Vamos à História
A partir da introdução acima, e dos estudos realizados, proponho a você um desafio: imagine que você é um (a) assistente social e se depara no seu ambiente de trabalho com a seguinte situação relatada abaixo:
A família Oliveira reside em uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul. Composta por Patrícia, de 36 anos, mãe de dois filhos, Marcos e Renata, que deveriam estar frequentando o ensino médio, porém estão fora da escola. Recentemente, os dois têm sido acompanhados pelos serviços de assistência social devido a envolvimento em atos infracionais, cumprindo medidas socioeducativas de Prestação de Serviço à Comunidade. Além disso, Patrícia está grávida do terceiro filho, já no sétimo mês de gestação.
Seu esposo, Luís, de 40 anos, perdeu recentemente seu emprego como operário em uma fábrica local, deixando a família em uma situação de instabilidade financeira. Desde então, Luís tem feito trabalhos temporários para sustentar a família. Todos os dias, ao deitarem-se, o casal compartilha a ansiedade com a chegada do novo membro da família.
A situação habitacional da família também é desafiadora, vivendo em uma área com limitações de transporte e problemas de infraestrutura, como falta de saneamento básico, o que dificulta o acesso de Patrícia aos cuidados pré-natais, impedindo-a de realizar exames há mais de dois meses.
Diante dessa realidade, a família decide buscar auxílio no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), onde são inseridos em um grupo de acompanhamento no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). O objetivo é promover reflexões sobre direitos e vulnerabilidades sociais, visando à autonomia familiar. Durante esse processo, enfrentam estigmas e comentários preconceituosos devido à gravidez de Patrícia.
Devido à falta de renda, a família recebe auxílio alimentação e é encaminhada para programas de transferência de renda. Durante o acompanhamento pelo CRAS, descobre-se que os filhos, Marcos e Renata, não estão frequentando a escola, mas foram influenciados por más companhias em sua comunidade.
Diante desse quadro, torna-se necessário encaminhar a família para a política de educação, garantindo o acesso dos filhos à escola, além de contatar serviços de saúde para garantir o acompanhamento pré-natal de Patrícia. Também são convidados a participar de espaços coletivos para discutir as fragilidades do território em que vivem, como a falta de saneamento básico.
Essa história evidencia como a questão social e suas múltiplas expressões se manifestam de forma complexa na vida das famílias, demonstrando a importância de abordagens integradas e sensíveis às diferentes dimensões do problema.
A partir da História (fictícia) apresentada e dos estudos realizados acerca da questão social e suas múltiplas expressões, construa um texto dissertativo analisando os seguintes aspectos:
1- Inicie seu texto apresentando o conceito de questão social utilizado na Unidade 03 do livro da disciplina, aborde ainda em seu texto, que maneira as múltiplas expressões da questão social podem ser trabalhadas pelo Serviço Social nos diferentes espaços sócio ocupacionais.
Sabendo que as famílias não podem ser analisadas por si só e ciente de que elas são atravessadas pelas diversas expressões da questão social, pois a transformação da mesma está intrinsecamente relacionada às transformações societárias, econômicas e sociais, identifique e cite em seu texto quais foram as principais expressões da referida questão social presentes na vida da família Oliveira, apresentada na História.
Orientações:
– Assista ao vídeo de orientações da atividade.
– Ao redigir sua resposta atente-se a correção ortográfica e concordância verbal.
– Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que foi solicitado.
– Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da atividade.
– Texto em no máximo 30 linhas.