERNATIVAS |
I e IV, apenas. II e III, apenas. I, II e III, apenas. II, III e IV, apenas. I, II, III e IV. |
6ª QUESTÃO
A Inteligência Artificial reifica, reproduz e dissemina, de maneiras mais eficientes, os diferentes vieses da sociedade. Por exemplo, os vieses raciais, étnicos e de gênero configuram formas ‘algoritmizadas’ que se rotinizam na sociedade e definem práticas injustas de agentes artificiais.
Fonte: FILGUEIRAS, F.; MENDONÇA, R. F.; ALMEIDA, V. Inteligência Artificial e democracia: humanos, máquinas e instituições algorítmicas. Estudos Avançados, v. 39, n. 113, p. 75-96, 2025. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/pkxLbrnLHpt3ztkwQMc8Pqg/. Acesso em: 10 jul. 2025.
Inteligência Artificial produz interferências para a democracia, no que diz respeito aos vieses sociais. No que reconhece riscos dessa relação, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
A IA é incapaz de identificar e processar dados relacionados a questões sociais como raça e gênero.
A IA cria vieses que não existiam anteriormente na sociedade, sem relação com preconceitos humanos.
A ameaça dos vieses da IA se restringe a países não democráticos, não afetando democracias consolidadas.
A IA corrige automaticamente os vieses presentes em seus dados de treinamento, promovendo a justiça social.
A IA otimiza e institucionaliza preconceitos existentes na sociedade, como racismo e desigualdade de gênero, por meio de práticas algorítmicas.
7ª QUESTÃO |
O treinamento de algoritmos pode ocorrer através da inserção ou repetição de dados, muitas vezes fornecidos pela população em geral. Esses dados podem incluir textos, rótulos e anotações que podem não ser verificados ou validados, o que pode introduzir preconceitos na IA. Se, historicamente, dados mostram que alunas se inscrevem menos em cursos de Ciência da Computação, um chatbot treinado com esses dados pode acabar recomendando cursos de humanidades para estudantes do sexo feminino, reforçando uma tendência anterior. Fonte: HEGGLER, J. M.; SZMOSKI, R. M.; MIQUELIN, A. F. As dualidades entre o uso da inteligência artificial na educação e os riscos de vieses algorítmicos. Educ. Soc., Campinas, v. 46, e289323, 2025. Sobre o processo de treinamento de algoritmos e a introdução de vieses, analise as afirmativas a seguir:
É correto o que se afirma em: |
ALTERNATIVAS |
I e II, apenas. I e III, apenas. II e IV, apenas. II, III e IV, apenas. I, III e IV, apenas. |
8ª QUESTÃO |
Em ambientes acadêmicos, a inteligência artificial (IA) tem sido incorporada em atividades como a correção automática de textos, elaboração de resumos e análise de dados. Embora isso represente avanços na produtividade, há preocupações crescentes com a superficialização dos processos de aprendizagem e o enfraquecimento da autoria intelectual. A mediação crítica e reflexiva do professor permanece, portanto, indispensável. Fonte: AZAMBUJA, C. C. de; FERREIRA DA SILVA, G. Novos desafios para a educação na Era da Inteligência Artificial. Filosofia Unisinos, v. 25, n. 1, p. 1-16, 2024. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/filosofia/article/view/27063. Acesso em: 18 jul. 2025. Com relação ao uso da IA no ensino superior, assinale a alternativa correta: |
ALTERNATIVAS |
A IA é capaz de substituir integralmente o papel do professor universitário. O uso da IA dispensa a reflexão crítica sobre os conteúdos. A IA pode ser útil, mas deve ser acompanhada por mediação pedagógica consciente. Os riscos éticos são irrelevantes em contextos educacionais. A autoria acadêmica não é afetada pelo uso de tecnologias. |
9ª QUESTÃO |
O viés algorítmico pode surgir de diversas formas, desde preconceitos preexistentes dos desenvolvedores até a utilização de dados de treinamento incompletos ou falhos. No contexto educacional, o aumento do uso da IA em processos educativos, acarretou prejuízos e impactos danosos. Um exemplo citado foi o caso de um sistema automatizado no Reino Unido que atribuiu notas mais baixas para alunos de escolas públicas e notas melhores para os de escolas independentes, contrariando as previsões dos professores. Fonte: HEGGLER, J. M.; SZMOSKI, R. M.; MIQUELIN, A. F. As dualidades entre o uso da inteligência artificial na educação e os riscos de vieses algorítmicos. Educ. Soc., Campinas, v. 46, e289323, 2025. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/qrTryFvZR9Y9WsRpG5fWGHB/. Aceso em: 10 jul. 2025. Com base no texto e nos exemplos de vieses algorítmicos discutidos no artigo, analise as afirmativas a seguir:
É correto o que se afirma em: |
ALTERNATIVAS |
I e IV, apenas. II e III, apenas. I, II e III, apenas. II, III e IV, apenas. I, II, III e IV. |
10ª QUESTÃO |
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A integração da IA na sociedade moderna vai além das aplicações técnicas e se insere diretamente nos debates sobre direitos humanos, equidade e justiça social. Seu impacto não é neutro, e por isso o desenvolvimento ético e responsável dessas tecnologias é um imperativo global. A educação tem papel estratégico na formação de cidadãos conscientes sobre esses desafios. Fonte: AZAMBUJA, C. C. de; FERREIRA DA SILVA, G. Novos desafios para a educação na Era da Inteligência Artificial. Filosofia Unisinos, v. 25, n. 1, p. 1-16, 2024. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/filosofia/article/view/27063. Acesso em: 18 jul. 2025. A ética no desenvolvimento da IA deve ser entendida como |
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ALTERNATIVAS |
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um obstáculo à inovação tecnológica. uma exigência meramente burocrática dos órgãos reguladores. um elemento secundário diante da eficiência algorítmica. um princípio essencial para assegurar justiça social e respeito aos direitos humanos. uma responsabilidade exclusiva das empresas de tecnologia.
