ATIVIDADE 1 – PSICO – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA – 54_2024
A fonte que o pesquisador usa para fazer um estudo é muito importante para mostrar a seriedade da pesquisa. Você sabe a diferença entre as fontes primárias, secundárias e terciárias?
Fonte primária: “[…] caracteriza-se por uma informação original, sendo muitas vezes o primeiro registro formalizado de alguma informação situando em fontes bastante diversas. Exemplos: Artigos de periódicos; patente; relatórios; teses e dissertações e normas técnicas” (Azevedo, 2012, p. 150). Ela é a mais utilizada em pesquisas aqui no Brasil, sobretudo para levantamento de dados bibliográficos.
Fonte: AZEVEDO, A. W. Metodologia de identificação de fontes de coleta de informação: uma proposta de modelo para cadeia produtiva de couro, calçados e artefatos. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 2, p. 149-158, out. 2012.
As fontes secundária e terciária são mais específicas e de estudos com objetivos mais delineados para cada fonte, que vão além de levantamento bibliográfico. Por isso, convido você a refletir sobre a relevância dessas fontes para pesquisas da área de Psicopedagogia.
Considerando o exposto, sua ação nessa atividade consiste em elaborar uma pequena dissertação explicando a diferença entre a fonte secundária e a fonte terciária. Você deve usar autores para fundamentar sua resposta, realizando citações indiretas, ou seja, com suas palavras e apresentar a referência conforme a ABNT, no final do texto.
Mínimo de 10 e máximo de 15 linhas.
Bons Estudos!