Vários historiadores perceberam que o cotidiano não era apenas o lugar das pessoas comuns, mas também poderia ser considerado lugar de resistência e mudanças, exercendo papel central no acontecer histórico. O cotidiano estabelece articulações com as grandes estruturas de poder, políticas e econômicas. Seu estudo possibilita que as tensões e lutas do dia a dia possam emergir, dando voz a atores tradicionalmente excluídos e marginalizados, o que permitiria uma maior compreensão das estruturas sociais e suas transformações. O cotidiano está relacionado com a possibilidade de que os alunos possam perceber como suas vidas fazem parte da História como um todo. Nesse sentido, de acordo com as expectativas de aprendizagem, é necessário “perceber criticamente os vínculos entre história de vida e história”.
BARROS, C. H. F. Ensino de História, memória e história local. Revista de História da UEG, v. 2, n. 1, p. 301-321, jan./jul. 2013. Disponível em: https://encurtador.com.br/aqBSZ. Acesso em: 22 de Ago. de 2023,
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. É imprescindível a utilização do cotidiano dos alunos durante as aulas de história, pois dessa maneira, ele conseguirá estabelecer relação entre o que vive e o que estuda, identificando-se enquanto sujeito da História.
PORQUE
II. O cotidiano do aluno é objeto secundário do trabalho pedagógico, sendo priorizado o ensino da história sem conexão com a atualidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.