2ª QUESTÃO
Algoritmos se tornam um novo tipo de instituição nas sociedades contemporâneas, balizando as interações entre humanos e máquinas e entre humanos. Algoritmos pensados como instituições têm implicações diretas para o funcionamento das democracias. Fonte: FILGUEIRAS, F.; MENDONÇA, R. F.; ALMEIDA, V. Inteligência Artificial e democracia: humanos, máquinas e instituições algorítmicas. Estudos Avançados, v. 39, n. 113, p. 75-96, 2025. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/pkxLbrnLHpt3ztkwQMc8Pqg/. Acesso em: 10 jul. 2025. Segundo os autores, sobre os algoritmos poderem ser concebidos como “instituições algorítmicas”, analise as afirmativas a seguir:
É correto o que se afirma em: ALTERNATIVAS I e II, apenas. I e IV, apenas. II e III, apenas. I, II e III, apenas. II, III e IV, apenas.
5ª QUESTÃO
Para mitigar os riscos e danos causados pelos vieses algorítmicos, o estudo aponta diversas medidas. Entre elas, a “reparação algorítmica”, que se apresenta como um dever de tentar sanar as estratificações históricas e estruturais que surgem durante a criação e utilização dos códigos computacionais, tornando os algoritmos mais justos e equitativos. Fonte: HEGGLER, J. M.; SZMOSKI, R. M.; MIQUELIN, A. F. As dualidades entre o uso da inteligência artificial na educação e os riscos de vieses algorítmicos. Educ. Soc., Campinas, v. 46, e289323, 2025. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/qrTryFvZR9Y9WsRpG5fWGHB/. Aceso em: 10 jul. 2025. Segundo a proposta de “reparação algorítmica” discutida no texto, no que estipulam acertadamente sobre as estratégias de reparação algorítmica, analise as afirmativas a seguir:
É correto o que se afirma em: ALTERNATIVAS I e IV, apenas. II e III, apenas. I, II e III, apenas. II, III e IV, apenas. I, II, III e IV.
7ª QUESTÃO
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil estabelece diretrizes para o uso e a proteção das informações pessoais, impactando diretamente o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias como os sistemas de inteligência artificial e seus derivados. Fonte: LEONEL, J. S. et al. Inteligência artificial: desafios éticos e futuros. Revista Bioética, v. 32, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983- 80422024000100216&tlng=pt. Acesso em: 18 jul. 2025. Com relação ao objetivo da LGPD, assinale a alternativa correta: ALTERNATIVAS Eliminar o uso de IA em serviços de saúde. Ampliar o acesso das empresas a dados sensíveis dos usuários. Autorizar a coleta de dados pessoais sem consentimento prévio. Estimular o compartilhamento irrestrito de dados pessoais entre empresas. Proteger direitos fundamentais de liberdade e privacidade dos indivíduos.
9ª QUESTÃO
O treinamento de algoritmos pode ocorrer através da inserção ou repetição de dados, muitas vezes fornecidos pela população em geral. Esses dados podem incluir textos, rótulos e anotações que podem não ser verificados ou validados, o que pode introduzir preconceitos na IA. Se, historicamente, dados mostram que alunas se inscrevem menos em cursos de Ciência da Computação, um chatbot treinado com esses dados pode acabar recomendando cursos de humanidades para estudantes do sexo feminino, reforçando uma tendência anterior. Fonte: HEGGLER, J. M.; SZMOSKI, R. M.; MIQUELIN, A. F. As dualidades entre o uso da inteligência artificial na educação e os riscos de vieses algorítmicos. Educ. Soc., Campinas, v. 46, e289323, 2025. Sobre o processo de treinamento de algoritmos e a introdução de vieses, analise as afirmativas a seguir:
É correto o que se afirma em: ALTERNATIVAS I e II, apenas. I e III, apenas. II e IV, apenas. II, III e IV, apenas. I, III e IV, apenas.
