Nenhum produto no carrinho.
Retornar para a loja
Exibindo 1–12 de 45 resultados
Segurança Pública
Nesse sentido, responda: a) Analise o texto e indique no mínimo dois Princípios Básicos da Administração Pública que podem ser violados em uma ação de “orçamento secreto”, indicando o porquê dessa violação.
O texto apresenta uma situação real na qual a verba pública é destinada a finalidades, que até poderiam ser consideradas legais, mas que por serem anônimas, ou seja, não serem assinadas por nenhum deputado e sem nenhum tipo de transparência, podem ferir os Princípios Básicos da Administração Pública, conforme artigo 37 da Constituição brasileira.
Os três testes evidenciam críticas a algo muito importante para a administração pública: planejamento estratégico. O planejamento é primordial para toda instituição, seja pública ou privada. Conforme o material da disciplina, as organizações públicas têm diversas formas de atuação jurídica, de forma que um único tipo de planejamento estratégico não seria ideal para todos os tipos de organizações existentes na Administração Pública. Entretanto, existem ferramentas e metodologias que podem ser empregadas em diferentes realidades de forma eficiente. Supondo que você é responsável pela organização e gestão da Tradicional Festa Junina de sua cidade, e a metodologia para desenvolvimento da festa é o Ciclo PDCA: 1) Explique o que é ciclo PDCA (ao menos, cinco linhas). Se utilizar fontes externas, lembre-se de citá-las.
SEGUNDA ETAPA: ANÁLISE – Situação Problema Imagine que você é o gestor(a) da UBS mais próxima da sua residencia/trabalho, e foi escolhido(a) pela Secretaria de Saúde Municipal para ser o palestrante em um treinamento para outros gestores(as) de UBS da sua região. Nesse treinamento, os gestores(as) precisarão entender o que é QVT, assim como, aprender como identificar fatores influenciadores na QVT dos profissionais de saúde liderados por ele(a). Para isso, a Secretaria de Saúde Municipal enviou um briefing à você onde estabelece qual o interesse em sua palestra. Neste briefing a Secretaria solicita que você explique sobre a QVT, como podemos identificar os fatores influenciadores sobre os profissionais e porque as UBS´s precisam dar importância à QVT.
“A gente espera, com isso, desafogar muito as UPAs [unidades de pronto atendimento] e emergências”, disse o ministro, ao citar como exemplo mulheres que buscam atendimento médico para os filhos depois das 17h. “Parece que criança só piora de noite. E aí, o único local que essa mãe tinha era uma UPA. Às vezes, ela atravessava a cidade. Ter até as 22h também pode ser um momento para fazer a vacina, colocar tudo em dia, fazer o preventivo.”
2) Utilizando o Ciclo PDCA, desenvolva um plano para desenvolvimento da Festa Junina da sua cidade, trazendo todos os elementos para esse evento. Para este exercício, você deve utilizar o mínimo de dez linhas
A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde. Trata-se da principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção dos SUS (MINISTÉRIO SAÚDE, 2023).
A Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde é um documento que visa nortear as ações de saúde na Atenção Primária brasileira. Foi lançada pelo Ministério da Saúde em 2017 e reconhece a importância da clínica multiprofissional para responder às necessidades da população. É um documento orientador para todos os serviços de APS no Brasil, que permite ao gestor municipal adequar (acrescentando, retirando ou reformulando) o rol de ações e serviços ofertados em seus estabelecimentos.
Ainda segundo o ministro, a partir da publicação da portaria, prefeitos e secretários municipais de Saúde terão de se organizar para definir qual a carga horária a ser adotada em cada unidade básica de saúde do respectivo município. “Nós estamos dando para eles algumas coisas que eles nunca tiveram. Que as equipes possam ter propostas de trabalho de 40 horas, de 60 horas e de 75 horas. Que eles organizem os horários dessas equipes”, disse. Outra novidade prevista na portaria, segundo Mandetta, é a possibilidade de cada unidade básica de saúde poder contar com até seis equipes de profissionais e não mais três, como funciona atualmente. A proposta do ministério é que os postos de saúde que aderirem à carga horária de 75 horas semanais possam organizar melhor seu esquema de trabalho tendo disponíveis mais equipes e, em alguns casos, triplicando a verba de custeio.
Após realizar a leitura da reportagem, responda as seguintes indagações: a) Analise o trecho da reportagem e responda: “Na chegada ao local, o major informou que além da negociação, foram fechadas duas quadras no entorno da loja para a segurança de quem passava pela região”. A ação do primeiro interventor em fechar duas quadras no entorno do ponto crítico foi correta? Justifique sua resposta.
Atendimento em postos de saúde poderá ter horário ampliado O Ministério da Saúde publicou portaria que amplia o horário de atendimento de unidades básicas de saúde. De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, as opções de carga horária semanal a serem disponibilizadas aos chamados postos de saúde são 40 horas (esquema atual), 60 horas e 75 horas. Atualmente, a maioria das unidades funciona até as 17h. Com a mudança, elas poderão atender até as 22h.
ATIVIDADE 1 – IMERSÃO PROFISSIONAL: GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES – 53_2024
Nome de usuário ou e-mail *
Senha *
Lembre-me Acessar
Perdeu sua senha?
Nome de usuário *
Endereço de e-mail *
Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade.
Cadastre-se