ATIVIDADE 3 – CCONT – CONTABILIDADE E ANÁLISE GERENCIAL – 52_2024
QUESTÃO 1
A organização Bem Linda Ltda comercializa anéis de prata, e a sua contadora está definindo o preço de venda do seu produto. O critério para definição do preço de venda será o preço médio dos concorrentes, os quais estão relacionados no Quadro 01:
Quadro 01: Preços de Vendas dos Concorrentes da Bem Linda Ltda.
Concorrente A | R$ 235,00 |
Concorrente B | R$ 307,00 |
Concorrente C | R$ 412,00 |
Concorrente D | R$ 558,00 |
Fonte: Elaborado pelo professor, 2019.
Considerando o exposto e o tema Formação do Preço de Venda com Base no Mercado, avalie as afirmativas a seguir:
- O mark up é um quociente que pode ser aplicado sobre o custo do produto para formação do preço de venda com base no custo.
- Quando a organização analisa o preço dos concorrentes para formação do preço de venda, está utilizando o método de “fora” para “dentro”.
III. Para definição do Preço de Venda Unitário, a organização pode aplicar o método da análise custo x volume x lucro, a qual indica qual é o preço dos concorrentes.
- O preço de venda com base no mercado pode ser definido pelo Custeio Meta. No custeio meta aplica-se a taxa mark up (obtida pela diferença de 100% e o mark up da organização).
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 2
A utilização da análise de balanços, tem proporcionado a realização para se calcular quocientes/indicadores, relacionados as contas do balanço patrimonial. A Mensuração de Desempenho das organizações é realizada por meio de indicadores financeiros e não financeiros, sendo todos muito importantes.
ALMEIDA, R. G. Contabilidade e Análise Gerencial. Maringá: Unicesumar, 2019; IUDÍCIBUS, S. Contabilidade Gerencial. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2020.
Considerando o texto acima e o tema Indicadores Financeiros, analise as afirmações abaixo:
- O indicador de Liquidez Geral é um indicador financeiro.
- O indicador de Liquidez Corrente mensura a liquidez da empresa em curto prazo.
III. Os indicadores de liquidez demonstram a capacidade da organização em saldar os seus compromissos.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 3
Conforme os autores Anthony e Govindarajan (2008), as organizações de serviços possuem algumas especificidades, se comparadas com as organizações industriais e comerciais, principalmente, em relação a estoques, controle de qualidade e mão de obra.
ANTHONY, R. N.; GOVINDARAJAN, V. Sistemas de Controle Gerencial. 12. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
- Com relação ao controle de qualidade, é característica das organizações prestadoras de serviço, a dificuldade em controlar a qualidade: devido à intangibilidade dos serviços.
- O fator preponderante para as organizações prestadoras de serviço, de todos os segmentos econômicos, estipularem seus preços de venda é o preço de aquisição da matéria-prima.
III. Com relação aos estoques, geralmente, os serviços são prestados no local, conforme a demanda, e não é possível acumulação. Portanto, uma característica das organizações prestadoras de serviço é a inexistência de estoques intermediários.
- As organizações prestadoras de serviço, principalmente, de serviços especializados, não têm preocupação com relação à dependência da mão de obra, pois, esse setor se caracteriza pela inexistência da dependência da mão de obra qualificada, ou seja, há oferta abundante de mão de obra para prestação de serviço especializado.
As afirmações I, II, III e IV são respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, F, F.
Alternativa 2 – F, V, F, F.
Alternativa 3 – V, F, V, F.
Alternativa 4 – F, F, V, V.
Alternativa 5 – F, V, F, V.
QUESTÃO 4
A utilização da margem de contribuição deve estar intimamente ligada a necessidade da prática dos fatores limitantes ou restritivos. Podendo ocorrer algumas situações não previstas pela organização, como: greve dos funcionários, atraso na entrega de matéria-prima e etc..
ALMEIDA, Rodrigo Gaspar de. Contabilidade e Análise Gerencial. Maringá: Unicesumar, 2019; PADOVEZE, C. L. Contabilidade de Custos. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
Nesse cenário, considerando a Margem de Contribuição e os Fatores de Restrição, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Sempre deve-se optar pela produção do produto de maior preço de venda.
Alternativa 2 – Nas empresas prestadoras de serviços, não podem ocorrer fator limitativo.
Alternativa 3 – Caso ocorra um fator limitativo, o correto é priorizar a produção do produto de maior preço de venda.
Alternativa 4 – Caso ocorra fator restritivo da produção, deve priorizar a produção do produto de menor despesa variável.
Alternativa 5 – Na presença de fatores restritivos, é necessário observar a Margem de Contribuição por Fator de Restrição.
QUESTÃO 5
O método de custeio Activity Based Costing (Custeio Baseado em Atividades – ABC) visa a apropriação dos custos indiretos às atividades. É um artefato contábil de âmbito gerencial que considera que os determinantes de custos dos produtos são as atividades.
ALMEIDA, Rodrigo Gaspar de. Contabilidade e Análise Gerencial. Maringá: Unicesumar, 2019; MEGLIORINI, E. Custos: Análise e Gestão. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.
Considerando o texto acima e o tema Custeio ABC, analise as afirmativas abaixo em relação a atribuição dos custos:
- A atribuição é feita por meio de Direcionadores de Custos.
- As atribuições são realizadas pelos Direcionadores de Receitas e Despesas.
