Nenhum produto no carrinho.
Retornar para a loja
Exibindo 1–12 de 70 resultados
História
“É importante destacar que as diretrizes curriculares não dizem respeito somente à população negra, mas a toda população brasileira. Isso reflete um projeto de sociedade no qual todas as raízes étnico-raciais devem ser reconhecidas e respeitadas. A Lei proporciona uma oportunidade para a ampliação do conhecimento e para o estabelecimento de diálogos”, ressalta a professora, relatora e conselheira da Lei, Petronilha da Silva, ao dirigir-se para uma sala cheia, composta de alunos, professores e pesquisadores. […] Em 2004, ano seguinte à implementação da lei, foram adotadas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e cultura Afro-brasileira e Africana. Essa resolução foi o desdobramento do Parecer CNE/CP 3/2004, cuja relatora e conselheira foi Petronilha. As diretrizes estipulam as formas de como as questões étnico-raciais devem ser trabalhadas na educação. Uma das orientações é reconhecer e valorizar as raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, europeias e asiáticas. “Inicialmente foi um trabalho de consultas, formal ou informal, com professores, estudantes, coordenadores de educação, pais de alunos, e outros. Foi um processo longo e o mais profundo possível”, conta a pesquisadora gaúcha sobre sua experiência em participar do processo.
A Constituição Brasileira de 1988 assegura aos povos indígenas pela primeira vez o direito de serem índios. Em linhas gerais, significa que estas populações devem ser protegidas, respeitadas culturalmente, compreendendo seu modo de vida, sua organização social, seus costumes, suas línguas, crenças e tradições. Neste documento, também observamos os direitos dos índios sobre suas terras que são considerados como “direitos originários”, que considera o processo de dominação destes povos no período de colonização de suas terras. Desse modo, cabe a União proporcionar e garantir a segurança das terras indígenas brasileiras, juntamente com o amparo e fiscalização da Funai. Entretanto, nos últimos dias acompanhamos invasões aos territórios indígenas e registros de atrocidades contra estas populações. Acompanhe a reportagem abaixo: Invasão do garimpo em terras indígenas deixa rastro de desmatamento e violência (publicada em Abril de 2022).
A seguir, estão as instruções para a realização da atividade MAPA: Estude a Unidade 2 do seu livro didático, cujo título é “Aspectos da Formação e da Consolidação da Igreja Cristã Medieval”. Estude, principalmente, a parte relacionada ao Tribunal da Inquisição. Leia o artigo “Aspectos da Inquisição Medieval”, disponível no link: https://revistas.pucsp.br/culturateo/article/download/15354/11470. A partir do conhecimento obtido pela unidade de seu livro didático e pelo artigo, escreva um texto explicando: a) O que foi o Tribunal da Inquisição? b) Como você utilizaria seu livro didático e o artigo “Aspectos da Inquisição Medieval” para desenvolver a habilidade “(EF06HI18) Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval” em seus alunos do 6º ano? c) Como as duas bibliografias fornecidas se relacionam com o tema da Inquisição?
A violência humana é uma constante ou é uma condição que pode ser alterada? Estamos sempre encontrando informações sobre a prática da violência cotidianamente. Como podemos alterar isso? Será que poderemos um dia? A compreensão da razão humana nos faz melhores ou piores, depende da maneira que se busca entender os critérios que usamos para considerar o uso da razão. Os críticos da Escola de Frankfurt consideram que há uma razão instrumental e outra reflexiva. A primeira foi e é usada para os interesses humanos da forma mais objetiva e perversa, a construção de uma bomba atômica, por exemplo. Já, a outra, considera que é possível criar por razão benefícios para a melhoria da vida humana, produzir uma obra literária ou cinematográfica para a valorização da existência.
Além do desmatamento e da contaminação dos rios e dos peixes que servem de alimento aos indígenas por mercúrio, metal utilizado na atividade garimpeira que foi recentemente identificado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em níveis bem acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em indígenas da etnia, a invasão do garimpo ilegal tem provocado conflitos, violência e mortes, bem como uma explosão no número de doenças infectocontagiosas como a malária no território. O documento aponta ainda a desestruturação dos serviços de saúde nas áreas ocupados pelos garimpeiros […].
assuntos: a) Como funcionava o poder imperial durante o Principado em Roma?
Atenção! Para maior facilidade na execução desta atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a sua realização: – Primeiro passo: assista ao tutorial explicativo disponível na Sala do Café e realize uma leitura atenta dos materiais indicados. – Segundo passo: elabore um texto dissertativo apresentando de que forma você desenvolveria a habilidade EF06HI18 em alunos do 6º ano com base nos questionamentos apresentados no enunciado. Seu texto deve conter, no máximo, duas laudas, considerando as referências bibliográficas. Lembre-se: seu texto não pode conter cópias da internet, isto é, deve ser escrito com suas próprias palavras. – Terceiro passo: realize uma correção ortográfica em seu texto e o copie no template (modelo) disponível na pasta Material da Disciplina. – Quarto passo: anexe o arquivo no campo destinado para o envio da atividade. Após anexar o trabalho e se certificar de que se trata do arquivo correto, clique no botão “Responder” e, posteriormente, em “Finalizar” — após “Finalizar”, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado. Bom trabalho!
ATIVIDADE 1 – FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO – 52_2024
ATIVIDADE 1 – HIST – HISTÓRIA DA AMÉRICA – 51/2024
ATIVIDADE 1 – HIST – GEOGRAFIA APLICADA A HISTÓRIA – 52_2024
ATIVIDADE 1 – HIST – HISTÓRIA ANTIGA – 53_2024
Nome de usuário ou e-mail *
Senha *
Lembre-me Acessar
Perdeu sua senha?
Nome de usuário *
Endereço de e-mail *
Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade.
Cadastre-se