MAPA – TEOL – TEOLOGIA BÍBLICA – 54_2024
TEXTO 1
Assim, o primeiro vislumbre que temos do estilo de vida messiânico é o da cidadania cooperativa em prol do evangelho e de modo digno do evangelho. O testemunho do Messias Jesus é o eixo ao redor do qual podemos construir o estilo de vida messiânico — dessa forma, fazem pouco sentido as distinções classificatórias entre ética, espiritualidade e missão. No estilo de vida messiânico, as três são componentes de uma e a mesma realidade: viver como o Messias viveu!
Fonte: ZABATIERO, J. P. T. Teologia Bíblica. Reimp. 2024. Maringá: UniCesumar, p.124, 2016.
TEXTO 2
A unidade a ser desfrutada pelos discípulos de Cristo é baseada em mútua habitação: a morada do Espírito em cada um deles e sua morada em Deus – dependentes dele, confiando nele, obedientes a ele, preservando o evangelho sagrado que lhes foi confiado e pelo qual são salvos. Esses são, ao mesmo tempo, a experiência e o compromisso de todo verdadeiro cristão.
Fonte; CARSON, D. A. O Discurso de Despedida e a Última Oração de Jesus. São Paulo: Vida Nova, p. 184, 2019.
ENUNCIADO:
Vivemos em um período em que, cada vez mais, surgem diferentes comunidades de fé cristã pelas cidades afora. Por um lado, isto pode representar o resultado exponencial do avanço da pregação do Evangelho de Jesus em nossos dias por meio da plantação de novas igrejas. Por outro, isto também pode significar cismas, divisões e/ou conflitos entre lideranças que, ao discordarem de algo, deixam a igreja e fundam a sua própria comunidade.
Seu trabalho, nesta atividade, será baseado na reflexão sobre a Oração Sacerdotal de Jesus registrada no Evangelho de João, no capítulo 17. Nesta oração, Jesus pede ao Pai pela unidade de seus discípulos — pelos que estavam ali com ele no Jardim do Getsêmani e por aqueles que viriam a seguí-lo ao longo dos séculos vindouros.
COMANDO:
- Leia o capítulo 17 do Evangelho de João em, pelo menos, 2 versões ou traduções diferentes. Faça uma leitura comparada das versões, procurando os diferentes termos empregados alteram o sentido da passagem.
- Escolha uma das versões e transcreva a perícope de João 17.20-26 para o template padrão da atividade.
- Elabore um texto contendo entre 200 e 300 palavras respondendo à pergunta: como uma busca empenhada pela unidade cristã pode auxiliar a Igreja na missão de transformar a sociedade por meio do anúncio e prática do Evangelho?
- Escolha três versículos da perícope de João 17.20-26 e faça um mapa mental apontando as principais ideias e significados destes versículos.
COMPOSIÇÃO DO TRABALHO/NOTAS
Parte 1 (1,0): Transcrição do texto de João 17 (todo o capítulo).
Parte 2 (2,0): Texto desenvolvendo uma resposta para a questão do item 3.
Parte 3 (2,0): Mapa mental com as ideias principais de 3 versículos da perícope.
ORIENTAÇÕES:
– O trabalho deverá ser desenvolvido e entregue no template padrão disponível em ‘material da disciplina.
– A parte 2 deverá ser um texto de 200 até 300 palavras. O texto deverá ser escrito no template padrão.
– O Mapa Mental deverá ser feito à mão OBRIGATORIAMENTE e em folha SULFITE BRANCA tamanho A4. Você deverá escanear/digitalizar a folha e anexar como imagem no local indicado no template da atividade.
– O campo de envio de arquivos da atividade só aceita o envio de um arquivo, por isso, você deverá escanear o seu mapa mental, salvá-lo como IMAGEM (JPG ou PNG) e inseri-lo no template padrão (Arquivo Word).
– Seu mapa mental deverá ser organizado na orientação de ‘paisagem’ (horizontal | ’deitada’) da folha. Seja criativo, use canetas coloridas, escreva com letra legível e outros recursos que ajudem a fazer um mapa mental bonito, atrativo e com tamanho adequado à leitura. Atividades indecifráveis serão invalidadas.
– Escreva seu nome e R.A no canto inferior direito da folha sulfite em que você desenvolver o seu Mapa Mental.
– Redija seu texto de forma acadêmica. Utilize linguagem adequada e se atente aos erros de digitação.
– Se usar citações, indique as referências corretamente, conforme as normas da ABNT.
– Assista ao vídeo de orientação na ‘sala do café’. Se tiver dúvidas, entre em contato com o professor mediador.
– Atividades geradas por meio de Inteligência Artificial serão identificadas e invalidadas!