Nenhum produto no carrinho.
Retornar para a loja
Exibindo 1–12 de 274 resultados
Pedagogia
A respeito dessa discussão e do que foi estudado sobre essa temática, durante a disciplina, elabore um texto, com no mínimo 15 e no máximo 20 linhas, que apresente as concepções do Neoliberalismo na Educação e uma reflexão sobre o tema a partir de um viés positivo ou negativo do Neoliberalismo na Educação.
Considerando o exposto, sua ação nessa atividade consiste em tecer uma análise crítica sobre os resultados parciais de uma das três primeiras metas do PNE (2014-2024), apresentando as reflexões que acredita serem necessárias para as novas metas e estratégias do Plano Nacional de Educação, conforme a discussão do Eixo II elencado pelo Conae, edição 2024. Mínimo de 15 e máximo de 20 linhas.
Convido você a experimentar uma consulta no site do Observatório do Plano Nacional de Educação (https://www.observatoriodopne.org.br/), que mostra a análise parcial de todas as metas mensuráveis. Depois, reflita sobre o que precisaremos repensar para nossa Educação nas próximas décadas. As discussões do novo Plano Nacional de Educação estão em discussão, por meio da Conferência Nacional de Educação (CONAE), e têm como tema na Edição 2024: “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. Eles estabeleceram sete eixos de discussão, sendo o Eixo II – A garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social, com acesso, permanência e conclusão, em todos os níveis, etapas e modalidades, nos diferentes contextos e territórios.
Vejamos os objetivos e resultados parciais das três primeiras metas do PNE (2014-2024): Educação Infantil Objetivo 1 da meta – matricular todas as crianças de 4 a 5 anos na Pré-escola até 2016. Objetivo 2 da meta – atendimento de 50% dos menores de 3 anos e 11 meses na Creche até 2024. Resultado parcial 94,1% das crianças de 4 a 5 anos estavam na escola em 2019. Resultado parcial 37,8% das crianças de 0 a 3 anos estavam na creche em 2019.
É fundamental que, ao pensar um projeto, o docente tenha em mente quais são as habilidades e competências que se busca ao pensar um ensino baseado em projetos e que requer conhecimento dentro do cenário educacional atual como: Aprendizagem baseada em projetos, ou Project Based Learning (PBL).Um projeto de ensino, como o próprio nome já diz, é um proposta de atividade onde o proponente elabora um roteiro de trabalho com vistas a trabalhar conteúdos com foco na formação do seu aluno. Disponível em: https://metodoativas.blogspot.com/
“A saúde bucal é indissociável da saúde geral, e está diretamente relacionada com a qualidade de vida do indivíduo. A manutenção da saúde bucal interfere no desenvolvimento físico e psicológico da criança, além de estar relacionada com a sua participação em atividades, incluindo a frequência escolar” (TOKAIRIN, 2020, p.365). TOKAIRIN, A.S.C.P. et al. Avaliação do conhecimento de escolares sobre saúde bucal, dieta e higiene: ferramenta diagnóstica para direcionamento de atividade educativa. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 365–369, 2020. DOI: 10.17921/2447-8733.2020v21n3p365-369. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8499. Acesso em: 18 fev. 2024.
“A criança tem contato com números antes mesmo de sua vida escolar, nas suas relações cotidianas. Lida com situações que envolvem ordenação, seriação, classificação, iniciando desta forma, a construção deste conceito. Porém caberá à escola organizar experiências que privilegiem a formação de diferentes conceitos. No entanto, percebe-se algumas angústias de professores da Educação Básica, anos iniciais, no que diz respeito à dificuldade de encaminhamentos adequados ao trabalho com a construção do conceito de número com as crianças (GARCIA; CAMARGO; FRANCA, 2012, p. 1).
“Um dos problemas enfrentados por docentes de todo país foi a falta de preparo para lidar com o ensino remoto, síncrono ou assíncrono, palavras que até então não faziam parte do vocabulário desses profissionais. Do dia para a noite, muitos professores se viram diante de um grande desafio: o de continuar levando conhecimento através de ambientes virtuais”. Fonte: https://voxlittera.com.br/formacao-docente-digital/. Acesso em: 8 dez. 2023.
* Duas diferenças entre integração e inclusão escolar, que você considera importante compreender para atuar com o público alvo da educação especial.
* Levando em consideração as duas diferenças selecionadas por você, proponha, enquanto futuro profissional da educação, uma estratégia com a proposta de ressignificar o conceito de integração na escola e uma outra para que a inclusão seja efetivada, justificando a sua resposta.
& MATEMÁTICA A proposta deste mapa vai um pouco além dos conteúdos de matemática, este vai proporcionar vivências da arte partindo dos elementos da matemática.
Nome de usuário ou e-mail *
Senha *
Lembre-me Acessar
Perdeu sua senha?
Nome de usuário *
Endereço de e-mail *
Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade.
Cadastre-se