Nenhum produto no carrinho.
Retornar para a loja
Exibindo 1–12 de 45 resultados
Ciências Biológicas
Atividade: a) Conhecendo a fita molde do gene do DNA (apresentado anteriormente), realize a transcrição e tradução e apresente a sequência normal de aminoácidos encontrados nessa proteína. Para realizar a tradução, utilize a tabela de código genético disponível abaixo.
b) Sabendo que uma mutação está ocorrendo no gene que codifica essa proteína, e que a proteína mutante apresenta apenas os 7 primeiros aminoácidos da proteína normal, e ainda, que o ribossomo finaliza a tradução ao encontrar o stop códon (códon de finalização), apresente em qual códon do RNAm está ocorrendo mutação? Qual aminoácido está faltando nessa proteína?
c) Sabendo do local da mutação e a sequência de aminoácidos da proteína mutante, explique o motivo do ribossomo continuar a iniciar a tradução do RNAm.
Com base na leitura dos capítulos 1 e 2 do livro Tendências Educacionais Contemporâneas, elabore um texto discursivo, em formato corrido (não em tópicos), de 20 a 30 linhas, abordando os itens descritos a seguir: Como as diferentes Revoluções Industriais (1.0, 2.0, 3.0 e 4.0) impactaram a Educação e as diferentes gerações?
– Proposição de Atividade aos Alunos: em seu Plano de Aula, proponha uma atividade aos alunos que os desafie a aplicar os conceitos aprendidos e a colaborar de forma ativa no processo de aprendizagem. Certifique-se de que a atividade seja adequada ao ambiente virtual e promova a interação entre os alunos. – Envio de Anexo: elabore seu Plano de Aula em um documento em formato de arquivo de texto (doc ou docx) e anexe conforme as orientações de entrega.
A Saúde Única é essencial no sentido de antecipar, prevenir, detectar e controlar doenças que se propagam entre animais e humanos, combater a resistência de microrganismos, garantir a segurança alimentar e prevenir ameaças à saúde humana e animal relacionadas ao meio ambiente (Embrapa, 2022). A partir desse contexto, é importante que você, como profissional da Educação e de Ciências Biológicas, esteja preparado e informado para identificar situações que conectam a saúde humana, animal e ambiental e atuar por meio de ações e práticas educativas e multidisciplinares. O desafio é desenvolver um texto discursivo sobre o tema Saúde Única e as doenças infecciosas e parasitárias. Seu texto deve trazer pontos como: o que é Saúde Única? Qual é o objetivo da Saúde Única? Quais são as bases da Saúde Única? Riscos e resultados da interação negativa entre seres humanos, meio ambiente e animais. Exemplos positivos de conexões e estratégias entre saúde animal, saúde humana e saúde ambiental.
A Saúde Única é essencial no sentido de antecipar, prevenir, detectar e controlar doenças que se propagam entre animais e humanos, combater a resistência de microrganismos, garantir a segurança alimentar e prevenir ameaças à saúde humana e animal relacionadas ao meio ambiente (Embrapa, 2022). A partir desse contexto, é importante que você, como profissional da Educação e de Ciências Biológicas, esteja preparado e informado para identificar situações que conectam a saúde humana, animal e ambiental e atuar por meio de ações e práticas educativas e multidisciplinares. O desafio é desenvolver um texto discursivo sobre o tema Saúde Única e as doenças infecciosas e parasitárias. Seu texto deve trazer pontos como: o que é Saúde Única? Qual é o objetivo da Saúde Única? Quais são as bases da Saúde Única? Riscos e resultados da interação negativa entre seres humanos, meio ambiente e animais. Exemplos positivos de conexões e estratégias entre saúde animal, saúde humana e saúde ambiental. Lembrando que nossa missão é social, e nossa atuação profissional precisa considerar os aspectos sociais e de vulnerabilidades de minorias, envolvidos nessas discussões. O seu texto deve ter entre 30 e 40 linhas. Deixo algumas leituras para orientar sua busca e construção textual. Lembre-se: a pesquisa e leitura de informações em fontes de rigor cientifico e com confiabilidade fazem parte de sua formação e atuação como educador. Não se restrinja a essas leituras indicadas. Use de sua autonomia e busque mais, sempre mais. https://seer.ufrgs.br/index.php/biodiverso/article/view/124398/87348 https://www.icc.fiocruz.br/extensaodivulgacaocientifica/wp-content/uploads/2023/08/Saude-Unica.pdf Referências ELLWANGER, J. H; CHIES, J. A. B. Saúde Única (One Health): uma abordagem para entender, prevenir e controlar as doenças infecciosas e parasitárias. Revista Bio Diverso, Porto Alegre, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/biodiverso/article/view/124398/87348. Acesso em: 29 abr. 2024. Disponível em: https://www.conass.org.br/saude-unica-a-interconexao-entre-diferentes-elementos-da-saude-global/. Acesso em: 29 abr. 2024. Disponível em: https://www.icc.fiocruz.br/extensaodivulgacaocientifica/wp-content/uploads/2023/08/Saude-Unica.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024. Disponível em: https://www.embrapa.br/visao-de-futuro/integracao-de-conhecimentos-e-de-tecnologias/sinal-e-tendencia/abordagem-de-saude-unica-na-pesquisa. Acesso em: 29 abr. 2024. Disponível em: https://www.fao.org/one-health/en/. Acesso em 25/04/2024.
Ao se depararem com tal questionamento atentavam-se para a angústia desencadeada pelos alunos que não aprendiam conforme o esperado, as dificuldades disciplinares enfrentada no manejo de turmas, a suposta falta de interesse e comprometimento dos discentes com seus compromissos escolares.
ATIVIDADE 1 – CBIO – GENÉTICA E EVOLUÇÃO – 53_2024
ATIVIDADE 1 – CBIO – PRÁTICA DE ENSINO: METODOLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA – 52_2024
ATIVIDADE 1 – CBIO – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO – 52_2024
ATIVIDADE 1 – CBIO – TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS – 52_2024
Nome de usuário ou e-mail *
Senha *
Lembre-me Acessar
Perdeu sua senha?
Nome de usuário *
Endereço de e-mail *
Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa Política de privacidade.
Cadastre-se