ATIVIDADE 3 – LOG – GESTÃO DOS CUSTOS LOGÍSTICOS – 52_2024
QUESTÃO 1
O diretor da empresa Bom Resultado está se preparando para uma reunião onde será debatido as metas do próximo mês. Para tanto ele apurou os seguintes dados referentes a um dos produtos comercializados pela empresa:
Preço de venda por unidade | R$ 150,00 |
Custo variável por unidade | R$ 60,00 |
Despesa variável por unidade | R$ 18,00 |
Custo fixo por mês | R$ 300.000,00 |
Despesa fixa por mês | R$ 90.000,00 |
Fonte: Elaborado pelo professor, 2020.
Com base nos dados apresentados, o diretor quer saber qual a receita bruta que ele precisa alcançar para que a empresa tenha um lucro de R$ 30.000,00 com o produto em questão. Para obter essa informação, é necessário calcular a margem de contribuição em percentual para então calcular o ponto de equilíbrio econômico.
Efetue o cálculo e assinale a alternativa correta.
Obs: PEE= [(Gastos fixos + Resultado projetado) / % margem de contribuição unitária] x 100
Alternativas
Alternativa 1 – R$ 750.000,00
Alternativa 2 – R$ 812.000,00.
Alternativa 3 – R$ 875.000,00.
Alternativa 4 – R$ 900.000,00.
Alternativa 5 – R$ 975.000,00.
QUESTÃO 2
O Balanced Scorecard (BSC), que surgiu na década de 90, é uma importante ferramenta para a formulação de estratégias empresariais. Seus criadores, Kaplan e Norton, defendem que as estratégias de uma organização não devem levar em consideração apenas as perspectivas financeiras e contábeis, na verdade, a empresa como um todo é importante para o sucesso do negócio.
Fonte: FRAGALLI, A. C.; SILVA, J. M.; PARDO, P. Gestão dos custos logísticos. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2020.
Neste sentido, assinale a alternativa que descreve corretamente a proposta do Balanced Scorecard.
Alternativas
Alternativa 1 – Todas as áreas de atuação da empresa, ou seja, financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento, devem ser segmentadas em atividades, de forma a facilitar o acompanhamento e avaliação de desempenho das mesmas.
Alternativa 2 – Os setores financeiro, marketing e departamento pessoal são os responsáveis pelo bom andamento da empresa, sendo assim, é importante que gerentes destes departamentos estejam bem alinhados quanto à missão e as estratégias da empresa.
Alternativa 3 – Os clientes são sempre o foco das estratégias da empresa, sendo assim, os processos internos devem ser avaliados e quando, necessário, serem ajustados, de forma a melhor atende-los. Todo este esforço traz consequências diretas ao departamento financeiro.
Alternativa 4 – A empresa deve ser analisada como um todo, sendo assim, este modelo leva em consideração a missão e a estratégia da empresa para formular medidas tangíveis com base nas seguintes perspectivas: financeira, cliente, processos internos e aprendizagem e crescimento.
Alternativa 5 – Para a empresa alcançar sucesso, ela precisa alinhar as seguintes perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento, sendo que a perspectiva financeira, a qual visa alcançar lucro, é a mais importante, tanto que o BSC não pode ser utilizado por empresas sem fins lucrativos.
QUESTÃO 3
O custo do transporte é, sem sobra de dúvidas, o que mais impacta nos custos logísticos. E esta situação tem piorado devido a má conservação das rodovias. Segundo a 23ª pesquisa CNT, estima-se que no ano de 2019, na média nacional, as inadequações do pavimento resultaram em uma elevação do custo operacional do transporte em torno de 28,5%, sendo que o maior índice foi registrado na região Norte (+ de 38,5%).
Fonte: Disponível em: <https://twixar.me/J1dT>. Acesso em: 02 out. 2023.
É muito importante para as empresas buscar mecanismos que reduzam ou que otimizem o custo com transporte. Sobre este assunto analise a asserções a seguir e, a relação proposta entre elas.
- Uma forma de buscar a otimização do transporte e, consequentemente, a redução dos custos logísticos é trabalhar com ciclos fechados (back hauling).
PORQUE
- Quando a empresa utiliza ciclos fechados (back hauling) ela busca “casar” carga e descarga, evitando o “bater de carroceria”.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
Sabe-se que o custo logístico possui uma grande representatividade para um país. Desta forma seu custo por ser cálculado com base no PIB (PRODUTO INTERNO BRUTO) que é a soma de todos os bens e serviços produzidos num determinado período. Quando se refere a empresa, o foco da comparação é com a receita líquida das operações. (FRAGALLI, A. et al, 2020).
