Nenhum produto no carrinho.
Retornar para a loja
Exibindo 1–12 de 130 resultados
Gestão Ambiental
CONTEXTUALIZAÇÃO QUALIDADE DA ÁGUA DOS RIOS DO PANTANAL ESTÁ RUIM, REVELA ESTUDO FEITO POR INSTITUTOS DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL. Amostras coletadas por cientistas apontaram presença de coliformes fecais, remanescentes de agrotóxicos, baixa oxigenação e substâncias cancerígenas. A pesquisa foi feita com base em meses de monitoramento e amostras analisadas em laboratório. "A gente encontrou, primeiro, coliformes fecais presentes na água. Depois, altos níveis de fosfato e nitrato, que são remanescentes de agrotóxicos", relata Gustavo Figueirôa, biólogo do SOS Pantanal. "A gente encontrou uma baixa oxigenação, que pode levar os peixes a uma mortalidade alta. Mas o principal, que é o carbendazim, uma substância que está proibida desde 2022 aqui no Brasil, mas tem pessoas utilizando os remanescentes nas lavouras. E ela é uma substância cancerígena, que pode causar infertilidade para seres humanos", explica.
DESENVOLVIMENTO Considerando a reportagem apresentada sobre a qualidade da água dos rios do pantanal, elabore um texto dissertativo de até 25 linhas, abordando os seguintes itens. – Qual a importância do processo de Avaliação dos Impactos Ambientais- AIA? – Participam do processo de Avaliação dos Impactos Ambientais- AIA o empreendedor, o órgão ambiental, a equipe técnica multidisciplinar e a comunidade. Descreva brevemente o papel de cada um dos participantes do processo.
Desenvolvimento Considerando esta organização hipotética e você como o(a) Gestor(a) Ambiental responsável e um dos multiplicadores do SGA, como um dos requisitos da norma ABNT NBR ISO 14001:2015 na etapa de Planejamento, será necessário realizar a identificação e avaliação dos aspectos e impactos ambientais, a determinação dos requisitos legais, e a definição dos objetivos do SGA e o planejamento para alcançá-los. Portanto, na atividade MAPA desta disciplina, você deve seguir 3 (três) passos e 3 (três) etapas, conforme a seguir.
Instruções para realização e entrega – É obrigatória a utilização do formulário padrão (template) para a realização do MAPA; – Esta é uma atividade individual. Trabalhos copiados da internet ou de outros(as) alunos(as) serão zerados; – O trabalho pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo, desde que siga a sua estrutura. A formatação exigida para esta atividade: fonte Arial tamanho 12, espaçamento entre linhas simples, texto justificado ou centralizado; – Após inteiramente respondido, você irá entregar apenas UM ARQUIVO com suas respostas, o trabalho deve ser enviado para correção pelo seu Studeo em formato de arquivo doc/docx ou PDF, na forma de anexo no campo de resposta da atividade MAPA. Caso você utilize OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidade; – Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa apresente as referências no final do trabalho conforme as normas da ABNT NBR 6023:2018; – Ao final do enunciado desta atividade, aqui, no Studeo, há uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar o arquivo até a caixa de envio de arquivo; – Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado, você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir; – A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então, preencha tudo com cuidado. Alguns dos critérios de avaliação são a utilização do template; atendimento ao tema; constituição dos argumentos e organização das ideias; correção gramatical e atendimento às normas ABNT.
Em seguida, faça uma análise textual desse arquivo, levando em consideração temas como: Serviços ecossistêmicos. Recursos naturais e energia. Economia ambiental e Instrumentos de controle ambiental. Por fim, para sequencia textual, conside responder os seguintes questionamentos: 1- Qual é o uso do Geoprocessamento nos mapas apresentados?
– entradas e saídas associadas com as atividades, produtos e serviços atuais e passados pertinentes, os quais ela possa controlar (uso e pós-uso dos produtos e serviços fornecidos pela organização) e aqueles que ela possa influenciar (produtos e serviços fornecidos por outras organizações e de processos terceirizados); – entradas e saídas associadas com as atividades, produtos e serviços como emissões para o ar, lançamento em água, lançamentos em terra, uso de matérias-primas e recursos naturais, uso de energia, emissão de energia (calor, vibração, ruído, luz etc.), geração de resíduos e/ou subprodutos, dentre outros; – mudanças, incluindo desenvolvimentos planejados ou novos, e atividades, produtos e serviços novos ou modificados; – condições normais e anormais de operação, condições de desligamento e inicialização, bem como situações de emergência previsíveis, incluindo às ocorrências anteriores de situações de emergências – perspectiva de ciclo de vida, incluindo projeto e desenvolvimento de suas instalações, processos, produtos e serviços; aquisição de matérias-primas, incluindo extração; processos operacionais ou de fabricação, incluindo o armazenamento; operação e manutenção de instalações; transporte de produtos e prestação de serviços, incluindo a embalagem; armazenamento, uso e tratamento pós-uso dos produtos; gestão de resíduos, incluindo a reutilização, recuperação, reciclagem e disposição final.
– Gravidade (G): representa a magnitude do impacto ambiental, considerando a sua abrangência espacial (dimensão do dano que o aspecto ambiental pode causar no meio ambiente) e reversibilidade (capacidade de remediação). – Frequência (F): relacionada a aspectos ambientais que ocorrem em situações normais e anormais. Em situações emergenciais a frequência não é aplicável e em seu lugar é utilizado o critério de Probabilidade. – Probabilidade (P): relacionada a aspectos ambientais que ocorrem em situações de emergência.
– Requisito legal e outros requisitos (RL): indica se o risco possui ou não, requisito legal e outros requisitos. Dentre os requisitos legais, podem incluir: legislação (nacional, regional ou internacional), incluindo estatutos ou regulamentos; decretos e diretivas, ordens emitidas por regulamentadores; permissões, licenças ou outras formas de autorização; julgamentos de tribunais ou tribunais administrativos. Os outros requisitos aplicáveis podem incluir: acordos com grupos comunitários ou organizações não governamentais (ONG), acordos com autoridades públicas ou clientes; requisitos organizacionais, princípios voluntários ou códigos de práticas, rotulagem voluntária ou compromissos ambientais; obrigações decorrentes de acordos contratuais com a organização; normas organizacionais ou industriais pertinentes.
– Temporalidade (T): destina-se a fazer a avaliação do aspecto em relação ao tempo, em que indica o momento de ocorrência da atividade da qual decorre o aspecto ambiental. – Incidência (I): destina-se a fazer avaliação da influência da organização sobre os aspectos ambientais, ou seja, indica o quão diretamente um aspecto ambiental está associado às atividades da organização.
-2 Quais os aspectos sociais diretos e indiretos? ( Cite e descreva pelo menos 3 EXEMPLOS).
-3 O que caracteriza o “lítio verde” produzido no Vale do Jequitinhonha?
-4 Além da extração consciente, quais outras soluções alternativas? ( Cite e descreva pelo menos 2 EXEMPLOS).
Nome de usuário ou e-mail *
Senha *
Lembre-me Acessar
Perdeu sua senha?
Nome de usuário *
Endereço de e-mail *
Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade.
Cadastre-se