ATIVIDADE 3 – PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL – 53_2024
QUESTÃO 1
A busca pelo autoconhecimento levou o homem, desde os primórdios da história, a construir e desconstruir pensamentos que o conduzisse a uma melhor compreensão de si e do mundo, surgindo então o estudo da psicologia.
Fonte: adaptada de: COSTA, W. S. Psicologia Organizacional. Maringá. Unicesumar, 2021.
O termo psicologia tem base nas palavras gregas psyché (alma) e logos (razão), sendo a alma concebida como a parte imaterial do ser humano, que abarcaria os:
Alternativas
Alternativa 1 – Sensação; sentimentos; irracionalidade; pulsão; desejos e pensamentos disfuncionais.
Alternativa 2 – Pensamentos; sentimentos de amor e ódio; irracionalidade; desejo; sensação e percepção.
Alternativa 3 – Sonhos; metas; sentimentos de amor e ódio; irracionalidade; inspirações imateriais e desejos.
Alternativa 4 – Pesadelos; preconceito; sentimentos de amor e ódio; irracionalidade; inspirações imateriais e desejos.
Alternativa 5 – Pensamentos; espírito; sentimentos de amor e ódio; irracionalidade; desejo; sensação; percepção; finanças.
QUESTÃO 2
O comportamento e aparência das pessoas em seu trabalho, muito mais do que revelar características pessoais, por vezes, são reflexo da cultura da empresa em que trabalham. Da mesma forma, a maior ou menor formalidade no falar, no vestir, no modo de se portar durante uma reunião ou de se relacionar com colegas, supervisores e clientes diz muito sobre a cultura organizacional.
Fonte: COSTA, W. Psicologia Organizacional. Maringá: Unicesumar, 2020.
Considerando o exposto, sobre cultura organizacional, avalie as asserções seguintes e a relação proposta entre elas:
- A cultura organizacional é um conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender como lidar com problemas de adaptação externa e integração interna e que funcionaram bem o suficiente para serem considerados válidos e ensinados a novos membros como forma correta de perceber, pensar e sentir, em relação a esses problemas.
PORQUE
- A cultura organizacional também é indicador do grau de satisfação dos membros de uma empresa em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como as políticas de RH, o modelo de gestão, a missão da empresa, o processo de comunicação, a valorização profissional e a identificação com a empresa.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
“Um grupo de trabalho se concentra no desenvolvimento de tarefas individuais, mesmo que tenham um objetivo comum. Mesmo que isso aconteça, cada membro é responsável pela atividade que desenvolve.Os grupos de trabalho são extremamente importantes nas empresas. A origem desse conceito remonta à década de 20 do século XX, após pesquisas realizadas pelo sociólogo e psicólogo Elton Mayo. Foi então que abordou o conceito de participação social nas empresas e a forma como os trabalhadores se relacionavam. Ele começou a detectar a necessidade de objetivos comuns para realizar o trabalho ideal para as organizações, mas concentrando cada funcionário em uma tarefa específica que dava sentido ao trabalho geral”.
Fonte: Disponível em: https://pt.economy-pedia.com/11040239-workgroup. Acesso em: 22 nov. 2023.
Considerando o exposto, sobre grupos de trabalho, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Os grupos têm um poder muito forte sobre os indivíduos, ainda que eles estejam no seio das organizações, sujeitos às normas institucionais. Esse poder pode ser utilizado em favor da busca do cumprimento de objetivos organizacionais ou contra esses objetivos.
PORQUE
- O status se refere à posição social que as pessoas atribuem a um grupo ou membros de um grupo. Dentro de uma sociedade de classes, a mesma estrutura se reproduz dentro dos grupos, sendo que cada pessoa tem os seus papéis, direitos e rituais que a diferenciam das outras, umas têm mais poder que outras.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
A globalização e a procura por mercados novos tem intensificado a competitividade entre organizações e como efeito colateral, as organizações tem tido cada vez mais a necessidade de novos desenhos de estruturas organizacionais e os seus modos de produção e gestão. Essa flexibilização agora não é mais uma exceção, começa a se tornar necessária para um maior rendimento econômico e uma produção mais ágil.
