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Biomedicina
Atividade de estudo 1 – INTRODUÇÃO À PROFISSÃO BIOMÉDICA CONTEXTUALIZAÇÃO O curso de biomedicina passou por uma série de eventos até o biomédico ser oficialmente considerado um profissional de saúde, evento esse que aconteceu em 1998 com a Resolução nº 287 do Conselho Nacional de Saúde (CNS); entretanto a luta por reconhecimento e lugar no mercado de trabalho é constante e não para, bem como o crescimento e evolução da profissão biomédica.
B) PREENCHA o quadro a seguir com os dados do Quadro 1 organizados em Rol Crescente e CALCULE a média, a mediana e a moda (necessário apresentar os CÁLCULOS utilizados para encontrar a média aritmética, a mediana). Observando os resultados que você obteve qual seria a melhor medida de tendência central para representar estes dados? Justifique a sua resposta. * Quadro estará disponível para preenchimento no Modelo de resposta padrão do MAPA.
B) PREENCHA o quadro a seguir com os dados do Quadro 1 organizados em Rol Crescente e CALCULE a média, a mediana e a moda (necessário apresentar os CÁLCULOS utilizados para encontrar a média aritmética, a mediana). Observando os resultados que você obteve qual seria a melhor medida de tendência central para representar estes dados? Justifique a sua resposta. * Quadro estará disponível para preenchimento no Modelo de resposta padrão do MAPA
C) CONSTRUA a tabela de distribuição de frequência de forma COMPLETA (título, fonte e todas as informações solicitadas), empregando o critério de Sturges para definir o número de classes. Apresente nessa tabela as seguintes informações: frequência absoluta, frequência relativa, frequência relativa percentual, frequência acumulada, frequência relativa acumulada e frequência relativa acumulada percentual.
C) CONSTRUA a tabela de distribuição de frequência de forma COMPLETA (título, fonte e todas as informações solicitadas), empregando o critério de Sturges para definir o número de classes. Apresente nessa tabela as seguintes informações: frequência absoluta, frequência relativa, frequência relativa percentual, frequência acumulada, frequência relativa acumulada e frequência relativa acumulada percentual. NECESSÁRIO APRESENTAR OS CÁLCULOS para número de classe, amplitude total e amplitude do intervalo. Para as frequências da tabela, apresentar SOMENTE a fórmula utilizada em cada uma delas.
CARO(A) ALUNO(A), seja bem-vindo(a) à atividade MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da disciplina de Bioestatística e Epidemiologia. Instruções iniciais: Utilize o modelo de MAPA padrão, que foi disponibilizado em “Material da Disciplina”, para realizar esta atividade. Siga todas as instruções constantes neste modelo. Assista ao vídeo com as instruções para a realização do MAPA que está na “Sala do Café”.
CASO CLÍNICO 2 Ana Laura, 18 anos, possui anemia severa desde os 6 meses de idade. Devido à anemia intensa, apresenta quadros de palidez, icterícia, fraqueza, sonolência, fortes dores nas extremidades dos membros e na região abdominal e aumento de baço, o que leva a uma elevação abdominal. Realiza transfusões sanguíneas frequentemente e relata ter parentes próximos com o mesmo problema. Realiza exames como hemograma, reticulócitos e bilirrubina frequentemente, porém o diagnóstico da causa da anemia foi realizado através de um exame chamado eletroforese de hemoglobina associado aos exames de triagem descritos. Os resultados e as imagens a seguir pertencem ao eritrograma e ao esfregaço sanguíneo da paciente. Analise os resultados e as imagens e responda as questões a seguir:
CASO CLÍNICO 3 dos pela paciente, o médico solicitou exames como hemograma e sorologia para dengue. A sorologia apresentou-se positiva para a dengue e os resultados do hemograma estão descritos a seguir. As imagens mostram alguns dos leucócitos encontrados no sangue do paciente. Analise os resultados e as imagens e responda às questões a seguir:
Com base nas informações contidas na imagem, responda: 1) CITE o nome da enzima utilizada para a digestão do material genético.
Com base nas informações sobre as técnicas de biópsias embrionárias, responda: – Qual a vantagem e desvantagem de cada técnica de biópsia? – Cite em qual estágio é possível realizar cada técnic
Com base nessas informações, resolva os itens que seguem: A) CITE qual é a variável de estudo e a CLASSIFIQUE de acordo com a figura 1 que está no livro da disciplina, na, página 19, JUSTIFICANDO a classificação.
Com relação ao CASO CLÍNICO 2, análise o hemograma completo (Tabela 1) e a Figura 2, para responder às questões a seguir: 2a. INDIQUE a provável anemia da paciente, ASSOCIANDO com o quadro clínico apresentado e a necessidade de transfusão sanguínea.
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