III. O ideal seria utilizar o Direcionador de Rateio.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – I e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 6
A Indústria Estrelar, contratou um contador especializado em custos, para definir o Ponto de Equilíbrio Econômico (PEE) do seu produto, para saber a quantidade que deve produzir e vender, para garantir a margem de lucro que ele deseja de R$ 26.000,00. No Quadro 01, segue informações necessárias:
Quadro 01: Custos, Despesas e outros
.
DESCRIÇÃO | VALORES R$ |
Preço de Venda Unitário | 18,00 |
Custos Variáveis (Unitário) | 5,00 |
Despesas Variáveis (Unitária) | 3,00 |
Custo Fixo (Total) | 22.000,00 |
Despesas Fixas (Total) | 2.000,00 |
Fonte: Elaborado pelo professor, 2023.
Analisando o Quadro 01 e considerando o tema Ponto de Equilíbrio Econômico (PEE), assinale a alternativa correta correspondente ao PEE da Indústria Estrelar:
Alternativas
Alternativa 1 – O Ponto de Equilíbrio Econômico é de 2.200 unidades.
Alternativa 2 – O Ponto de Equilíbrio Econômico é de 2.400 unidades.
Alternativa 3 – O Ponto de Equilíbrio Econômico é de 2.777 unidades.
Alternativa 4 – O Ponto de Equilíbrio Econômico é de 5.000 unidades.
Alternativa 5 – O Ponto de Equilíbrio Econômico é de 5.100 unidades.
QUESTÃO 7
O preço de venda deve ser capaz de cobrir todos os custos de produção (custos variáveis e fixos), as despesas de venda e de administração e os impostos, além de remunerar adequadamente os provedores de capital (proprietários, acionistas, investidores), de modo que auxilie a organização a cumprir seus objetivos.
ALMEIDA, Rodrigo Gaspar de. Contabilidade e Análise Gerencial. Maringá: UniCesumar, 2019.
Considerando as informações sobre formação de preço de venda, analise as afirmações a seguir:
- O preço de venda é o valor estabelecido pela organização para trocar um produto ou serviço em uma economia ou mercado.
- As decisões sobre o preço de venda com base no custo são eficazes quando existe monopólio ou pouca concorrência, ou seja, de “dentro para fora” (situação rara).
III. A informação propiciada pela contabilidade gerencial e seus artefatos torna-se fundamental na formação do preço de venda, pois a organização deve conhecer a sua estrutura operacional e os seus custos, bem como o preço de venda da concorrência e a previsão da oferta e demanda do seu produto no mercado.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 8
Quando envolve formação de preços, vários são os fatores que devem ser levados em conta, para que, ao mesmo tempo, o produto seja lucrativo e tenha aceitabilidade no mercado.
ALMEIDA, Rodrigo Gaspar de. Contabilidade e Análise Gerencial. Maringá: UniCesumar, 2019.
De acordo com as informações apresentadas, analise as afirmativas abaixo:
I. A Alavancagem Operacional representa o efeito da alteração do volume de vendas no lucro da organização.
II. Quanto maior for o Grau de Alavancagem Operacional, menor é a proporção entre os Custos Fixos e os Custos Totais, e maiores são os riscos legais da organização.
III. A análise do Grau de Alavancagem Operacional indica uma relação entre os Custos Fixos e as vendas. Nesse caso, se as vendas diminuem e a organização tem altos Custos Fixos, os efeitos, no lucro, são desproporcionais, apurando menores lucros.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – I e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 9
O BSC propicia a identificação de falhas no fluxo de atividades das organizações, bem como sinaliza a melhoria contínua dos processos ao incluir indicadores não financeiros no bojo da tomada de decisões.
ALMEIDA, Rodrigo Gaspar de. Contabilidade e Análise Gerencial. Maringá: UniCesumar, 2019.
Com base nas informações apresentadas, analise as afirmativas abaixo:
- O Balanced Scorecard propicia que a organização mensure seu desempenho em quatro perspectivas: financeira, do cliente, dos processos internos e da aprendizagem e crescimento.
I I. O Balanced Scorecard (BSC) é um artefato da contabilidade gerencial que permite acompanhar a evolução de indicadores financeiros e não financeiros.
III. A utilização do artefato BSC permite que uma organização e seus gestores sejam avaliados somente com base nos indicadores financeiros.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 10
Os autores Atkinson et al. (2011) discorreram que a mensuração de desempenho das organizações ocorre por fatores financeiros e fatores não financeiros. Desse modo, são necessários controles internos para a finalidade de gerar esses tipos de informações. São exemplos de controles internos para gerar informações para mensuração do desempenho: controle operacional, controle de produto e cliente, controle gerencial e controle estratégico.
ATKINSON, A. A.; KAPLAN, R. S.; MATSUMURA, E. M.; YOUNG, S. M. Contabilidade Gerencial. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
Considerando o enunciado e o tema mensuração de desempenho, analise as afirmações a seguir:
- O Controle gerencial trata das informações sobre o desempenho das unidades de negócio (filiais ou departamentos) e dos gestores.
- O Controle operacional se refere às informações de feedback para funcionários e gerentes sobre a eficiência e a qualidade das tarefas desempenhadas.
III. O Controle de produto e cliente são informações sobre os custos das atividades e produtos. Engloba os custos para fabricar, vender e entregar os produtos aos clientes.
- O Controle estratégico envolve as informações sobre a vantagem competitiva da organização a longo prazo, condições de mercado, desejos e necessidades dos clientes e processos decorrentes de inovações tecnológicas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.