Figura 1 – Evolução dos Custos Logísticos nos EUA.
Fonte: FRAGALLI, et al., 2020 p.130 apud LIMA, 2014.
Fonte: adaptada de: FRAGALLI, Adriana Casavechia. SILVA, Juliana de Moraes da. PARDO, Paulo. Gestão dos Custos Logísticos, Maringá – PR.: Unicesumar, 2020.
Abordando a situação dos EUA especificamente, a figura abaixo apresenta trinta e três anos de evolução do PIB e dos custos logísticos domésticos. Analise as afirmações abaixo:
- O PIB dos EUA, soma das riquezas produzidas no país, duplicou entre 1991 e 2003.
- O custo logístico aumentou em valores absolutos durante o período apresentado, porém, comparado ao PIB, houve redução significativa.
III. A curva apresentada dos custos logísticos domésticos é resultado de grandes investimentos realizados pelo governo na infraestrutura interna do país.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 5
A empresa de transportes Sem Fronteiras acaba de comprar uma empilhadeira para ajudar na organização dos itens no armazém. O equipamento foi adquirido pelo valor de R$ 32.000,00, mas, como será utilizado na atividade operacional, a empresa pode recuperar impostos no valor de R$ 6.400,00. Além da compra, a empresa teve um gasto de R$ 3.000,00 com transporte e de R$ 1.200,00 de seguro sobre o transporte.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2020.
O cálculo do custo de aquisição dos equipamentos é feito da mesma forma que os materiais. Considerando essas informações, calcule o custo de aquisição da empilhadeira e, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – R$ 21.400,00.
Alternativa 2 – R$ 25.600,00.
Alternativa 3 – R$ 27.800,00.
Alternativa 4 – R$ 29.800,00.
Alternativa 5 – R$ 36.200,00.
QUESTÃO 6
A mão de obra pode vir a ser um dos custos mais significativos de uma empresa, principalmente em se tratando de empresas prestadoras de serviços. É por isso que o cálculo correto deste custo é tão importante. Considerando uma remuneração de R$ 1.500,00 mensais, com carga horária de trabalho de 220 horas, ou seja, 2.016,67 horas efetivas por ano, utilize a tabela a seguir como base para calcular o custo por hora com mão de obra.
REMUNERAÇÃO | |
Salários 11 meses | 16.500,00 |
Salário Férias | 1.500,00 |
Terço constitucional de férias | 500,00 |
13º Salário | 1.500,00 |
Total da remuneração | 20.000,00 |
ENCARGOS SOCIAIS | |
INSS – 20% | |
FGTS – 8% | |
SAT – 2% | |
SENAI – 1% | |
SESI – 1,5% | |
S.EDUC. 2,5% | |
Total dos encargos sociais |
Fonte: Elaborado pelo professor, 2020.
Assinale a alternativa que apresente corretamente o custo por hora com mão de obra.
Alternativas
Alternativa 1 – R$ 5,95.
Alternativa 2 – R$ 8,47.
Alternativa 3 – R$ 9,92.
Alternativa 4 – R$ 13,39.
Alternativa 5 – R$ 15,19.
QUESTÃO 7
O almoxarifado de uma indústria presta serviços para os outros diversos departamentos. Em um determinado período o almoxarifado de uma usina de álcool atendeu as seguintes requisições de materiais:
Departamentos atendidos | Nº de requisições |
Manutenção | 50 |
Caldeira | 120 |
Destilaria | 90 |
Limpeza | 230 |
Elétrica | 160 |
Total: | 650 |
No mesmo período, os gastos realizados pelo almoxarifado totalizaram R$ 78.000,00 que foram rateados aos departamentos com base no número de requisições atendidas.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2020.
Considerando essas informações, calcule o rateio do almoxarifado aos departamentos atendidos. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta o valor rateado ao departamento de Manutenção e, ao departamento de Limpeza, respectivamente.
Alternativas
Alternativa 1 – R$ 6.000,00 e R$ 27.600,00.
Alternativa 2 – R$ 6.000,00 e R$ 19.200,00.
Alternativa 3 – R$ 14.400,00 e R$ 19.200,00.
Alternativa 4 – R$ 10.800,00 e R$ 27.600,00.