Fonte: BALDI, Mariana. Novas formas organizacionais: a necessidade de superação das perspectivas sobressocializadas e subsocializadas. Cad. EBAPE. BR, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 01-15, Mar. 2004. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1679-39512004000100003>. Acesso em: 13 Abr. 2020.
Considerando as estruturas organizacionais, no que diz respeito à amplitude de controle, avalie as asserções a seguir:
- Financeiramente falando, as empresas com amplitudes de controles grandes são mais vantajosas.
PORQUE
- As amplitudes de controle grandes pressupõem um número pequeno de chefias e poucos níveis hierárquicos, resultando em menores recursos com cargos de chefia.
A respeito das asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
A Teoria dos dois fatores foi formulada e desenvolvida por Frederick Herzberg, a partir de entrevistas feitas com 200 engenheiro e contadores da indústria de Pittsburgh. Estas procuravam identificar quais as consequências de determinados tipos de acontecimentos na vida profissional dos entrevistados, visando a determinar os fatores que os levaram a se sentirem excepcionalmente felizes e aqueles que os fizeram sentir-se infelizes na situação de trabalho.
Fonte: Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/administracao-financas/teoria-dos-dois-fatores.htm. Acesso em: 22 nov. 2023.
Em relação a teoria dos dois fatores Frederick Herzberg e a relação entre ambos os aspectos no contexto de trabalho, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- Para conceituar motivação, Herzberg (1968) distinguiu a mesma em dois fatores o primeiro extrínseco ao indivíduo como por exemplo os aspectos como realização, reconhecimento, responsabilidade, ascensão e desenvolvimento, os quais produzem no indivíduo uma força própria para a realização das tarefas, sendo essa definição referentes aos fatores motivacionais.
PORQUE
- Para o autor a existe outro fator oposto ao motivacional, o qual é origem intrínseca e refere-se as causas de adequação das necessidades dentre elas: a auto realização, de estima as necessidades sociais, necessidades de segurança e por último as necessidades fisiológicas. Portanto são fatores internos que o trabalhador busca para o desempenhar suas atividades e receber o retorno financeiro denominado como fatores manutenção ou higiênicos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
Um conjunto de duas ou mais pessoas que interagem entre si de tal forma que cada uma influência e é influenciada pelas outras (WAGNER III; HOLLENBECK; SILVA, 2009, p. 210).
WAGNER III, J. A.; HOLLENBECK, J. R; SILVA, R. O. Comportamento organizacional: criando vantagem competitiva. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
Em relação à formação de grupos nas organizações, lei as afirmativas a seguir com atenção.
- Os grupos nas organizações formam-se por necessidades comuns, interesses em comum, metas em comum, proximidade física e semelhança cultural; esses grupos podem ser formais ou informais.
- Os grupos nas organizações formam-se apenas por proximidade física e semelhança cultural; esses grupos são sempre informais.
III. Os grupos nas organizações formam-se por necessidades comuns e proximidade física; esses grupos são sempre formais e estruturados.
- Os grupos nas organizações formam-se por necessidades incomuns, metas individuais e proximidade física; esses grupos são sempre informais.
Está correto o que se afirma ainda
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 7
A busca por objetivos e resultados satisfatórios por parte das organizações requer, cada vez mais, lideranças que sejam capazes de impulsioná-las no contexto competitivo da atualidade rumo não apenas à sobrevivência, mas ao sucesso. A liderança existe no sentido de dar uma direção, introduzir renovação e revitalização para o alcance de resultados.
Fonte: COSTA, W. Psicologia Organizacional. Maringá: UniCesumar, 2020.
Considerando o exposto, a respeito da liderança, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- O poder de influenciar as pessoas não está limitado ao poder formal dado pela empresa a esta ou àquela pessoa. O poder definido por um cargo é importante por outorgar a capacidade de mandar, ordenar, dispor, mostrar onde, como e por quem algo deve ser feito, mas o poder apenas não basta. Faz-se necessário o poder de influenciar para que um líder exista.
