ATIVIDADE 2 – PED – DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA – 52_2024
QUESTÃO 1
Observe a imagem:
Fonte: Disponível em: https://br.freepik.com/fotos-gratis/feche-o-bebe-engatinhando-e-aprendendo-a-andar_23180525.htm#&position=38&from_view=collections&uuid=957cfe38-418c-4894-bbb0-270cdfb16a4b. Acesso em: Abr. 2024.
Analisando a imagem e considerando o desenvolvimento psicomotor, analise as afirmativas:
- Este bebê encontra-se no início do processo exploratório, onde as características tônico motoras possibilitam respostas por meio de gestos.
- Apresenta coordenação ainda rudimentar, mas que permite a busca por objetos de seu interesse, sendo característico o movimento de rastilho.
III. Na fase em que este bebê se encontra dá-se início a alimentação pastosa com alguns sólidos pequenos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 2
O sintoma é, então, uma defesa psíquica em face de uma desordem psíquica ou biológica, com tendência a exprimir-se por meio da via privilegiada do corpo (FERNANDES; GUTIERRES FILHO, 2012, p. 139).
Fonte: FERNANDES, J. M. G. A.; GUTIERRES FILHO, P. J. B. Psicomotricidade: abordagens emergentes. Barueri: Manole, 2012.
Considerando as informações acima e conteúdo sobre distúrbios psicomotores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A compreensão sobre o sintoma psicomotor perpassa pela compreensão da associação entre a psique (sentimentos, emoções e cognição) e o biológico do sujeito, que se manifesta no corpo; apresentando características que correspondem a alterações em um determinado sistema.
PORQUE
- Em alguns tipos de distúrbios psicomotores verifica-se dificuldade no movimento voluntário, que pode apresentar-se com um deambular desajeitado, como uma catalepsia ou ainda uma sincinesia.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
A professora da turma de Educação Infantil 4 leva as crianças até o pátio e propõe que elas realizem a seguinte atividade: todos deverão andar sobre uma mureta. A mureta tem dez centímetros de altura não oferecendo perigo de queda mais exigindo concentração na realização.
Elaborado pela professora, 2024.
Qual o principal conceito psicomotor funcional global envolvido nesta atividade?
Alternativas
Alternativa 1 – Coordenação motora fina.
Alternativa 2 – Equilíbrio estático.
Alternativa 3 – Coordenação motora ampla.
Alternativa 4 – Relaxamento.
Alternativa 5 – Equilíbrio dinâmico.
QUESTÃO 4
Observe a imagem:
Fonte: Disponível em: https://br.freepik.com/fotos-gratis/mae-e-filho-posando-em-ambientes-fechados_11193616.htm#from_view=detail_alsolike. Acesso em: Abr. 2024.
Considerando a imagem e a importância do Outro no desenvolvimento psicomotor da criança, analise as afirmativas:
- Ao tocar o corpo do bebê, como na imagem, o Outro significativo proporciona sensações ao bebê que o possibilitam conhecer e delimitar seu corpo, construindo seu corpo subjetivo.
- Quem vai tornar o corpo cheio de significados é o Outro, a partir do momento que constrói dizeres, dando sentido a imagem corporal.
III. A imagem corporal se estabelece através da organização biológica que o sujeito traz ao nascer.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 5
Dentro da evolução da psicomotricidade, no início do século XIX, a sua noção fixou-se, sobretudo, no aspecto motor e neurofisiológico da criança, partindo da análise da relação entre o atraso do desenvolvimento motor e o atraso intelectual. Seguiram-se estudos sobre o desenvolvimento da habilidade manual e de aptidões motoras em função da idade até se chegar na posição atual da psicomotricidade, a qual ultrapassa os problemas motores e trabalha também a relação entre o gesto e a afetividade associada à qualidade de comunicação através destes.
BUENO, J. M. Psicomotricidade: teoria e prática. Da escola à aquática. São Paulo: Cortez, 2013.