A cognição humana não influencia a ocorrência de vieses, pois os algoritmos operam com lógica puramente matemática, imune a preconceitos. A única forma de introduzir viés em um algoritmo é intencionalmente, por meio da ação de programadores que inserem filtros discriminatórios. Vieses algorítmicos são exclusivamente um problema técnico de codificação, não tendo relação com os dados de treinamento ou contextos sociais. O viés social é o único tipo de preconceito que afeta os algoritmos, pois o viés estatístico é facilmente corrigido por programas de validação de dados. Os vieses são multifatoriais, podendo originar-se tanto dos dados e do modo como são coletados (preconceito estatístico) quanto de estruturas sociais e preconceitos humanos refletidos nesses dados (preconceito social), manifestando-se em diferentes etapas do processo.
2ª QUESTÃO
É fundamental que os agentes artificiais, em interação com humanos, possam aprender os valores da democracia e criar formas de coordenação e coexistência (Salmi, 2023). Coexistência entre agentes humanos e artificiais significa que é necessário que ordens políticas algorítmicas possibilitem e garantam participação no processo de tomada de decisão. Fonte: FILGUEIRAS, F.; MENDONÇA, R. F.; ALMEIDA, V. Inteligência Artificial e democracia: humanos, máquinas e instituições algorítmicas. Estudos Avançados, v. 39, n. 113, p. 75-96, 2025. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/pkxLbrnLHpt3ztkwQMc8Pqg/. Acesso em: 10 jul. 2025. Para a democratização de uma ordem política algorítmica, no que considera fundamental a relação entre os agentes artificiais e à coexistência com humanos, analise as afirmativas a seguir:
É correto o que se afirma em: ALTERNATIVAS I e II, apenas. I e IV, apenas. I, II e III, apenas.
4ª QUESTÃO
A ética na Inteligência Artificial (IA) é um campo de crescente relevância, abordando os impactos morais do desenvolvimento tecnológico, destacando a necessidade de uma abordagem responsável e multidisciplinar, fundamentada em princípios como o da Responsabilidade de Hans Jonas. Fonte: LOPES, G. C. D. IA e Ética: a interface entre tecnologia, moralidade e sociedade. Brazilian Journal of Technology, Curitiba, v. 8, n. 1, p. 1-11, mar. 2025. Com base no texto sobre a interseção entre Inteligência Artificial (IA) e ética, assinale a alternativa correta: ALTERNATIVAS A relevância da ética na IA é um consenso já estabelecido, eliminando a necessidade de futuras discussões sobre seus impactos. O texto sugere que a IA, por sua natureza tecnológica, está isenta de considerações morais, tornando a ética um campo secundário. O crescimento da IA e seus impactos morais são preocupações que surgiram recentemente, sem precedentes históricos ou filosóficos relevantes. O Princípio da Responsabilidade de Hans Jonas é apresentado como a única diretriz ética suficiente para guiar o desenvolvimento tecnológico da IA. O artigo enfatiza a importância de uma análise cuidadosa dos impactos morais da IA, propondo uma abordagem diversificada e pautada por princípios éticos reconhecidos.
6ª QUESTÃO
O treinamento de algoritmos pode ocorrer através da inserção ou repetição de dados, muitas vezes fornecidos pela população em geral. Esses dados podem incluir textos, rótulos e anotações que podem não ser verificados ou validados, o que pode introduzir preconceitos na IA. Se, historicamente, dados mostram que alunas se inscrevem menos em cursos de Ciência da Computação, um chatbot treinado com esses dados pode acabar recomendando cursos de humanidades para estudantes do sexo feminino, reforçando uma tendência anterior. Fonte: HEGGLER, J. M.; SZMOSKI, R. M.; MIQUELIN, A. F. As dualidades entre o uso da inteligência artificial na educação e os riscos de vieses algorítmicos. Educ. Soc., Campinas, v. 46, e289323, 2025. Sobre o processo de treinamento de algoritmos e a introdução de vieses, analise as afirmativas a seguir:
É correto o que se afirma em: ALTERNATIVAS I e II, apenas. I e III, apenas. II e IV, apenas. II, III e IV, apenas. I, III e IV, apenas.
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