PORQUE
- Mesmo baseado no conhecimento e na perícia, os subordinados tendem a não acreditar de imediato no talento, na competência e no conhecimento técnico do líder, nesse sentido, faz-se necessário exercer criteriosamente a autoridade, a fim de dispersar possíveis focos de rebeldia na equipe de trabalho.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
A Medicina do Trabalho tem afirmado que a grande maioria das doenças estudadas nesse campo estão associadas ao estresse. Segundo Zanelli (2010), classifica os agentes estressantes no ambiente de trabalho.
COSTA, Waldeciria Souza da. Psicologia Organizacional. Maringá-PR.: Unicesumar, 2019. Reimpresso 2024
Sobre os agentes estressantes no ambiente de trabalho analise as alternativas a seguir e assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Pouco ou nenhum reconhecimento profissional, redução das jornadas de trabalho, e ausência de riscos no ambiente laboral.
Alternativa 2 – Exigências acima das condições efetivas de produção ou prestação de serviços de qualidade, pouco ou nenhum reconhecimento profissional, e redução da pressão do tempo e das atuações de urgência
Alternativa 3 – Pouca ou nenhuma participação nas decisões, longas jornadas de trabalho, exposição constante aos riscos e periculosidade, e excesso de burocracia.
Alternativa 4 – Exigências abaixo das condições efetivas de produção ou prestação de serviços de qualidade, aumento da participação nas decisões, e ausência de problemas de comunicação.
Alternativa 5 – Redução da competição no ambiente laboral, excesso de burocracia, e diminuição da pressão do tempo e das atuações de urgência.
QUESTÃO 9
A comunicação organizacional é o processo por meio do qual a informação se movimenta e é compartilhada entre as pessoas. Um dos aspectos importantes sobre a comunicação organizacional é a existência das redes formais e informais. Estas últimas também denominadas redes de rumores.
Fonte: COSTA, W. S. Psicologia Organizacional. Maringá-PR: UniCesumar, 2016.
Assim, considerando as redes de comunicação, analise as asserções a seguir:
- As redes informais ou de rumores não são controladas pela direção da empresa, devendo ser ignoradas pela alta administração.
PORQUE
- As redes informais ou de rumores são utilizadas para atender aos interesses próprios daqueles que fazem parte delas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
Inicialmente as preocupações com a gestão da diversidade cultural foram primeiramente discutidas nos Estados Unidos sendo provenientes de políticas de ações afirmativas. Ações essas, que segundo Galeão-Silvae Alves (2004), abrangem um conjunto de políticas específicas para membros de grupos sociais atingidos por formas de exclusão social que lhes negam um tratamento igualitário no acesso às diversas oportunidades.
Fonte: AQUINO ALVES, M.; GALEÃO-SILVA, L. G. A crítica da gestão da divercidade nas organizações. RAE – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 44, n. 3, p. 20 – 29, jul/set 2004.
O fragmento acima refere-se ao tema Diversidade Cultural no Ambiente de Trabalho, um tema de suma importância e muito atual pois algumas mudanças em relação a contratação de diferentes pessoas, gêneros, etnias vem sofrendo alterações e atualizações.
Em relação a gestão da diversidade e os seus subtemas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- De acordo com a Organização Internacional do Trabalho são considerados assédio sexual as seguintes atitudes: insinuações, contatos físicos forçados, convites impertinentes, desde que seja uma condição clara para manter o emprego ou influenciar nas promoções da carreira do assediado ou ainda prejudicar o rendimento profissional do mesmo, sendo o assédio no contexto de trabalho considerado uma prática discriminatória, a qual pode ser considerada um desafios no gerenciamento de diversidade.
PORQUE
- Cabe as organizações e suas lideranças apenas incluir no planejamento ações e práticas na área de Gestão de pessoas com o objetivo de minimizar as vantagens potenciais da cultura de diversidade e maximizar as desvantagens da mesma com o objetivo de diminuir os tipos de discriminação na empresa como por exemplo o assédio sexual e exclusão social.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.