Sobre a História da psicomotricidade, avalie as seguintes afirmações:
- As investigações de Ernest Dupré consolidaram estudos neurofisiológicos da época que romperam com a ideia de que todas as disfunções motoras apresentam alteração neurológica.
- Os primeiros estudos sobre a psicomotricidade tiveram início no século XX, após os dois grandes conflitos mundiais que ocorreram naquele contexto.
III. Os estudos da psicomotricidade foram realizados exclusivamente por Ernest Dupré, que considerava a relação da motricidade com o desenvolvimento do caráter humano.
- Os avanços da neurofisiologia do século XIX permitiu compreender as disfunções cerebrais e a elaboração de uma nova teoria que relaciona a atividade gestual com a prática cerebral.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e IV, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 6
De acordo com Fonseca (2004) o tônus é essencial na segurança da criança, quando ela se prepara para o movimento ou para os diversos modos de atividade postural. A tonicidade é considerada ampla, pois abarca os músculos relacionados a funções biológicas e psíquicas, tendo uma relação com a maneira com que o sujeito se relaciona, tanto verbal quanto não verbal. Sendo sua característica principal o baixo nível energético, que dá condições ao sujeito de ficar em pé por várias horas, sem demonstrar cansaço.
FONSECA, V. Dificuldades de Aprendizagem – abordagem neuropsicológica e psicopedagógica ao insucesso escolar. Âncora Editora, Lisboa. 2004.
Considerando o excerto supracitado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A tonicidade é um dos pontos centrais que possibilitam o entendimento da psicomotricidade numa perspectiva holística e sistêmica do corpo e da motricidade.
PORQUE
- A sua regulação depende de vivências tanto psicomotoras quanto relacionais, destacando que fatores emocionais podem ser evidenciados por meio de atitudes e expressões corporais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
Texto 1: O desenvolvimento humano envolve o estudo de variáveis afetivas, cognitivas, sociais e biológicas em todo ciclo da vida. Desta forma faz interface com diversas áreas do conhecimento como: a biologia, antropologia, sociologia, educação, medicina entre outras (MOTA, 2005, p. 106).
Fonte: MOTA, M. E. Psicologia do Desenvolvimento: uma perspectiva histórica. Temas em Psicologia. Ribeirão Preto/SP: SBP, v. 13, n. 2, 2005, p. 105 – 111.
Texto 2: O desenvolvimento nos remete a múltiplos termos como: continuidade, crescimento, mudança, etapas, interações, conhecimento, ação, dentre outros. Diversas são as formas de entendê-lo, gerando distintas concepções sobre os fatores preponderantes nesse processo (XAVIER & NUNES, 2015, p. 10).
Fonte: XAVIER, A. S.; NUNES, A. I. B. L. Psicologia do desenvolvimento.4. ed. rev. e ampl. – Fortaleza: EdUECE, 2015.
Considerando o excerto supracitado de Mota (2005) e Xavier (2015), avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- A epistemologia genética de Piaget destaca que o desenvolvimento depende de uma reciprocidade entre o sujeito e o ambiente, um influenciando o outro; passando por estágios bem definidos onde o movimento tem um papel importante no processamento da relação entre a psique e a motricidade. Este pensamento difere-se do de Vygotsky.
PORQUE
- Vygotsky enfatiza que as funções psicológicas superiores se desenvolvem por meio das relações que o sujeito estabelece com outros humanos, internalizando os modos culturais de comportamento. Onde a aprendizagem tem o papel de impulsionar o desenvolvimento. Deste modo, não é necessário esperar o tempo certo para a criança desenvolver, pois o desenvolvimento vai depender das oportunidades que o contexto sócio-histórico vai oferecer.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
De acordo com Huizinga (2010, p. 17) “A criança representa alguma coisa diferente, ou mais bela, ou mais nobre, ou mais perigosa do que habitualmente é. Finge ser um príncipe, um papai, uma bruxa malvada ou um tigre. A criança fica literalmente transportada de prazer, superando-se a si mesma a tal ponto de quase chegar a acreditar que realmente é esta ou aquela coisa, sem, contudo perder inteiramente o sentido da realidade habitual. Mais do que uma realidade falsa, sua representação é a realização de uma aparência: é imaginação, no sentido original do termo”.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. Tradução de João Paulo Monteiro. 6 ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.