Alternativa 5 – R$ 14.400,00 e R$ 27.600,00.
QUESTÃO 8
Em uma rede de distribuição de supermercados, tem três filiais (A, B e C), localizadas na região noroeste do Paraná, a matriz então decidiu calcular o grau de alavancagem operacional de cada filial. Para isso é necessário obter dados referentes a vendas, gastos variáveis e gastos fixos. Sendo assim, as três filiais venderam equivalente a um valor de R$ 600.000,00 cada uma, os gastos variáveis foi de R$ 350.000,00 para cada filial e os gastos fixos para filial A foi de R$ 160.000,00, para a filial B foi de R$ 180.000,00 e para a filial C foi de R$ 195.000,00.
Fonte: adaptada de: FRAGALLI, Adriana Casavechia; MORAES, Juliana da Silva; PARDO, Paulo. Gestão dos custos Logísticos. Maringá: UniCesumar, 2020.
Considerando o caso hipotético acima, avalie as afirmativas abaixo referente ao grau de alavancagem operacional (GAO= MC / Resultado):
- O grau de alavancagem operacional da filial A foi de 1,66.
II. O grau de alavancagem operacional da filial B foi de 3,57.
III. O grau de alavancagem operacional da filial C foi de 4,54.
IV. A filial C apresentou o menor resultado, por consequência, apresentando o maior grau de alavancagem operacional entre as três filiais.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e IV, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
(Situação hipotética) A empresa Boa Entrega Ltda. realiza transportes de pequenos volumes com motocicletas ou bicicletas, dependendo do item e distância. Em um determinado mês a empresa efetuou 80 entregas com motocicletas e 20 com bicicletas. Para a realização dessas entregas a empresa incorreu num total de R$ 5.000,00 de custos indiretos, já os custos diretos estão relacionados a seguir:
Método de entrega | Mão de obra por entrega | Materiais por entrega | Custo direto por entrega | Quant. de entregas | Custo direto total | Custo indireto | Custo total |
Motocicletas | R$ 130,00 | R$ 70,00 | R$ 200,00 | ||||
Bicicletas | R$ 80,00 | R$ 0,00 | R$ 80,00 |
Fonte: Elaborado pelo professor, 2020.
Como a empresa adota o custeio por absorção, ela efetua o rateio dos custos indiretos com base na quantidade de entregas realizadas.
Com estas informações, preencha a tabela para calcular o custo total das entregas com motocicletas e, das entregas com bicicletas durante o referido mês. Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Motocicletas R$ 20.000,00 e bicicletas R$ 2.600,00.
Alternativa 2 – Motocicletas R$ 18.000,00 e bicicletas R$ 3.800,00.
Alternativa 3 – Motocicletas R$ 22.500,00 e bicicletas R$ 1.900,00.
Alternativa 4 – Motocicletas R$ 21.000,00 e bicicletas R$ 2.000,00.
Alternativa 5 – Motocicletas R$ 19.200,00 e bicicletas R$ 2.100,00.
QUESTÃO 10
Suponha-se que, em uma indústria de sapatos, fabrique três tipos de produtos, sendo rasteirinhas, sandálias e coturnos. O preço de venda por unidade das rasteirinhas é de R$ 60,00, das sandálias é de R$ 110,00 e dos coturnos é de R$ 160,00. Sabendo que as despesas variáveis e custos variáveis por unidade da rasteirinha é de R$ 28,00, da sandália é de R$ 66,00 e do coturno é de R$ 98,00 e que foi vendida no mês 700 rasteirinhas, 1.350 sandálias e 1.800 coturnos.
Fonte: adaptada de: FRAGALLI, Adriana Casavechia; MORAES, Juliana da Silva; PARDO, Paulo. Gestão dos custos Logísticos. Maringá: UniCesumar, 2020.
Considerando o texto acima, avalie as afirmativas abaixo referente a margem de contribuição dos produtos da empresa:
(MC = PV – CV – DV)
- A margem de contribuição global da empresa no mês é de R$ 193.400,00.
II. O produto que apresentou a maior margem de contribuição unitária no mês é o coturno, com um valor equivalente a R$ 62,00.
III. O produto que mais contribui para amortização dos gastos fixos da empresa é o coturno, com um valor de R$ 111.600,00.
IV. O produto que apresentou a menor margem de contribuição unitária no mês é a rasteirinha, com um valor equivalente a R$ 32,00.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.