QUESTÃO 7 A teoria histórico-cultural surge num contexto de revolução social, sendo influenciada pelos preceitos marxistas, de tal modo que o desenvolvimento passa a ser debatido com sendo mediado pela ação social. De tal sorte que, para Vygotsky, a formação da inteligência tem sua essência nas relações socioculturais do sujeito. Considerando os fundamentos da […]
QUESTÃO 6 Diante da proposta de compreender sobre esta abordagem psicológica, devemos ressaltar que o Behaviorismo está entre as teorias que direcionou as bases da psicologia científica que conhecemos na atualidade (GARCIA, 2021, p. 46). Fonte: GARCIA, R. de A. B. Psicologia da Educação. Maringá: Unicesumar, 2021. O behaviorismo radical, muitas vezes, é criticado de forma […]
QUESTÃO 5 Observe a imagem: Figura 1 – Menina estudando. Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/aluna-menina-estudando-aprendizagem-1571488/. Acesso em: 28 abr. 2025. A psicanálise enquanto ciência não pode ser adaptada como metodologia de ensino no ambiente escolar, mas contribui de forma significativa ao propor a compreensão do desenvolvimento psíquico e evidenciar como os processos anímicos influenciam em […]
QUESTÃO 4 “A assimilação não se reduz (…) a uma simples identificação, mas é construção de estruturas ao mesmo tempo que incorporação de coisas a essas estruturas” (PIAGET,1996, p. 364). Em outras palavras, assimilação significa interpretação, ou seja, ver o mundo não é simplesmente olhar o mundo, mas é interpretá-lo, assimilá-lo, tornar seus alguns elementos […]
QUESTÃO 3 De acordo com a teoria piagetiana, a inteligência é entendida como o estado de equilíbrio dinâmico entre os esquemas mentais do sujeito e sua capacidade progressiva de adaptação ao meio, permitindo o indivíduo agir de forma cada vez mais flexível e assertiva com o seu entorno. Esse processo decorre da articulação entre quatro […]
QUESTÃO 2 Discutir sobre afetividade no contexto escolar como visto em nossos estudos, extrapola a compreensão de afeto como contato íntimo e carinhoso com os discentes. Corresponde sim, na implicação psicossocial que o ato educativo tem na constituição subjetiva dos indivíduos. Neste contexto, Garcia (2021) elenca a teoria das relações interpessoais como fundamental para o […]
QUESTÃO 1 Alguém pode estar se perguntando por que organismo? Porque o organismo é aquele que altera o ambiente e o foco da análise, o que seleciona o comportamento de beber água não são aspectos cognitivos e, sim, uma análise de fatores filogenéticos, ontogenéticos e culturais. Indivíduos de uma mesma espécie partilham do mesmo conjunto […]
QUESTÃO 10 Na educação, um termo muito comum é a generalização, que na visão da teoria behaviorista consiste em uma situação em que uma resposta é controlada por um determinado estímulo, mas que existem outros estímulos que são próximos ou similares, que devido a alguma particularidade, também podem ser efetivados. Ao mesmo tempo, no meio […]
QUESTÃO 8 “Skinner não se preocupava em especular sobre o que ocorria dentro do organismo. Seu programa não apresentava suposições a respeito das entidades internas, fossem as variáveis intervenientes, os impulsos ou os processos fisiológicos. O que acontecia na relação entre estímulo e resposta não era o tipo de dado objetivo com o qual o […]
QUESTÃO 7 O debate acerca do papel da Psicologia da Educação nas licenciaturas se sustenta na relevância do entendimento do desenvolvimento humano no processo de aprendizagem dos indivíduos. A compreensão desse processo envolve diferentes concepções teóricas sobre como o ser humano aprende. Elaborado pelo professor. Considerando a articulação entre Psicologia da Educação e […]
