A diferenciação dada pelos autores entre os Transtornos Específicos de Aprendizagem e as Dificuldades de Aprendizagem

A diferenciação dada pelos autores entre os Transtornos Específicos de Aprendizagem e as Dificuldades de Aprendizagem evidencia a concepção de que o não sucesso acadêmico pode ser compreendido a partir de perspectivas intrínsecas ou extrínsecas. Considerando o exposto e o nosso material didático, diferencie as causas e os sintomas considerados de cada uma das perspectivas […]

Assim, as dificuldades de aprendizagem englobam uma diversidade de transtornos, cujos tipos mais comuns se manifestam

Assim, as dificuldades de aprendizagem englobam uma diversidade de transtornos, cujos tipos mais comuns se manifestam por meio de dificuldades em leitura, escrita, matemática e raciocínio lógico. Fonte: GARCIA, C. de S.; SCHLÜNZEN, E. T. M.; SCHLÜNZEN-JUNIOR, K. Ensino & Pesquisa, União da Vitória, v.22, n.1, p. 155-169, jan./abr., 2024. Disponível em: https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.1.9110. Acesso em […]

Já ao definirmos as dificuldades de aprendizagem, nos referimos a uma condição momentânea, que ocorre quando influências

Já ao definirmos as dificuldades de aprendizagem, nos referimos a uma condição momentânea, que ocorre quando influências externas interferem no processo de aprendizagem, e, portanto, são enfrentadas como uma questão pedagógica e não de origem neurobiológica. Assim, as dificuldades de aprendizagem englobam uma diversidade de transtornos, cujos tipos mais comuns se manifestam por meio de […]

Ao definirmos os transtornos de aprendizagem ou transtornos específicos de aprendizagem

Ao   definirmos   os   transtornos   de aprendizagem   ou   transtornos   específicos   de aprendizagem, ainda hoje abordado na literatura como distúrbios de aprendizagem, nos referimos a um fenômeno de origem neurobiológica, que afeta o processamento de informações, e consequente, a aprendizagem, por exemplo, a dislexia ou discalculia (APA, 2014). Já […]

O não aprender de acordo com o esperado para a faixa etária e experiência socioeducacional é um dos temas que permeiam

ATIVIDADE 1 – PED – PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA – 52_2025   O não aprender de acordo com o esperado para a faixa etária e experiência socioeducacional é um dos temas que permeiam as discussões educacionais nos diferentes âmbitos sociais. Garcia, Schlünzen e Schlünzen Junior (2024), ao problematizarem a questão da não aprendizagem e […]

Seus argumentos devem ter fundamentação teórica, para tanto, faça citações indiretas, ou seja, com suas palavras, e, ao fim do texto, apresente a referência completa

  Seus argumentos devem ter fundamentação teórica, para tanto, faça citações indiretas, ou seja, com suas palavras, e, ao fim do texto, apresente a referência completa, conforme a ABNT. (Mínimo de 10 e máximo de 15 linhas do Word). Bons estudos! Fonte: BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sistema de Avaliação […]

Considerando essas reflexões, sua ação nesta atividade consiste em dissertar sobre a importância de equilibrar os benefícios e desafios desse sistema.

ATIVIDADE 1 – PED – POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – 52_2025  O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que […]

Para responder essa problemática, é importante considerar que “as médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb

  Para responder essa problemática, é importante considerar que “as médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”, que por sua vez permite traçar metas de qualidade educacional em nosso país (Brasil, 2024). […]

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional

ATIVIDADE 1 – PED – POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – 52_2025  O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que […]

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.