O texto acima refere-se a uma atividade típica da infância que podemos identificar como:
Alternativas
Alternativa 1 – Jogo pedagógico.
Alternativa 2 – Jogo transicional.
Alternativa 3 – Jogo do Fort-da.
Alternativa 4 – Jogo pré-esportivo.
Alternativa 5 – Jogo simbólico.
QUESTÃO 9
A professora da Educação Infantil – nível 4 preparou o seguinte material para trabalhar com seus alunos: recortou fotos de rostos de crianças sorrindo, chorando, com medo, triste, com raiva; colou em pedaços de cartolina formando cartinhas de um jogo. Na sala de aula, propôs a seguinte atividade para seus alunos: espalhou as cartinhas sobre a mesa, com as fotos viradas para baixo e pediu para que cada criança pegasse uma cartinha, não mostrasse para ninguém e se sentasse em uma das cadeiras dispostas em círculo. Quando todos já estavam sentados, solicitou que um de cada vez se levantasse e sem falar reproduzisse o que viu na figura. Depois pediu que falassem com qual delas se identificavam mais e o que fazia quando se sentia assim. Encerrou falando sobre a importância de conhecermos nossos sentimentos e emoções (Elaborado pela professora, 2023).
Esta atividade possibilita trabalhar o conceito relacional de:
Alternativas
Alternativa 1 – Agressividade.
Alternativa 2 – Comunicação.
Alternativa 3 – Expressão.
Alternativa 4 – Afetividade.
Alternativa 5 – Limites.
QUESTÃO 10
Ao discorrer sobre a organização temporal, Le Boulch (1992) explica que é a alteração de tempo de modo cronológico que possibilita à criança diferenciar a organização temporal referente a sua rotina, a ordem dos acontecimentos que à situa e orienta com relação ao mundo circundante.
LE BOULCH, Jean. O desenvolvimento psicomotor: do nascimento aos 6 anos. 7 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
Para melhor conhecimento do presente, passado e futuro é necessário que a criança adquira certas dimensões do tempo, como: noções básicas de temporalidade (ontem, amanhã, agora…); sequências de ações (habilidade para organizar fatos); velocidade (movimentos lentos e acelerados); ritmo (lento, acelerado, cadência); duração (tempo gasto para realizar uma determinada tarefa)
FRANK, C., LAND, W. M., POPP, C., SCHACK, T. Mental Representation and Mental Practice: Experimental Investigation on the Functional Links between Motor Memory and Motor Imagery. PLoS ONE. Bethesda(EUA): PLOS, v. 9, n. 4, 2014, p. 17-35.
Partindo do conhecimento sobre organização temporal e a contribuições dos autores, analise as afirmativas colocando V para Verdadeiro e F para falso.
- A mãe de Lúcia (4 anos) pediu para que ela colocar a meia, o tênis e pegar a mochila porque estavam atrasadas e a criança pegou o tênis e a mochila e foi para o carro. O que se verifica nesta situação é que a criança não tem o domínio da sequência das ações a serem realizadas.
- Quando joana chegou em casa seu pai questionou: por que demorou tanto para ir até ao mercadinho comprar o pão? Ela explicou que encontrou sua amiga que não via algum tempo e começaram conversar e acabou atrasando-se. Este tipo demonstra o quanto a percepção de tempo não está relacionada a fatores psicossomáticos.
III. Rodrigo está no segundo ano do Ensino Fundamental e chegou em casa contando para mãe que a sua apresentação de final de ano será no mês do seu aniversário, em novembro. Demonstrando conhecimento sobre a renovação cíclica de certos períodos.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, F, F.
Alternativa 2 – F, F, V.
Alternativa 3 – V, V, F.
Alternativa 4 – F, V, F.
Alternativa 5 – V, F, V.